Editorial

IMPOR A RUPTURA E A MUDANÇA

Durante dois dias, o Comité Central do PCP analisou a situação política, económica e social e os seus...
Opinião
Actual

Merecia mais

Foi pequena, aliás, muito singela, e até contida, a homenagem que durante três dias foi feita a Mário Soares, em...
Actual

Lágrimas de crocodilo

«Uma em cada cinco crianças portuguesas vive em famílias com rendimento abaixo do limiar da pobreza, o que faz das...
Actual

História não acontece

Heródoto descobriu a importância de relatar por escrito acontecimentos que de outro modo se perderiam para sempre. Cinco...
A talhe de foice

Já vai em 31%...

Um estudo de uma tese universitária coordenada pelo ISCTE, em parceria com a Gulbenkian e o Instituto da Segurança Social,...
PCP

A luta continua

O Governo tem em cima da secretária de um qualquer ministro ou secretário de Estado três pedidos de autorização de outras tantas empresas para despedir 579 trabalhadores do distrito de Braga. A Orfama, empresa de vestuário de capital francês, quer despedir 180 trabalhadores. A Frensh Fashions, também ligada ao Grupo Orfama, quer despedir mais 142. A Têxteis Manuel Gonçalves, SA, solicitou autorização para despedir outros 257.

Crónica Internacional

Besta ferida

A guerra no Afeganistão continua a fazer numerosas vítimas. As mais numerosas são aquelas de que menos se fala: na...
Em Foco

Intensificar a luta pela ruptura e pela mudança

O Comité Central do PCP, reunido a 27 e 28 de Junho de 2010, analisou a situação política, económica e social, designadamente o violento ataque em curso contra os trabalhadores e o povo português, desencadeado pelo Governo PS e pelo PSD. O Comité Central valorizou o amplo e profundo processo de luta desenvolvido pelos trabalhadores e as populações contra a política de direita e de exigência de um novo rumo para o País. O Comité Central reafirmou o papel determinante do PCP para o desenvolvimento da luta de massas, para a ruptura com a política de direita e para a concretização de uma alternativa política e de uma política alternativa patriótica e de esquerda.
PCP

Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários

Distribuições de folhetos, mini-comícios, tribunas públicas, cordões humanos e buzinões – de tudo isto se fará, hoje, a jornada nacional de esclarecimento e protesto do PCP contra o aumento dos preços e o roubo nos salários, no dia em que estas medidas começam a fazer-se sentir.

Elemento inspirador para a luta de hoje

Na sessão evocativa dos 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal no Tribunal Plenário de Lisboa, em Maio de 1950, que o Avante! tratou resumidamente na passada edição, Jerónimo de Sousa, na sua intervenção, destacou algumas características do pensamento e acção de Álvaro Cunhal, que reproduzimos nestas páginas.  

Um coração grande que sucumbiu à tortura

A morte de Carlos Pato no forte de Caxias, a 26 de Junho de 1950, em resultado das violentas torturas a que foi submetido, é mais um hediondo crime do fascismo que é necessário lembrar, para que não caia no esquecimento.

Não às portagens nas SCUT

É já no próximo dia 9 que a Assembleia da República analisa o pedido de apreciação parlamentar ao decreto-lei que introduz portagens nas SCUT do Norte do País, medida que a bancada comunista considera profundamente errada e injusta.

 

A festa até à Festa!

Aos fins-de-semana, e até Setembro, a Quinta da Atalaia fervilha de agitação, com as jornadas de trabalho, os almoços e jantares de convívio e os cursos de formação. De tudo isto se fará a festa até à Festa.

<i>Artigo 38º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...

Organizar para intervir

Momento alto na vida da organizações do PCP, realizou-se, no dia 19 de Junho, a 9.º Assembleia de Organização Concelhia de Montemor-o-Novo.

Reforçar o Partido

Mais de 700 pessoas participaram, sábado, na Festa da Fraternidade, em Queluz. A iniciativa promovida pelas três...
Trabalhadores

Todos ao protesto de 8 de Julho!

Em todos os sectores, os trabalhadores estão convocados para paralisações, greves e manifestações no dia nacional de protesto e de luta da CGTP-IN, agendado para 8 de Julho. A central apela à mobilização geral.

Privatizar os <i>CTT</i> será um desastre

Constante no PEC acordado entre o PS e o PSD, a privatização do serviço público postal será mais um desastre para o País e as populações, avisou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Comunicações.

Não ao «abate» de escolas

Mais de 500 professores, pais e auxiliares de acção educativa manifestaram-se, segunda-feira, em Viseu, do Rossio ao Governo...

Cortes nos apoios sociais

O Governo PS efectuou mais um corte nas prestações e nos apoios sociais às famílias mais carenciadas,...
Assembleia da República

Fortunas crescem e povo empobrece

O primeiro-ministro foi ao Parlamento anunciar a alegada existência de sinais indiciadores de uma melhoria da situação económica. A  «boa nova» foi explorada pelo chefe do Governo e pela bancada do PS mas não convenceu o Secretário-geral do PCP, para quem esta não foi uma afirmação de «confiança sustentada» mas um mero «exercício de ilusionismo».

