O ruído provocado por Jardim no limiar da visita de Cavaco Silva à Madeira terá despertado em alguns um indignado protesto. Olhando pelos olhos dos que viram, e reduziram, o episódio da menorização da assembleia legislativa regional à expressão do empobrecimento da vida democrática na região, corre-se o risco de não ver o essencial.
Mais do que de celebração, são de luta as manifestações do 25 de Abril que amanhã têm lugar por todo o País. O crescente número de forças sociais e políticas a reconhecer que Portugal está hoje mais desigual, mais injusto, mais dependente e menos democrático confirma o que há muito o PCP vem afirmando: as conquistas democráticas alcançadas com o processo revolucionário têm vindo a ser delapidadas pela contra-revolução nos últimos 32 anos, pelo que importa mobilizar esforços na sua defesa.
No Porto e em Lisboa, nos dias 16 e 17, quase cem mil trabalhadoras e trabalhadores saíram à rua, respondendo ao apelo da CGTP-IN, para deixarem um claro aviso ao Governo e ao patronato: se a ofensiva contra os direitos e os salários prosseguir e intensificar-se, particularmente por via da revisão das leis laborais, vai ser dada uma resposta de luta à altura.
Cerca de 200 militantes comunistas do distrito de Santarém, eleitos pelas suas organizações, aprovaram, sábado, em Benavente, medidas para prosseguir e intensificar o reforço do Partido na região.
Jerónimo de Sousa encerrou a VIII Assembleia da Organização Regional de Santarém. Na sua intervenção, falou do Partido e do País. Publicamos em seguida excertos da sua intervenção.
Ilda Figueiredo, deputada do PCP no Parlamento Europeu, visitou o distrito de Viseu no dia 17 e alertou para as consequências nefastas da política de direita na agricultura da região.
No dia em que na AR os deputados do PS, do PSD e do CDS-PP votavam pela ratificação do novo tratado da União Europeia, o Partido saiu à rua em defesa da soberania nacional.
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou uma greve para a primeira semana de Junho, a par de outras acções, como um plenário nacional a 7 de Maio.
Para hoje está convocada greve na Betablue. Contra os salários em atraso batem-se também as tecedeiras de Portalegre, os operários da 500MD, os funcionários do Bingo do Sporting de Braga.
A bancada comunista entregará no Parlamento uma proposta unificada para «eliminar os aspectos negativos do Código do Trabalho e reforçar um conjunto significativo de direitos».
Oito anos decorridos desde a adopção da chamada «Estratégia de Lisboa», a situação social e económica na generalidade dos países europeus é marcada pelo agravamento do desemprego, pela redução dos salários, de direitos laborais e sociais, pelas deslocalizações e estagnação das economias que, apesar do aumento exponencial dos lucros das grandes multinacionais, permanecem perigosamente à beira do profundo abismo da recessão.
Uma correspondência confidencial publicada pelo jornal irlandês Daily Mail revela que o governo de Dublin procura enganar os eleitores para assegurar a vitória do «Sim» no único referendo sobre o tratado que terá lugar na União Europeia.
O Banco de Inglaterra anunciou na segunda-feira, 21, um plano sem precedentes destinado a salvar o sistema bancário da iminente insolvência que paira sobre muitas entidades.
Comentadores de televisão e rádio foram instruídos pela administração norte-americana para difundirem a versão oficial sobre as guerras no Iraque e Afeganistão, revela o New York Times.
Mais de 400 palestinianos morreram desde a conferência israelo-palestiniana de Annapolis, em Novembro. No terreno, o exército israelita continua o massacre enquanto se avolumam as informações contraditórias sobre o processo de diálogo.
Beirute, capital do Líbano, recebeu nos passados dias 5 e 6 de Abril uma Reunião de Partidos Comunistas e de Esquerda da Europa e do Médio Oriente, de Solidariedade com o povo de Líbano e os povos do Médio Oriente.
Ângelo Alves, membro da Comissão Política do CC e da Secção Internacional, representou o PCP neste encontro organizado pelo Partido Comunista Libanês, o qual contou com a participação de 16 Partidos oriundos do Bahrein, Bélgica, Chipre, Grécia, Itália, Jordânia, Líbano, Palestina, Portugal, República Checa, Rússia, Síria e Turquia.
O INE publicou recentemente um estudo, ainda que sintetizado, dos orçamentos familiares baseado numa recolha de dados realizada entre Outubro de 2005 e Outubro de 2006.
Com base em tal estudo alguma comunicação social e vários comentadores salientaram «o toque de modernidade» da sociedade portuguesa tendo em conta que a mesma gasta, percentualmente, cada vez menos em produtos alimentares, bebidas não alcoólicas, vestuário e calçado e, cada vez mais em hotéis, restaurantes, cafés, lazer, distracção e cultura.
Quando, ainda em 1974, principiaram as agressões a gente que festejava o 25 de Abril e a liberdade, em Bragança e noutras cidades e vilas do norte e do interior, aí ressurgia a ditadura velha e salazarista, no meio de tanta generosidade que se ampliava.
Maria Inês Araújo é padeira em Mirandela. Mas na sua padaria não se vende só pão, também se vende o Avante!. Começou há uns anos a vender «dois ou três». Actualmente vende 12.
Em Mirandela, a organização do Partido é pequena e a CDU elege apenas um elemento para a Assembleia Municipal, dominada, como os restantes órgãos autárquicos, pelo PSD. Mas nada disto impede Maria Inês de se afirmar comunista.