Editorial

IMPOR A RUPTURA E A MUDANÇA

Durante dois dias, o Comité Central do PCP analisou a situação política, económica e social e os seus...
Opinião
Actual

Merecia mais

Foi pequena, aliás, muito singela, e até contida, a homenagem que durante três dias foi feita a Mário Soares, em...
Actual

Lágrimas de crocodilo

«Uma em cada cinco crianças portuguesas vive em famílias com rendimento abaixo do limiar da pobreza, o que faz das...
Actual

História não acontece

Heródoto descobriu a importância de relatar por escrito acontecimentos que de outro modo se perderiam para sempre. Cinco...
A talhe de foice

Já vai em 31%...

Um estudo de uma tese universitária coordenada pelo ISCTE, em parceria com a Gulbenkian e o Instituto da Segurança Social,...
PCP

A luta continua

O Go­verno tem em cima da se­cre­tária de um qual­quer mi­nistro ou se­cre­tário de Es­tado três pe­didos de au­to­ri­zação de ou­tras tantas em­presas para des­pedir 579 tra­ba­lha­dores do dis­trito de Braga. A Or­fama, em­presa de ves­tuário de ca­pital francês, quer des­pedir 180 tra­ba­lha­dores. A Frensh Fashions, também li­gada ao Grupo Or­fama, quer des­pedir mais 142. A Têx­teis Ma­nuel Gon­çalves, SA, so­li­citou au­to­ri­zação para des­pedir ou­tros 257.

Crónica Internacional

Besta ferida

A guerra no Afeganistão continua a fazer numerosas vítimas. As mais numerosas são aquelas de que menos se fala: na...
Em Foco

Intensificar a luta pela ruptura e pela mudança

O Co­mité Cen­tral do PCP, reu­nido a 27 e 28 de Junho de 2010, ana­lisou a si­tu­ação po­lí­tica, eco­nó­mica e so­cial, de­sig­na­da­mente o vi­o­lento ataque em curso contra os tra­ba­lha­dores e o povo por­tu­guês, de­sen­ca­deado pelo Go­verno PS e pelo PSD. O Co­mité Cen­tral va­lo­rizou o amplo e pro­fundo pro­cesso de luta de­sen­vol­vido pelos tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções contra a po­lí­tica de di­reita e de exi­gência de um novo rumo para o País. O Co­mité Cen­tral re­a­firmou o papel de­ter­mi­nante do PCP para o de­sen­vol­vi­mento da luta de massas, para a rup­tura com a po­lí­tica de di­reita e para a con­cre­ti­zação de uma al­ter­na­tiva po­lí­tica e de uma po­lí­tica al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda.
PCP

Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários

Dis­tri­bui­ções de fo­lhetos, mini-co­mí­cios, tri­bunas pú­blicas, cor­dões hu­manos e bu­zi­nões – de tudo isto se fará, hoje, a jor­nada na­ci­onal de es­cla­re­ci­mento e pro­testo do PCP contra o au­mento dos preços e o roubo nos sa­lá­rios, no dia em que estas me­didas co­meçam a fazer-se sentir.

Elemento inspirador para a luta de hoje

Na sessão evo­ca­tiva dos 60 anos do jul­ga­mento de Álvaro Cu­nhal no Tri­bunal Ple­nário de Lisboa, em Maio de 1950, que o Avante! tratou re­su­mi­da­mente na pas­sada edição, Je­ró­nimo de Sousa, na sua in­ter­venção, des­tacou al­gumas ca­rac­te­rís­ticas do pen­sa­mento e acção de Álvaro Cu­nhal, que re­pro­du­zimos nestas pá­ginas.  

Um coração grande que sucumbiu à tortura

A morte de Carlos Pato no forte de Ca­xias, a 26 de Junho de 1950, em re­sul­tado das vi­o­lentas tor­turas a que foi sub­me­tido, é mais um he­di­ondo crime do fas­cismo que é ne­ces­sário lem­brar, para que não caia no es­que­ci­mento.

Não às portagens nas SCUT

É já no pró­ximo dia 9 que a As­sem­bleia da Re­pú­blica ana­lisa o pe­dido de apre­ci­ação par­la­mentar ao de­creto-lei que in­troduz por­ta­gens nas SCUT do Norte do País, me­dida que a ban­cada co­mu­nista con­si­dera pro­fun­da­mente er­rada e in­justa.

