Música, cultura, animação e sonho

A Festa abre amanhã

Quando, às 18 horas de amanhã, se abrirem os por­tões da Quinta da Ata­laia, tudo es­tará pronto para re­ceber os mi­lhares de vi­si­tantes da Festa do Avante!. E com a mesma de­di­cação com que a cons­truíram nos úl­timos meses, os mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes co­mu­nistas as­se­gu­rarão os ser­viços ne­ces­sá­rios ao bom fun­ci­o­na­mento da Festa.

 

Image 5529

Amanhã, sá­bado e do­mingo serão dias cheios na Quinta da Ata­laia. Cheios de sonho, de luta, de von­tade de com­bater in­jus­tiças e de par­ti­cipar ac­ti­va­mente na cons­trução de uma nova so­ci­e­dade. Cheios, também, de mú­sica, de ani­mação, de cul­tura, de de­bate po­lí­tico – de tudo quanto, de imen­sa­mente hu­mano, tem lugar mar­cado todos os anos na Festa do Avante!. Com as di­fe­renças de­cor­rentes dos avanços e re­cuos da his­tória; com as se­me­lhanças que advêm da luta que con­tinua pela de­mo­cracia e pelo so­ci­a­lismo.

No co­ração da Festa es­tará, uma vez mais, o Pa­vi­lhão Cen­tral, que como de cos­tume mar­cará a di­fe­rença pelo ar­rojo do seu pro­jecto. No seu in­te­rior, duas ex­po­si­ções: sobre os 120 anos do 1.º de Maio e o seu sig­ni­fi­cado ac­tual; e uma outra, in­ti­tu­lada Por­tugal a pro­duzir. Os 100 anos da Re­vo­lução Re­pu­bli­cana, os 140 anos do nas­ci­mento de Lé­nine e uma evo­cação de An­tónio Dias Lou­renço, José Sa­ra­mago e Mário Bar­radas marcam também aquele es­paço, onde se re­a­lizam vá­rios de­bates nos três lo­cais exis­tentes para esse efeito – apre­en­dida a men­sagem, nada como vi­sitar o es­paço Adere ao PCP e, porque não?, tomar par­tido!

Ainda no Pa­vi­lhão Cen­tral, o es­paço das Tec­no­lo­gias da In­for­mação e Co­mu­ni­cação dará vi­si­bi­li­dade aos pro­blemas dos tra­ba­lha­dores do sector e ao software livre como ele­mento de de­sen­vol­vi­mento da pro­dução na­ci­onal. Já no es­paço das Artes Plás­ticas, es­tará pa­tente uma mostra de cem de­se­nhos, do es­pólio da Ga­leria de De­senho do Museu de Es­tremoz. No Ci­ne­A­vante, mostra-se o que de me­lhor foi feito no úl­timo ano ao nível do ci­nema do­cu­mental e de ani­mação em Por­tugal.

No Es­paço In­ter­na­ci­onal, si­tuado num dos topos da Quinta da Ata­laia, a luta pela paz e a so­li­da­ri­e­dade são cons­tantes. Este ano, es­tará em des­taque o com­bate à NATO e aos seus ob­jec­tivos si­nis­tros, a poucos meses da re­a­li­zação de uma ci­meira da­quela or­ga­ni­zação no nosso País. Nos stands, bares e res­tau­rantes dos vá­rios par­tidos co­mu­nistas e de es­querda que ali es­tarão re­pre­sen­tados é pos­sível co­nhecer mais de perto a luta dos povos contra o im­pe­ri­a­lismo, bem como as cores, sons e sa­bores dos vá­rios países do mundo.

Na Ci­dade da Ju­ven­tude são os jo­vens a ter o lugar de des­taque. A poucos meses do 17.º Fes­tival Mun­dial da Ju­ven­tude e dos Es­tu­dantes, que se re­a­liza na África do Sul, ha­verá uma banca es­pe­cí­fica para di­vulgar este grande evento in­ter­na­ci­onal. A luta dos es­tu­dantes e o 9.º Con­gresso da JCP serão também temas em foco.

