CDU na Madeira está ao serviço dos trabalhadores

A CDU procedeu, no dia 11, à entrega da lista de candidatos à Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realizará no dia 24 de Setembro de 2023. O momento contou com a presença de vários candidatos.

Candidatos da CDU têm provas dadas na defesa da justiça social

Na Região Autónoma da Madeira, a candidatura da CDU é a única que está «comprometida com o objectivo de colocar a autonomia ao serviço dos trabalhadores e do povo da região», assim o afirmou Sílvia Vasconcelos, mandatária da Coligação PCP-PEV, aquando do acto de entrega das lista. «Estes são os candidatos que têm provas dadas na defesa da justiça social e com compromisso consequente na defesa da justiça ambiental», salientou ainda.

De acordo com a mandatária, ao contrário de várias das outras força políticas concorrentes, a lista da CDU cumpre com os princípios da paridade, sendo que cerca de metade dos candidatos são mulheres. Igualmente, é uma candidatura que valoriza a participação dos jovens. De entre vários outros, o candidato mais jovem tem 18 anos.

Encabeçam a lista de 47 candidatos e outros 47 suplentes Edgar Silva (60 anos, professor), Ricardo Lume (39 anos, estivador), Maria Alves (64 anos, escriturária), Herlanda Amado, (43 anos, operária fabril) e Duarte Martins (28 anos, empregado).


Candidatura avança a bom ritmo

Ao longo dos últimos dias têm sido muitas as iniciativas realizadas pela candidatura da CDU às eleições regionais da Madeira.

No dia 9, Edgar Silva visitou o Galeão, Cova e Cidade de Berlim, no concelho do Funchal, onde abordou o crescente número de habitantes das zonas ultra-periféricas sociais da ilha e as «condições desumanas» em que vivem. Também, no início desta semana, Herlanda Amado esteve em contacto com a população de São João da Ribeira, zona urbana mais central, mas que sofre de muitos dos mesmos problemas que as zonas mais afastadas.

Já no dia 12, a candidatura CDU esteve presente na freguesia do Monte, zona fortemente afectada por incêndios, para denunciar as falsas promessas dos governantes que não garantiram condições que salvaguardassem a segurança da população. Também se realizou, na Camacha, uma iniciativa sobre os bloqueios ao desenvolvimento regional que contou com a intervenção de Edgar Silva.

No dia 14, a CDU emitiu um comunicado de imprensa onde criticou os atrasos na distribuição do serviço postal pelos CTT na região autónoma e, no dia 11, apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições contra o Governo Regional da Madeira. Segundo o comunicado, o governo tem utilizado, de forma abusiva, instrumentos financiados pelo orçamento Regional para a campanha da coligação PSD/CDS.

 



Mais artigos de: Nacional

A Agricultura Familiar faz falta a Portugal

No dia 7 de Agosto, completaram-se cinco anos sobre a publicação do Decreto-Lei n.º 64/2018, que dá forma jurídica ao Estatuto da Agricultura Familiar (EAF), proposta aprovada no 7.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em 2014.

CDU apela à luta da populaçãoem defesa do acesso à nascente do Almonda

A convite de um grupo de cidadãos que desenvolve a sua actividade sob a designação de «Um Colectivo», a CDU, juntamente com outras forças partidárias, esteve presente numa reunião com representantes da administração da Renova, tendo em vista a apresentação do teor da petição e consequente recomendação aprovada por...

Utentes sem médico de família na Amadora

Cerca de 100 pessoas estiveram, no dia 9, concentradas junto ao centro de saúde da Amadora para denunciar os cerca de 90 mil utentes do concelho que não têm médico de família. A iniciativa foi promovida pela CDU e contou com a participação da Comissão de Utentes da Saúde da Amadora. Durante a...

Tribunal português dá razão à Venezuela

Uma decisão do Tribunal Central Cível de Lisboa ordenou, no dia 10, o descongelamento de cerca de 1,3 mil milhões de euros de entidades públicas da Venezuela que estavam retidos no Novo Banco desde 2019. Entre as várias entidades venezuelanas ressarcidas estão a Petróleos de Venezuela e o Banco de Desenvolvimento...

Espoliação do património de Portimão

A Assembleia Municipal de Portimão aprovou, no dia 7 de Agosto, por maioria, com o voto contra da CDU, a venda de um imóvel municipal, no sítio no Barranco do Rodrigo, através de hasta pública. «Actualmente, a organização do espaço urbano é ditada pelo sistema económico que busca o lucro máximo das operações de...

Faz falta outro multibanco na Azinhaga

Por proposta da CDU, na sequência da entrega de abaixo-assinado que reuniu perto de 350 assinaturas, a Assembleia de Freguesia da Azinhaga (freguesia da Golegã), aprovou uma moção, por unanimidade, que exige aos presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal o desenvolvimento de esforços para a instalação de um...