Actual
Merecia mais
Actual
Lágrimas de crocodilo
Actual
História não acontece
A talhe de foice
Já vai em 31%...
PCP
A luta continua
O Governo tem em cima da secretária de um qualquer ministro ou secretário de Estado três pedidos de autorização de outras tantas empresas para despedir 579 trabalhadores do distrito de Braga. A Orfama, empresa de vestuário de capital francês, quer despedir 180 trabalhadores. A Frensh Fashions, também ligada ao Grupo Orfama, quer despedir mais 142. A Têxteis Manuel Gonçalves, SA, solicitou autorização para despedir outros 257.
Crónica Internacional
Besta ferida
Intensificar a luta pela ruptura e pela mudança
Contra o aumento dos preços e o roubo nos salários
Distribuições de folhetos, mini-comícios, tribunas públicas, cordões humanos e buzinões – de tudo isto se fará, hoje, a jornada nacional de esclarecimento e protesto do PCP contra o aumento dos preços e o roubo nos salários, no dia em que estas medidas começam a fazer-se sentir.
Elemento inspirador para a luta de hoje
Na sessão evocativa dos 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal no Tribunal Plenário de Lisboa, em Maio de 1950, que o Avante! tratou resumidamente na passada edição, Jerónimo de Sousa, na sua intervenção, destacou algumas características do pensamento e acção de Álvaro Cunhal, que reproduzimos nestas páginas.
Um coração grande que sucumbiu à tortura
A morte de Carlos Pato no forte de Caxias, a 26 de Junho de 1950, em resultado das violentas torturas a que foi submetido, é mais um hediondo crime do fascismo que é necessário lembrar, para que não caia no esquecimento.
Não às portagens nas SCUT
É já no próximo dia 9 que a Assembleia da República analisa o pedido de apreciação parlamentar ao decreto-lei que introduz portagens nas SCUT do Norte do País, medida que a bancada comunista considera profundamente errada e injusta.
A festa até à Festa!
Aos fins-de-semana, e até Setembro, a Quinta da Atalaia fervilha de agitação, com as jornadas de trabalho, os almoços e jantares de convívio e os cursos de formação. De tudo isto se fará a festa até à Festa.
No <i>inferno</i> dos presos políticos
<i>Artigo 38º</i>
Organizar para intervir
Momento alto na vida da organizações do PCP, realizou-se, no dia 19 de Junho, a 9.º Assembleia de Organização Concelhia de Montemor-o-Novo.
Solidariedade com os trabalhadores da <i>InvestVar</i>
PCP condena despedimentos na <i>Controlinveste</i>
PCP contra a política de desastre nacional
Reforçar o Partido
Inaugurado o CT de Paço de Arcos
Entrega das maquetas até o dia 3 de Julho
Todos ao protesto de 8 de Julho!
Em todos os sectores, os trabalhadores estão convocados para paralisações, greves e manifestações no dia nacional de protesto e de luta da CGTP-IN, agendado para 8 de Julho. A central apela à mobilização geral.
Privatizar os <i>CTT</i> será um desastre
Constante no PEC acordado entre o PS e o PSD, a privatização do serviço público postal será mais um desastre para o País e as populações, avisou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Comunicações.
Não ao «abate» de escolas
Cortes nos apoios sociais
Fortunas crescem e povo empobrece
O primeiro-ministro foi ao Parlamento anunciar a alegada existência de sinais indiciadores de uma melhoria da situação económica. A «boa nova» foi explorada pelo chefe do Governo e pela bancada do PS mas não convenceu o Secretário-geral do PCP, para quem esta não foi uma afirmação de «confiança sustentada» mas um mero «exercício de ilusionismo».
Ataque implacável aos mais frágeis
O PCP pediu a apreciação parlamentar dos diplomas do Governo que pioram as regras de atribuição de prestações sociais e do subsídio de desemprego, desferindo novos golpes nas já difíceis condições de vida em que se encontram milhares e milhares de famílias.
Prosseguir o seu ideal e luta
Por uma lei justa e equilibrada
Um passo fundamental
Irracional e desumano
Os símbolos comunistas passaram, desde 8 de Junho, a ser proibidos na Polónia. Este acto, segundo a JCP e a Federação Mundial da Juventude Democrática, representa «um ataque» aos comunistas daquele país e «de todo o mundo», mas também «a todos os que são verdadeiros defensores da democracia, da paz e da liberdade».
CDU critica chantagem política
Os eleitos comunistas na Assembleia Municipal do Montijo apresentaram, na passada semana, uma moção de censura à presidente da autarquia, do PS, pelos actos «antidemocráticos de discriminação, perseguição e teimosia política» com a Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes.
Utentes em luta no dia 6 de Julho
Mulheres contra degradação da qualidade de vida
Lisboa mais degradada
Protestos de milhões varrem a Europa
As fortíssimas pressões dos governos europeus sobre os direitos sociais, salários e pensões estão a levantar uma vaga de protestos em vários países, cujos trabalhadores recusam ser reduzidos à pobreza.
O mínimo para todos
A Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu aprovou, dia 24, o relatório da deputada do PCP, Ilda Figueiredo, que salienta a importância do rendimento mínimo a nível europeu.
Sector público é essencial
Prevenir catástrofes
Greve sem serviços mínimos
Com a cumplicidade da UE
Junho mortal para a NATO no Afeganistão
Quase 100 soldados ocupantes morreram durante o mês de Junho no Afeganistão, tornando este período o mais negro para os militares da NATO desde o início da guerra no território.
Resistência apela à luta
A Frente Nacional de Resistência Popular sublinha que o país é um campo de batalha entre «a dominação e a liberdade» e alerta para a situação desesperada em que se encontra a oligarquia.
Morreu Paulo Teixeira Jorge
Nova ofensiva
«Golpe cruel contra o povo»
Irão acusa CIA de guerra psicológica
Visita do PC da Venezuela a Portugal
«Estamos a abrir caminho à construção<br>de uma democracia avançada»
Aproveitando a presença de Carolus Wimmer em Portugal, o Avante! entrevistou o dirigente do Partido Comunista da Venezuela (PCV), que abordou alguns dos temas mais actuais da situação política e social na Venezuela, o reforço do Partido entre a classe operária e os trabalhadores e as próximas eleições no país.