Editorial

NÓS CÁ ESTAMOS

Todos os dias o Governo PSD/CDS dá notícias. Más, todas, e recaindo sempre sobre os mesmos de sempre: os que trabalham e...
Opinião
Actual

O roubo

A semana passada ficou marcada pelo diz-que-disse em torno do roubo dos subsídios de férias e de Natal. Em geral, as...
Actual

O PS em cima do muro

«A Assembleia da República resolve... recomendar ao Governo que advogue e proponha junto dos signatários do Tratado e no...
PCP

CIA e SIS – provocação e repressão

Nos últimos dias vieram a público elementos de apreciação sobre a realidade social e, supostamente, sobre a segurança interna, produzidos pela CIA e pelo SIS, que não constituindo novidade – são instrumentos vulgares da provocação organizada e recorrente contra o regime democrático para acentuar a sua degenerescência – , assumem, no contexto do saque ao País pelo capital financeiro, a coberto do pacto de agressão, uma gravidade acrescida, porque visam o condicionamento e a repressão ideológica do nosso povo, para abrir caminho a novas medidas autoritárias e de repressão política no curto/médio prazo.

A talhe de foice

À deriva

O Governo de Passos Coelho parece já andar à deriva, tantas são as gaffes, os desmentidos e as decisões...
Em Foco

Jornada nacional em defesa do SNS

Por todo o País, sábado, 14 de Abril, será dia de luta em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do direito dos portugueses ao acesso aos cuidados de saúde. Entre as principais reivindicações está o fim das taxas moderadoras, a redução do preço dos medicamentos, o apoio ao transporte de doentes não urgentes para milhares de pessoas e a abertura de serviços de proximidade. Esta acção, promovida pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos e vários sindicatos de profissionais de saúde, conta com o apoio e solidariedade do PCP.

Portugueses têm direito à saúde

Dando o exemplo da Maternidade Alfredo da Costa, Jerónimo de Sousa manifestou-se contra o encerramento e concentração de serviços de saúde, assim como a redução do número dos seus trabalhadores.

Libertar o País das amarras da especulação

Precisamente no dia em que se cumpria um ano sobre a apresentação da proposta do PCP de renegociação da dívida pública portuguesa, os comunistas anunciaram que voltarão a apresentar essa proposta, pois a realidade do País torna ainda mais urgente a renegociação da dívida. Como explicou Jerónimo de Sousa num acto público realizado no dia 5, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, a renegociação que os comunistas defendem – envolvendo prazos, juros e montantes – é indispensável para «libertar e canalizar recursos do lado do serviço da dívida para a promoção do investimento produtivo, da criação do emprego e de outras necessidades do País». Transcrevemos em seguida, na íntegra, a declaração do Secretário-geral do PCP.

PCP

Defender a produção nacional

O PCP defende que os centros de secagem de Alcácer do Sal e de Águas de Moura sejam cedidos à Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e apresentou no Parlamento um projecto de resolução nesse sentido.

Contra a exploração

Num requerimento assinado pelo deputado Honório Novo e entregue segunda-feira na Assembleia da República, o PCP pretende saber o...

Não aos mega-agrupamentos

A Comissão Concelhia de Gaia do PCP reafirmou recentemente a sua oposição à criação dos chamados...
Trabalhadores

Fartos de mentiras!

As declarações do primeiro-ministro sobre o período de vigência do corte dos subsídios de Natal e de férias foram severamente condenadas pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública.

CGTP-IN propõe soluções

Com dez medidas imediatas, a Intersindical pretende impedir que o País prossiga «uma espiral em que a austeridade provoca desemprego e recessão económica, e estas reduzem as receitas do Estado».

Segurança à deriva

O sindicato representativo dos oficiais de marinha mercante veio denunciar publicamente e alertar as autoridades para graves falhas nos serviços marítimos e portuários.

Pousada deve reabrir

A Pousada de Santa Luzia, do Grupo Pestana Pousadas, está com actividade suspensa desde 31 de Março,...
Assembleia da República

Perpetuar uma enorme injustiça

A maioria PSD/CDS-PP inviabilizou a proposta do PCP que pretendia alterar o mecanismo de prova de condição de recursos de modo a possibilitar a actualização permanente dos rendimentos do agregado familiar.

Uma luta sem tréguas

Anunciado por altura do Dia Internacional da Mulher, foi já entregue na AR o projecto de...

