Um mundo em mudança
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Níger, sinais dos tempos
Artigo de acesso livre
Actual
Outra política que garanta o futuro
Actual
Por uma rede pública de creches!
Actual
Ryanair chantageia Açores
Contrastes
Paulo Raimundo no Alentejo e no Algarve reafirmou urgência da alternativa
«Não estamos condenados a esta política, ela pode, deve e vai mesmo ser travada», afirmou o Secretário-Geral do PCP. Paulo Raimundo frisou que «há uma alternativa que serve a todos os trabalhadores, ao povo e ao País» e que, «com esclarecimento, confiança e alegria, vamos, mas é que vamos mesmo construí-la», porque «ela é justa, possível, necessária e cada vez mais urgente».
Incêndios não podem continuar a assolar a população e o País
O PCP expressou, numa declaração de dia 9, a sua solidariedade com todos os atingidos pelos mais recentes incêndios e exigiu a aplicação de políticas estruturais e medidas de apoio imediatas aos lesados.
Aumento do custo de vida reclama medidas efectivas
«A realidade vivida hoje por milhares de trabalhadores, reformados e pensionistas, a continuada perda de poder de compra, resultante do aumento do custo de vida, exige medidas que de facto contrariem esta tendência», reclama o PCP.
Degradação do SNS exige acção imediata
«A situação vivida no Serviço Nacional de Saúde (SNS) degrada-se continuamente, mercê da acção do Governo, apostado em debilitá-lo e abrir caminho para a entrega de mais recursos aos grupos privados», acusa o PCP.
Preconceito empobrecedor
Vozes e rostos da EDP exigem condições iguais
Os trabalhadores das lojas e centros de contacto do Grupo EDP estão em greve por direitos e salários uniformes para todos, pela sua vinculação efectiva à empresa.
Números do INE dão mais razão à urgência de respostas
Das Estatísticas do Emprego, relativas ao segundo trimestre de 2023, a CGTP-IN destacou «o aumento do desemprego, o forte aumento da precariedade e a continuação da perda de poder de compra dos salários».
Fortes lutas na Administração Pública
CESP anuncia avanços na Silopor e no Pingo Doce
A Agricultura Familiar faz falta a Portugal
No dia 7 de Agosto, completaram-se cinco anos sobre a publicação do Decreto-Lei n.º 64/2018, que dá forma jurídica ao Estatuto da Agricultura Familiar (EAF), proposta aprovada no 7.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em 2014.
CDU na Madeira está ao serviço dos trabalhadores
A CDU procedeu, no dia 11, à entrega da lista de candidatos à Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realizará no dia 24 de Setembro de 2023. O momento contou com a presença de vários candidatos.
Videovigilância em Santarém não impede assaltos e vandalismo
A CDU está preocupada para os recentes acontecimentos que têm afectado a segurança dos comerciantes na cidade de Santarém e manifesta solidariedade para com todos os que têm sido vítimas de episódios de assaltos e vandalismo.
Câmara de Sesimbra lança concurso para construção de Biblioteca na Quinta do Conde
CDU apela à luta da populaçãoem defesa do acesso à nascente do Almonda
Utentes sem médico de família na Amadora
Tribunal português dá razão à Venezuela
Espoliação do património de Portimão
Faz falta outro multibanco na Azinhaga
Médicos no Reino Unido em nova vaga de greves
Milhares de médicos de todo o Reino Unido levaram a cabo uma greve de quatro dias no âmbito da luta em curso por melhores salários e condições de trabalho.
Mais 120 médicos cubanos exercem na Calábria (Itália)
Sobre os acordos de livre comércio
França acusada de instigar intervenção militar no Níger
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) adiou por alegadas «razões técnicas» uma reunião prevista para sábado, 12, de chefias militares de alguns países da organização para examinar a situação no Níger, onde ocorreu recentemente um golpe de Estado.
China rejeita medida dos EUA que politiza relações comerciais
O governo chinês denunciou a politização das relações comerciais que os Estados Unidos da América (EUA) continuam a promover invocando ditas «preocupações com a segurança» para impedir os investimentos na China, particularmente de âmbito científico-tecnológico.
Essa foi a resposta de Pequim à decisão executiva de Washington de controlar e restringir ainda mais os investimentos no exterior e em particular os de entidades norte-americanas dos sectores de semicondutores e microelectrónica, tecnologia de informação quântica e inteligência artificial com destino à China.
