CDU na Madeira está ao serviço dos trabalhadores
A CDU procedeu, no dia 11, à entrega da lista de candidatos à Eleição da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, que se realizará no dia 24 de Setembro de 2023. O momento contou com a presença de vários candidatos.
Candidatos da CDU têm provas dadas na defesa da justiça social
Na Região Autónoma da Madeira, a candidatura da CDU é a única que está «comprometida com o objectivo de colocar a autonomia ao serviço dos trabalhadores e do povo da região», assim o afirmou Sílvia Vasconcelos, mandatária da Coligação PCP-PEV, aquando do acto de entrega das lista. «Estes são os candidatos que têm provas dadas na defesa da justiça social e com compromisso consequente na defesa da justiça ambiental», salientou ainda.
De acordo com a mandatária, ao contrário de várias das outras força políticas concorrentes, a lista da CDU cumpre com os princípios da paridade, sendo que cerca de metade dos candidatos são mulheres. Igualmente, é uma candidatura que valoriza a participação dos jovens. De entre vários outros, o candidato mais jovem tem 18 anos.
Encabeçam a lista de 47 candidatos e outros 47 suplentes Edgar Silva (60 anos, professor), Ricardo Lume (39 anos, estivador), Maria Alves (64 anos, escriturária), Herlanda Amado, (43 anos, operária fabril) e Duarte Martins (28 anos, empregado).
Candidatura avança a bom ritmo
Ao longo dos últimos dias têm sido muitas as iniciativas realizadas pela candidatura da CDU às eleições regionais da Madeira.
No dia 9, Edgar Silva visitou o Galeão, Cova e Cidade de Berlim, no concelho do Funchal, onde abordou o crescente número de habitantes das zonas ultra-periféricas sociais da ilha e as «condições desumanas» em que vivem. Também, no início desta semana, Herlanda Amado esteve em contacto com a população de São João da Ribeira, zona urbana mais central, mas que sofre de muitos dos mesmos problemas que as zonas mais afastadas.
Já no dia 12, a candidatura CDU esteve presente na freguesia do Monte, zona fortemente afectada por incêndios, para denunciar as falsas promessas dos governantes que não garantiram condições que salvaguardassem a segurança da população. Também se realizou, na Camacha, uma iniciativa sobre os bloqueios ao desenvolvimento regional que contou com a intervenção de Edgar Silva.
No dia 14, a CDU emitiu um comunicado de imprensa onde criticou os atrasos na distribuição do serviço postal pelos CTT na região autónoma e, no dia 11, apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições contra o Governo Regional da Madeira. Segundo o comunicado, o governo tem utilizado, de forma abusiva, instrumentos financiados pelo orçamento Regional para a campanha da coligação PSD/CDS.