 

A festa até à Festa!

Aos fins-de-se­mana, e até Se­tembro, a Quinta da Ata­laia fer­vilha de agi­tação, com as jor­nadas de tra­balho, os al­moços e jan­tares de con­vívio e os cursos de for­mação. De tudo isto se fará a festa até à Festa.

<i>Artigo 38º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...

Organizar para intervir

Mo­mento alto na vida da or­ga­ni­za­ções do PCP, re­a­lizou-se, no dia 19 de Junho, a 9.º As­sem­bleia de Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Mon­temor-o-Novo.

Reforçar o Partido

Mais de 700 pessoas participaram, sábado, na Festa da Fraternidade, em Queluz. A iniciativa promovida pelas três...
Trabalhadores

Todos ao protesto de 8 de Julho!

Em todos os sec­tores, os tra­ba­lha­dores estão con­vo­cados para pa­ra­li­sa­ções, greves e ma­ni­fes­ta­ções no dia na­ci­onal de pro­testo e de luta da CGTP-IN, agen­dado para 8 de Julho. A cen­tral apela à mo­bi­li­zação geral.

Privatizar os <i>CTT</i> será um desastre

Cons­tante no PEC acor­dado entre o PS e o PSD, a pri­va­ti­zação do ser­viço pú­blico postal será mais um de­sastre para o País e as po­pu­la­ções, avisou o Sin­di­cato Na­ci­onal dos Tra­ba­lha­dores dos Cor­reios e Co­mu­ni­ca­ções.

Não ao «abate» de escolas

Mais de 500 professores, pais e auxiliares de acção educativa manifestaram-se, segunda-feira, em Viseu, do Rossio ao Governo...

Cortes nos apoios sociais

O Governo PS efectuou mais um corte nas prestações e nos apoios sociais às famílias mais carenciadas,...
Assembleia da República

Fortunas crescem e povo empobrece

O pri­meiro-mi­nistro foi ao Par­la­mento anun­ciar a ale­gada exis­tência de si­nais in­di­ci­a­dores de uma me­lhoria da si­tu­ação eco­nó­mica. A  «boa nova» foi ex­plo­rada pelo chefe do Go­verno e pela ban­cada do PS mas não con­venceu o Se­cre­tário-geral do PCP, para quem esta não foi uma afir­mação de «con­fi­ança sus­ten­tada» mas um mero «exer­cício de ilu­si­o­nismo».

Ataque implacável aos mais frágeis

O PCP pediu a apre­ci­ação par­la­mentar dos di­plomas do Go­verno que pi­oram as re­gras de atri­buição de pres­ta­ções so­ciais e do sub­sídio de de­sem­prego, des­fe­rindo novos golpes nas já di­fí­ceis con­di­ções de vida em que se en­con­tram mi­lhares e mi­lhares de fa­mí­lias.

Prosseguir o seu ideal e luta

O Parlamento prestou homenagem ao escritor comunista e Nobel da Literatura José Saramago aprovando faz hoje oito dias um voto de pesar...

Por uma lei justa e equilibrada

O Parlamento aprovou, na generalidade, faz hoje oito dias, o projecto de lei do PCP sobre financiamento partidário. Sem votos contra, o...

Um passo fundamental

Todos os partidos da oposição votaram favoravelmente a revogação do diploma do Governo, aprovado na anterior...
Nacional

Irracional e desumano

Os sím­bolos co­mu­nistas pas­saram, desde 8 de Junho, a ser proi­bidos na Po­lónia. Este acto, se­gundo a JCP e a Fe­de­ração Mun­dial da Ju­ven­tude De­mo­crá­tica, re­pre­senta «um ataque» aos co­mu­nistas da­quele país e «de todo o mundo», mas também «a todos os que são ver­da­deiros de­fen­sores da de­mo­cracia, da paz e da li­ber­dade».