De acordo com o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado, o verdadeiro objectivo da medida é tentar privar o país asiático do seu direito a desenvolver-se, e procurar garantir a «supremacia norte-americana a expensas de outros». Do ponto de vista da China, trata-se de coacção económica e assédio tecnológico.
Além disso, a diplomacia chinesa denuncia que esta ordem executiva mina a ordem económica e comercial internacional, desestabiliza as cadeias industriais e de abastecimento mundiais e prejudica os interesses de ambos os países.
«Trata-se de uma acção com que se procura «suprimir gradualmente a China», considera Pequim, que insta os EUA a deixar de politizar, instrumentalizar e utilizar como armas as questões tecnológicas e comerciais.
«A China acompanhará de perto os acontecimentos e salvaguardará resolutamente os seus direitos e interesses», conclui o comunicado.
Em menos de dois meses, funcionários de alto nível da administração de Joe Biden visitaram a China, contudo a guerra económica, a instrumentalização e militarização de Taiwan e as operações de manipulação em torno de direitos humanos continuam a ser levadas a cabo pelos EUA em linha com a sua política de confrontação.
Rússia lançou sonda Luna-25
A Rússia lançou na noite de 10 para 11 de Agosto a sua primeira sonda lunar em quase meio século, a Luna-25. A anterior missão espacial do género, a Luna-24, foi realizada pela União Soviética, em 1976.
Ninguém disse que o canto do cisne seria uma canção de embalar
No Equador, Revolução Cidadã defende necessidade de «recuperar a pátria»
China persiste no desenvolvimento centrado no povo
Artigo de acesso livre
«Unir e liderar o povo» no processo de conclusão da «construção integral de um grande país socialista moderno», a par da chamada «promoção integral da grande revitalização da nação chinesa por meio da modernização» - empreendimento que tem na «prosperidade comum de todo o povo» e no «caminho do desenvolvimento pacífico» duas de cinco características definidas como fundamentais -, constitui a «tarefa central» que na actualidade o Partido Comunista da China (PCCh) tem em mãos, revelou em entrevista ao Avante! Liu Jianchao, Ministro do Departamento Internacional do Comité Central do Partido Comunista da China.
Artes
Denunciar com arte
Cinema
A guerra vista por Rossellini
1843 – Nasce Bertha von Suttner
Sugestões da semana
Os artistas da Festa!
Artigo de acesso livre
Alegria da juventude na construção da Festa do Avante!
Artigo de acesso livre
Dos dias 11 a 15 de Agosto, os jovens comunistas, vindos de norte a sul do País, reuniram-se na Quinta de Atalaia, para a Jornada Nacional da JCP onde a alegria, a camaradagem e o entusiasmo estiveram presentes em todos os momentos.
Organizações Regionais do Partido reflectem a luta de todos os dias
Artigo de acesso livre
É todo um país que está ao alcance do visitante. Conhecê-lo, na sua diversidade e no que tem de melhor: desde logo as suas gentes, os que produzem a riqueza, os trabalhadores, as suas aspirações e a sua luta pelos direitos laborais e sociais, por uma vida melhor. Mas também a sua cultura, o património, a gastronomia, produtos de excelência como a doçaria, os vinhos, queijos ou enchidos, o artesanato. É tudo isto que durante três dias as organizações regionais do PCP oferecem ao visitante da Festa.
«Temos os valores de Abril bem presentes na nossa música e nas nossas vidas»
Artigo de acesso livre
Depois de ver o seu primeiro EP acolhido pelo público com os maiores elogios, a que se seguiu muita estrada e inúmeras actuações, o Expresso Transatlântico tem um novo álbum pronto a sair em Setembro. Duas músicas novas desse trabalho entrarão no alinhamento do seu concerto na Festa, revela a banda lisboeta nesta entrevista ao Avante!.
«O reencontro com o público da Festa será uma experiência sobretudo emotiva»
Artigo de acesso livre
Definindo-se a si mesma como um «animal sentimental, expressão que dá título ao seu mais recente projecto – um livro, um disco, um espectáculo - , é este trabalho que Mísia apresentará neste seu aguardado regresso à Festa do Avante! e reencontro com o público que, confessa, sempre a «tratou muito bem».