Jornadas de trabalho e convívio

A festa até à Festa!

Aos fins-de-semana, e até Setembro, a Quinta da Atalaia fervilha de agitação, com as jornadas de trabalho, os almoços e jantares de convívio e os cursos de formação. De tudo isto se fará a festa até à Festa.

As jornadas de trabalho revelam o melhor da militância comunista

Image 5225

Este sábado foi intenso na Quinta da Atalaia. Dezenas de camaradas e amigos lá estiveram a dar o melhor do seu esforço e do seu engenho, contribuindo assim para erguer a edição deste ano da Festa do Avante!. Com abnegação e esforço, mas sobretudo com muito empenho e satisfação, cumpriram as várias tarefas que havia a cumprir naquela que foi a segunda jornada de trabalho do ano – uns limparam o terreno ou os armazéns, outros escolheram, separaram e transportaram material, outros ainda começaram a construção.

O cansaço do trabalho, agravado pelo calor que se fazia sentir no terreno, não impediu que cada momento de pausa – e mesmo de trabalho – fosse também de convívio. No restaurante, no bar e um pouco por todo o terreno, grupos de militantes-operários conviviam e punham a conversa em dia, após um ano de intensas e duras lutas – travadas, também elas, com a mesma entrega e satisfação.

No almoço, promovido pelos militantes e simpatizantes do Partido que participam na construção do Pavilhão dos Imigrantes, a que se juntaram outros camaradas, incluindo os que participavam num curso na escola do Partido, houve música e dança em tons africanos. O momento político esteve a cargo de Vasco Cardoso, da Comissão Política.

À noite, ao jantar, realizou-se o nono convívio com os vizinhos da Festa do Avante!, iniciativa promovida pela célula da Festa que conta com grande aceitação por parte daqueles que vivem junto à Quinta da Atalaia. 

Na sua intervenção, Margarida Botelho, da Comissão Política, salientou a importância deste convívio, saudando a presença de muitos vizinhos da Festa. Referindo-se ao momento actual do País, a dirigente comunista desmontou, uma por uma, as teses que dão as medidas do PEC (e do PEC2) como justas e inevitáveis, mostrando, por outro lado, como deixam intocáveis os grandes grupos económicos.

A intervenção foi mesmo um dos grandes momentos do jantar, demonstrada pela forma com que os presentes a receberam. Para a célula, esta iniciativa é para manter no futuro, reforçando-a e melhorando-a.



Mais artigos de: PCP

Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários

Distribuições de folhetos, mini-comícios, tribunas públicas, cordões humanos e buzinões – de tudo isto se fará, hoje, a jornada nacional de esclarecimento e protesto do PCP contra o aumento dos preços e o roubo nos salários, no dia em que estas medidas começam a fazer-se sentir.

Elemento inspirador para a luta de hoje

Na sessão evocativa dos 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal no Tribunal Plenário de Lisboa, em Maio de 1950, que o Avante! tratou resumidamente na passada edição, Jerónimo de Sousa, na sua intervenção, destacou algumas características do pensamento e acção de Álvaro Cunhal, que reproduzimos nestas páginas.  

Um coração grande que sucumbiu à tortura

A morte de Carlos Pato no forte de Caxias, a 26 de Junho de 1950, em resultado das violentas torturas a que foi submetido, é mais um hediondo crime do fascismo que é necessário lembrar, para que não caia no esquecimento.

Não às portagens nas SCUT

É já no próximo dia 9 que a Assembleia da República analisa o pedido de apreciação parlamentar ao decreto-lei que introduz portagens nas SCUT do Norte do País, medida que a bancada comunista considera profundamente errada e injusta.

 

No <i>inferno</i> dos presos políticos

Uma delegação do PCP, composta por Manuela Bernardino, do Secretariado, Francisco Melo, do Comité Central e director das Edições Avante!, e Aníbal Pires, deputado do PCP na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, visitou no passado dia 7 a Fortaleza de São...

<i>Artigo 38º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» In Constituição da República Portuguesa   Silenciar propostas alternativas  A...

Organizar para intervir

Momento alto na vida da organizações do PCP, realizou-se, no dia 19 de Junho, a 9.º Assembleia de Organização Concelhia de Montemor-o-Novo.

Solidariedade com os trabalhadores da <i>InvestVar</i>

Uma delegação do PCP de Ovar esteve, anteontem, à porta da InvestVar (ex-Aerosoles) para manifestar solidariedade com os trabalhadores da empresa que enfrentam, com as piores expectativas, um despedimento colectivo, o que na prática corresponde ao desmantelamento do grupo e mais um crime...

PCP condena despedimentos na <i>Controlinveste</i>

O Controlinvest, um dos principais grupos económicos nacionais no sector da comunicação social, anunciou, no início da semana, o encerramento dos jornais 24 Horas e Global Notícias e o despedimento colectivo dos jornalistas e outros trabalhadores que não forem integrados...

PCP contra a política de desastre nacional

Jerónimo de Sousa participou, quinta-feira, num comício nas Caldas da Rainha, onde estiveram mais de 250 pessoas. Ali, o Secretário-geral do PCP lembrou que, perante a ofensiva que o Governo PS e o PSD acordaram para impor ao trabalhadores e ao povo português, é necessário...

Reforçar o Partido

Mais de 700 pessoas participaram, sábado, na Festa da Fraternidade, em Queluz. A iniciativa promovida pelas três organizações de freguesia do PCP na Cidade, recuperou uma festa semelhante que, até meados dos anos 80, o Partido realizava naquela localidade do concelho de Sintra.  A...

Inaugurado o CT de Paço de Arcos

O Partido tem, desde o último fim-de-semana, melhores  condições de acção e de intervenção junto dos trabalhadores e das populações das vilas de Paço de Arcos e Oeiras, na sequência da inauguração do novo Centro de Trabalho do...

Entrega das maquetas até o dia 3 de Julho

A Organização Regional de Setúbal da JCP está a preparar o Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores da Festa do Avante!, com as respectivas finais concelhias que vão decorrer entre os dias 17 e 24 de Julho. A entrega da maquete tem como data limite o dia 3 de Julho e cada banda...