Image 5537


Um mundo por ex­plorar


Se no Avan­te­atro são as artes de palco a ter o papel prin­cipal, a pensar em todos os pú­blicos, na Festa do Livro é pos­sível ad­quirir, a preços con­vi­da­tivos, clás­sicos ou no­vi­dades, de­bater o con­teúdo das obras ou mesmo con­se­guir um au­tó­grafo. O Es­paço Ci­ência será uma vez mais um local a des­pertar a cu­ri­o­si­dade dos vi­si­tantes de todas as idades, em ano em que se fa­lará da bi­o­di­ver­si­dade.

Também o des­porto vai ca­tivar mi­lhares de vi­si­tantes, deja para par­ti­cipar ou para acom­pa­nhar os fi­lhos nas de­zenas de mo­da­li­dades que serão pra­ti­cadas no po­li­des­por­tivo ou nos ou­tros es­paços. A Cor­rida en­vol­verá, uma vez mais, cen­tenas de atletas.

Nos es­paços das or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais es­tará o Por­tugal real – que sofre e luta contra a po­lí­tica de di­reita – e os seus pro­blemas e as­pi­ra­ções. E com os seus sa­bores. É obri­ga­tório vi­sitar, tal como os es­paços pró­prios das mu­lheres e das cri­anças, dos emi­grantes e dos imi­grantes.

E de­pois há os palcos: o 25 de Abril dos grandes con­certos e o 1.º de Maio dos sons in­ti­mistas e ex­pe­ri­men­tais. E o Palco da So­li­da­ri­e­dade, o Palco Novos Va­lores, o Ar­raial e o Café-Con­certo de Lisboa, os palcos de Se­túbal, Alen­tejo e San­tarém, e a mú­sica e a ani­mação que per­correm toda a Festa...



Mais artigos de: Festa do Avante!

Os debates na Festa

Os de­bates são uma com­po­nente es­sen­cial da Festa do Avante!. Du­rante três dias e em vá­rios es­paços, serão dis­cu­tidos vá­rios temas da ac­tu­a­li­dade po­lí­tica, na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal. Também neste as­pecto par­ti­cular, não há festa como esta!

 

Compra já a tua EP

Hoje, quinta-feira, é mesmo o último dia para comprar, por 19,50 euros, a Entrada Permanente (EP) para os três dias da Festa do Avante!. Amanhã, sexta-feira, a EP passa a custar 29 euros. Os visitantes poderão ainda adquirir bilhetes diários: na sexta o custo é de 21...

Espectáculos para todos os gostos

Palco Solidariedade   Sexta Feira19h00: ZPX  20h00: Bang Balan 21h00: António Olaio (poesias de Mário de Sá Carneiro) 22h00: Filipe Narciso 23h00 Almariados   Sábado 14h30: Debate - América Latina – Resistência e luta...

Como chegar à Festa!

É cada vez mais fácil chegar à Festa do Avante!, exis­tindo uma vasta va­ri­e­dade de pos­si­bi­li­dades de chegar e sair, nos dias 3, 4 e 5 de Se­tembro, da Quinta da Ata­laia.

Avante com o desporto!

A Festa do Avante é também desporto, o que é visível nas inúmeras provas e iniciativas desportivas que ali acontecem e que passam, entre outros, por torneios, demonstrações e exibições de futsal, andebol, yoga, matraquilhos, boxe...

Pedalar para construir um mundo melhor

Mais de 300 pes­soas par­ti­ci­param, do­mingo, num pas­seio de ci­clo­tu­rismo, com o ob­jec­tivo pro­mover e di­vulgar a Festa do Avante!. Uma prova que per­correu grande parte do dis­trito de Se­túbal e que contou com a par­ti­ci­pação, entre muitos ou­tros, de Her­nâni Broco, o por­tu­guês mais bem clas­si­fi­cado na úl­tima Volta a Por­tugal em bi­ci­cleta.

Cerrar fileiras para a luta que continua

O grande comício de domingo é o principal momento político da Festa, quando muitos milhares de militantes e simpatizantes do Partido vão certamente fazer transbordar o recinto do palco 25 de Abril para ouvir as intervenções do Secretário-geral...