CDU critica chantagem política

Os eleitos co­mu­nistas na As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Mon­tijo apre­sen­taram, na pas­sada se­mana, uma moção de cen­sura à pre­si­dente da au­tar­quia, do PS, pelos actos «an­ti­de­mo­crá­ticos de dis­cri­mi­nação, per­se­guição e tei­mosia po­lí­tica» com a Junta de Fre­guesia de Sa­ri­lhos Grandes.

Lisboa mais degradada

Os eleitos do PCP na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram, anteontem, uma moção onde se alerta para a...
Europa

Protestos de milhões varrem a Europa

As for­tís­simas pres­sões dos go­vernos eu­ro­peus sobre os di­reitos so­ciais, sa­lá­rios e pen­sões estão a le­vantar uma vaga de pro­testos em vá­rios países, cujos tra­ba­lha­dores re­cusam ser re­du­zidos à po­breza.

O mínimo para todos

A Co­missão do Em­prego e As­suntos So­ciais do Par­la­mento Eu­ropeu aprovou, dia 24, o re­la­tório da de­pu­tada do PCP, Ilda Fi­guei­redo, que sa­li­enta a im­por­tância do ren­di­mento mí­nimo a nível eu­ropeu.

Sector público é essencial

O parecer da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre o desenvolvimento do potencial de emprego de uma nova economia sustentável, foi...

Greve sem serviços mínimos

Os cerca de 7500 trabalhadores do Metro de Madrid iniciaram, às zero horas de segunda-feira, uma greve de três dias em protesto...

Com a cumplicidade da UE

Muitas imagens depois, a mesma realidade. Quantas vezes fomos, cada um de nós, chocado com as imagens resultantes dos ataques...
Internacional

Junho mortal para a NATO no Afeganistão

Quase 100 sol­dados ocu­pantes mor­reram du­rante o mês de Junho no Afe­ga­nistão, tor­nando este pe­ríodo o mais negro para os mi­li­tares da NATO desde o início da guerra no ter­ri­tório.

Resistência apela à luta

A Frente Na­ci­onal de Re­sis­tência Po­pular su­blinha que o país é um campo de ba­talha entre «a do­mi­nação e a li­ber­dade» e alerta para a si­tu­ação de­ses­pe­rada em que se en­contra a oli­gar­quia.

Morreu Paulo Teixeira Jorge

Faleceu, na passada segunda-feira, o secretário para as Relações Internacionais no Bureau Político do MPLA e...

Nova ofensiva

«Com o triunfo ilegítimo de Juan Manuel Santos, repudiado pela abstenção, o país entrou num processo de...

«Golpe cruel contra o povo»

Os quatro partidos da plataforma de esquerda indiana – Partido Comunista da Índia (marxista), Partido Comunista da...
Temas

«Estamos a abrir caminho à construção<br>de uma democracia avançada»

Apro­vei­tando a pre­sença de Ca­rolus Wimmer em Por­tugal, o Avante! en­tre­vistou o di­ri­gente do Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela (PCV), que abordou al­guns dos temas mais ac­tuais da si­tu­ação po­lí­tica e so­cial na Ve­ne­zuela, o re­forço do Par­tido entre a classe ope­rária e os tra­ba­lha­dores e as pró­ximas elei­ções no país.

Argumentos
Pontos Cardeais

Cortes

Os cortes governamentais na Cultura já tiveram consequências imediatas: o novo filme de João Canijo, Sangue do Meu...
Desporto

O clube popular e o Estado

Ao constituir um local em que se podem exprimir e dar satisfação a um certo número de aspirações e de...
TVisto

O Presidente insustentável

A televisão permitiu que os cidadãos portugueses vissem e ouvissem o senhor Presidente da República informar-nos de que a...
Aconteceu

Almada reclama segurança

Uma participação à GNR, por moradores do Bairro do Asilo, no Monte da Caparica, devido a barulho excessivo numa festa,...

«Balada da Liberdade»

O Pátio de Letras, em Faro, acolheu, no passado dia 19 de Julho, a apresentação do livro de poesia «Balada da...

Até sempre, João Ferro

O jornalista João Ferro, de 72 anos, militante do PCP, membro suplente do Conselho Geral do Sindicato dos Jornalistas, morreu no...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Sábado, 3  ...

A semana em resumo

Frases

«Um estudo sobre a situação dos agregados familiares portugueses (…)...