A confirmação de um desastre anunciado

Com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, e a abstenção do PS (restantes bancadas votaram contra), o Parlamento aprovou o orçamento rectificativo do OE para 2012. Para o PCP, este é um documento que só «vem confirmar o caminho de desastre a que o pacto de agressão está a conduzir o País».

Atrasos e opacidade

O modo de funcionamento do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), nomeadamente quanto aos...

Interesse público ignorado

A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, rejeitou a proposta do PCP que visava garantir uma cobertura da televisão...

Uma acção inestimável

Foi aprovado na generalidade, baixando à comissão para debate na especialidade, o projecto de lei do PCP que propõe um...

É ao povo que cabe decidir

O PCP defende a realização de um referendo para que o povo se pronuncie sobre o novo tratado orçamental europeu. Um...
Nacional

Semana de luta em defesa das freguesias

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) promove, até amanhã, uma semana de luta, com paralisações parciais e afixação de faixas pretas, em defesa das freguesias.

Apelo à comunidade emigrante

No momento em que ocorrem fortes ataques governamentais a uma das grandes conquistas constitucionais da Diáspora, a...

PS protela investimento

Em comunicado à população, os vereadores da CDU na Câmara de Beja dão conta da «incapacidade» do...
Europa

Uma marcha pelo emprego

Partiram a 28 de Março de Florange, no departamento de Moselle, percorrendo a pé 350 quilómetros até à capital francesa, alcançada na última sexta-feira, 6, onde foram recebidos por milhares de pessoas junto à Torre Eiffel.

Caça aos imigrantes

O governo grego anunciou, no final de Março, a criação de 30 centros de detenção para imigrantes ilegais, que serão financiados com fundos comunitários.

Suicídio ou homicídio?

Tinha 77 anos, estava reformado e suicidou-se em público com um tiro na cabeça, na principal praça de Atenas, frente ao...

Günter Grass rompe o silêncio

O escritor alemão Günter Grass, galardoado com o Nobel da Literatura, publicou um poema em que acusa Israel de ameaçar a...

Greve entra no sexto mês

Os operários siderúrgicos da Hellenic Halyvourgia assinalaram o 157.º dia de greve num concerto...
Internacional

Londres reclama dívida da ditadura militar

O governo de Londres exige que a Argentina pague uma dívida resultante de um empréstimo à Junta Militar em 1979 e que alegadamente serviu para a compra de armamento usado na guerra das Malvinas em 1982.

Temas

Uma arma do patrão

O divisionismo na actividade sindical é coisa antiga. Antes do 25 de Abril, durante o seu exílio em Paris, Mário Soares tentou promover, na cidade de Madrid, um encontro de activistas bancários portugueses, tendo sido encarregado dos contactos o sindicalista Mário Pina Correia, ligado aos meios católicos.

Não sabemos do sucesso ou insucesso de tais contactos. É provável que alguns bancários, não tendo efectuado tal deslocação, ficassem, mercê desse contacto, não só lisonjeados com a deferência, como engajados aos propósitos do secretário-Geral do PS em cindir o movimento sindical, como mais tarde veio a ser confirmado.

Da utopia à revolta<br>Da indignação à revolução

ste início do século XXI será recordado como uma das épocas mais trágicas e belas da História da Humanidade.

Mas as actuais gerações, quando comentam os efeitos da crise mundial que hoje atinge a quase totalidade dos povos e meditam sobre a onda de barbárie que varre o planeta, são empurradas para conclusões pessimistas. O que captam do tempo histórico em movimento é sobretudo o lado mais sombrio.

Argumentos
Músicas

O festival do enxovalho

Vi, recentemente, dois espectáculos de música portuguesa. Melhor dizendo: de canções portuguesas. Um chama-se...
Economia

Acerca do salário de subsistência

No momento em que o ataque aos salários e direitos laborais e sociais dos trabalhadores e ex-trabalhadores se intensifica é...
TVisto

Testemunho de acusação

José Gomes Ferreira não é apenas nome de um poeta grande que alguns parecem querer empurrar agora para a vala comum do...
Aconteceu

Em memória de Adriano

Adriano Correia de Oliveira nasceu no Porto em 9 de Abril de 1942. Na passada segunda-feira, teria completado 70...

Zeca com obra reeditada

Os 11 álbuns cantor e compositor José Afonso começaram a ser reeditados na segunda-feira, 9,...

China aposta na cooperação

Em resposta a uma recente observação da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, acerca da necessidade de...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 15  ...

A semana em resumo

Frases

«Não vejo outra solução do que este fim digno da minha vida, para que...