Ataque implacável aos mais frágeis

O PCP pediu a apreciação parlamentar dos diplomas do Governo que pioram as regras de atribuição de prestações sociais e do subsídio de desemprego, desferindo novos golpes nas já difíceis condições de vida em que se encontram milhares e milhares de famílias.

Prosseguir o seu ideal e luta

O Parlamento prestou homenagem ao escritor comunista e Nobel da Literatura José Saramago aprovando faz hoje oito dias um voto de pesar...

Por uma lei justa e equilibrada

O Parlamento aprovou, na generalidade, faz hoje oito dias, o projecto de lei do PCP sobre financiamento partidário. Sem votos contra, o...

Um passo fundamental

Todos os partidos da oposição votaram favoravelmente a revogação do diploma do Governo, aprovado na anterior...
Nacional

Irracional e desumano

Os símbolos comunistas passaram, desde 8 de Junho, a ser proibidos na Polónia. Este acto, segundo a JCP e a Federação Mundial da Juventude Democrática, representa «um ataque» aos comunistas daquele país e «de todo o mundo», mas também «a todos os que são verdadeiros defensores da democracia, da paz e da liberdade».

CDU critica chantagem política

Os eleitos comunistas na Assembleia Municipal do Montijo apresentaram, na passada semana, uma moção de censura à presidente da autarquia, do PS, pelos actos «antidemocráticos de discriminação, perseguição e teimosia política» com a Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes.

Lisboa mais degradada

Os eleitos do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram, anteontem, uma moção onde se alerta para a...
Europa

Protestos de milhões varrem a Europa

As fortíssimas pressões dos governos europeus sobre os direitos sociais, salários e pensões estão a levantar uma vaga de protestos em vários países, cujos trabalhadores recusam ser reduzidos à pobreza.

O mínimo para todos

A Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu aprovou, dia 24, o relatório da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, que salienta a importância do rendimento mínimo a nível europeu.

Sector público é essencial

O parecer da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre o desenvolvimento do potencial de emprego de uma nova economia sustentável, foi...

Greve sem serviços mínimos

Os cerca de 7500 trabalhadores do Metro de Madrid iniciaram, às zero horas de segunda-feira, uma greve de três dias em protesto...

Com a cumplicidade da UE

Muitas imagens depois, a mesma realidade. Quantas vezes fomos, cada um de nós, chocado com as imagens resultantes dos ataques...
Internacional

Junho mortal para a NATO no Afeganistão

Quase 100 soldados ocupantes morreram durante o mês de Junho no Afeganistão, tornando este período o mais negro para os militares da NATO desde o início da guerra no território.

Resistência apela à luta

A Frente Nacional de Resistência Popular sublinha que o país é um campo de batalha entre «a dominação e a liberdade» e alerta para a situação desesperada em que se encontra a oligarquia.

Morreu Paulo Teixeira Jorge

Faleceu, na passada segunda-feira, o secretário para as Relações Internacionais no Bureau Político do MPLA e...

Nova ofensiva

«Com o triunfo ilegítimo de Juan Manuel Santos, repudiado pela abstenção, o país entrou num processo de...

«Golpe cruel contra o povo»

Os quatro partidos da plataforma de esquerda indiana – Partido Comunista da Índia (marxista), Partido Comunista da...
Temas

«Estamos a abrir caminho à construção<br>de uma democracia avançada»

Aproveitando a presença de Carolus Wimmer em Portugal, o Avante! entrevistou o dirigente do Partido Comunista da Venezuela (PCV), que abordou alguns dos temas mais actuais da situação política e social na Venezuela, o reforço do Partido entre a classe operária e os trabalhadores e as próximas eleições no país.

Argumentos
Pontos Cardeais

Cortes

Os cortes governamentais na Cultura já tiveram consequências imediatas: o novo filme de João Canijo, Sangue do Meu...
Desporto

O clube popular e o Estado

Ao constituir um local em que se podem exprimir e dar satisfação a um certo número de aspirações e de...
TVisto

O Presidente insustentável

A televisão permitiu que os cidadãos portugueses vissem e ouvissem o senhor Presidente da República informar-nos de que a...
Aconteceu

Almada reclama segurança

Uma participação à GNR, por moradores do Bairro do Asilo, no Monte da Caparica, devido a barulho excessivo numa festa,...

«Balada da Liberdade»

O Pátio de Letras, em Faro, acolheu, no passado dia 19 de Julho, a apresentação do livro de poesia «Balada da...

Até sempre, João Ferro

O jornalista João Ferro, de 72 anos, militante do PCP, membro suplente do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas, morreu no...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Sábado, 3  ...

A semana em resumo

Frases

«Um estudo sobre a situação dos agregados familiares portugueses (…)...