Relatório do PCP

Prevenir catástrofes


A Co­missão do Am­bi­ente, da Saúde Pú­blica e da Se­gu­rança Ali­mentar (ENVI) do Par­la­mento Eu­ropeu aprovou, dia 22, por larga mai­oria (46 votos a favor, 6 contra e 2 abs­ten­ções), o re­la­tório do de­pu­tado do PCP, João Fer­reira, re­la­tivo a uma «Abor­dagem co­mu­ni­tária sobre a pre­venção de ca­tás­trofes na­tu­rais ou pro­vo­cadas pelo homem».

O do­cu­mento prevê, entre ou­tros as­pectos, a cri­ação de um quadro fi­nan­ceiro apro­priado à pre­venção de ca­tás­trofes, um con­junto de ac­ções de pre­venção a serem apoi­adas pela UE, a cri­ação de um Ob­ser­va­tório Eu­ropeu da Seca e da De­ser­ti­fi­cação, o lan­ça­mento de uma ini­ci­a­tiva es­pe­cí­fica no do­mínio da pro­tecção da flo­resta e da pre­venção dos fogos, o re­forço dos sis­temas de alerta pre­coce nos es­tados-mem­bros e a re­visão do re­gu­la­mento do Fundo de So­li­da­ri­e­dade.

Do re­la­tório consta também a exi­gência de uma po­lí­tica agrí­cola equi­li­brada so­cial e am­bi­en­tal­mente, no­tando que «a pre­venção de ca­tás­trofes de­verá in­cluir como pre­o­cu­pação cen­tral a di­mi­nuição das dis­pa­ri­dades exis­tentes entre re­giões e Es­tados-mem­bros neste do­mínio (...) re­co­nhe­cendo as ca­rac­te­rís­ticas e cons­tran­gi­mentos na­tu­rais das re­giões pouco po­vo­adas e das re­giões ul­tra­pe­ri­fé­ricas».



Mais artigos de: Europa

Protestos de milhões varrem a Europa

As for­tís­simas pres­sões dos go­vernos eu­ro­peus sobre os di­reitos so­ciais, sa­lá­rios e pen­sões estão a le­vantar uma vaga de pro­testos em vá­rios países, cujos tra­ba­lha­dores re­cusam ser re­du­zidos à po­breza.

O mínimo para todos

A Co­missão do Em­prego e As­suntos So­ciais do Par­la­mento Eu­ropeu aprovou, dia 24, o re­la­tório da de­pu­tada do PCP, Ilda Fi­guei­redo, que sa­li­enta a im­por­tância do ren­di­mento mí­nimo a nível eu­ropeu.

Sector público é essencial

O parecer da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre o desenvolvimento do potencial de emprego de uma nova economia sustentável, foi aprovado, dia 25, na Comissão de Indústria, da Investigação e da Energia do Parlamento Europeu. Apesar de nem todas as propostas da relatora terem sido...

Greve sem serviços mínimos

Os cerca de 7500 trabalhadores do Metro de Madrid iniciaram, às zero horas de segunda-feira, uma greve de três dias em protesto contra a redução de salários dos funcionários públicos aprovado pela Comunidade de Madrid. No primeiro dia de greve foram cumpridos os...

Com a cumplicidade da UE

Muitas imagens depois, a mesma realidade. Quantas vezes fomos, cada um de nós, chocado com as imagens resultantes dos ataques israelitas, as mulheres que choram a morte dos seus filhos, os filhos abandonados pela morte dos seus pais. Quantas vezes vimos homens que carregam nos braços familiares, amigos,...