Zeca com obra reeditada
Os 11 álbuns cantor e compositor José Afonso começaram a ser reeditados na segunda-feira, 9, com o lançamento de «Cantares de Andarilho» (1968) e «Contos Velhos, Rumos Novos» (1969), os dois primeiros LP do músico.
Ao longo dos próximos 12 meses, a editora Orfeu irá reeditar toda a obra discográfica de Zeca Afonso, produzida entre 1968 e 1981, como forma de assinalar os 25 anos da morte do compositor.
As gravações foram restauradas e remasterizadas digitalmente pelo engenheiro de som António Pinheiro da Silva, sendo acompanhadas de novos textos sobre o contexto histórico do seu lançamento.
Antes de gravar «Cantares de Andarilho», em Lisboa, José Afonso gravou vários EP de baladas em Coimbra. Este álbum agora reeditado inclui um texto de apresentação do escritor Urbano Tavares Rodrigues, contendo temas como «Natal dos Simples», «Canção de embalar», «Senhora do Almortão» e «Vejam bem».
«Contos velhos, rumos novos», editado originalmente em 1969, traz-nos de volta os temas «Bailia», «S. Macaio», «Qualquer dia» e «A cidade», canção feita com José Carlos Ary dos Santos.