Em Mirandela, é a padeira que vende o Avante!

Sem medo nem vergonha

Gustavo Carneiro
Maria Inês Araújo é padeira em Mirandela. Mas na sua padaria não se vende só pão, também se vende o Avante!. Começou há uns anos a vender «dois ou três». Actualmente vende 12. Em Mirandela, a organização do Partido é pequena e a CDU elege apenas um elemento para a Assembleia Municipal, dominada, como os restantes órgãos autárquicos, pelo PSD. Mas nada disto impede Maria Inês de se afirmar comunista.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Orçamentos familiares espelham desigualdades

O INE publicou recentemente um estudo, ainda que sintetizado, dos orçamentos familiares baseado numa recolha de dados realizada entre Outubro de 2005 e Outubro de 2006. Com base em tal estudo alguma comunicação social e vários comentadores salientaram «o toque de modernidade» da sociedade portuguesa tendo em conta que a mesma gasta, percentualmente, cada vez menos em produtos alimentares, bebidas não alcoólicas, vestuário e calçado e, cada vez mais em hotéis, restaurantes, cafés, lazer, distracção e cultura.

A instalação do medo no País

Quando, ainda em 1974, principiaram as agressões a gente que festejava o 25 de Abril e a liberdade, em Bragança e noutras cidades e vilas do norte e do interior, aí ressurgia a ditadura velha e salazarista, no meio de tanta generosidade que se ampliava.