Vigília em vésperas de greve

Cerca de trezentos representantes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local cumpriram, na semana passada, uma vigília de cinco dias junto à residência oficial do primeiro-ministro, contra «intromissões ilegais» do Governo nas competências autárquicas, e prepararam a greve nacional no sector, com os mesmos objectivos, agendada para dia 20.

O STAL/CGTP-IN convocou a vigília para alertar «contra o autoritarismo governamental». No protesto participaram representantes sindicais de todas as regiões, onde prossegue o trabalho de mobilização dos trabalhadores das autarquias para a greve no sector e a jornada nacional de luta, dia 29.

No último dia da acção, entregaram uma carta na residência oficial de José Sócrates, condenando a política do Governo e as intromissões ilegais e inconstitucionais na esfera da Administração Local e lesivas dos interesses dos trabalhadores, respeitantes «à chantagem que vem sendo exercida sobre as decisões das autarquias em torno da “opção gestionária”» e da contratação colectiva.

Reivindicando a regularização das situações de trabalho precário e o fim das políticas injustas e economicistas do Governo PS, o STAL também reclamou «o fim imediato de toda e qualquer ingerência na autonomia do poder local e o cabal reconhecimento dos direitos de evolução profissional, através da “opção gestionária”» com a consequente «revogação de interpretações abusivas, cerceadoras desse direito».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Melhores salários em 2011

O crescimento dos salários dos trabalhadores é um imperativo nacional, defende a CGTP-IN, que anteontem apresentou as grandes linhas da sua política reivindicativa para o próximo ano.

 

CGTP-IN intensifica a luta

O movimento sindical unitário vai intensificar a acção reivindicativa, a partir dos locais de trabalho, e a jornada de 29 de Setembro «vai criar uma forte dinâmica e vai ter uma grande dimensão», afirma Arménio Carlos.

 

Combater o terrorismo patronal

Em luta pelos seus mais elementares direitos, os trabalhadores do café A Brasileira do Chiado concentraram-se novamente, dia 26, para exigirem o fim das intimidações quotidianas e dos processos disciplinares ilegais e abusivos.

 

«Guia» para lutar

O «Guia de Sobrevivência do(a) Professor(a) e Educador(a) contratado(a)», que a Fenprof distribui a partir de hoje, é «não apenas um instrumento de informação, mas um elemento de mobilização para a acção e a luta».

 

<i>Lock-out</i> na <i>HPEM</i>

Na HPEM, em Sintra, os trabalhadores estão, desde segunda-feira, impedidos de pegar ao serviço pela administração, numa situação que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local considera como lock-out, depois de terem cumprido uma primeira greve,...

O «complicado» nos concursos

O Governo enviou aos sindicatos da Administração Pública, a 26 de Agosto, uma proposta de alteração da portaria que regula os concursos para contratação de pessoal, alegando que pretende acelerar e simplificar os procedimentos. Numa primeira reacção, no dia...

Eurostat motiva «alerta»

«Os números mais recentes relativos à taxa de desemprego, divulgados hoje pelo Eurostat, revelam que Portugal entrou em alerta vermelho», comentou a CGTP-IN, numa nota de imprensa divulgada a 31 de Agosto. A central ressalva que «estes dados subestimam a verdadeira dimensão do...

Campanha proveitosa

Desde que foi lançada, em Março, a campanha do Sindicato da Construção de Portugal de combate à sinistralidade rodoviária a envolver operários deste sector, apenas morreu nas estradas um trabalhador, congratulou-se, dia 26 de Agosto, numa conferência de imprensa no...

Descalabro na <i>GALP Energia</i>

A Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal classificou a política de privatização da GALP Energia, de responsabilidade governamental, como «um descalabro» que põe «cada vez mais em risco a existência da empresa como um pólo industrial unificado e a...