Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Os Trumps

Como o PCP previu, as medidas encontradas pelo grande capital e pelas principais potências imperialistas para tentar fazer face –...
Actual

A leitura dos números

Os últimos dados divulgados pelo INE sobre o comportamento da economia nacional em 2016 dão-nos um retrato, quer dos...
Actual

Lei da rolha

Em finais de 2016, quando o Parlamento Europeu aprovou uma resolução advogando que a UE tem de combater as «campanhas de...
A talhe de foice

Defrontamos

«Nós continuaremos a trabalhar para que toda a verdade seja possível», declarou Assunção Cristas,...
PCP

Comboios e demagogia

Na mesma panela junta-se uma pitadas de demagogia tendo como ingredientes o despovoamento e a desertificação de largas parcelas do território nacional. Como acompanhamento, anuncia-se estudos, planos, projectos, parcerias. Este menu tem muita saída, especialmente em períodos eleitorais.

 

Em Foco

Só a luta garante salários e direitos

A Norte, no Centro, no Sul e na Madeira, em diversos sectores e empresas, os trabalhadores decidem avançar com greves e protestos públicos, reclamando melhores salários e contestando os ataques patronais aos direitos conquistados, com destaque para o próprio direito de negociação colectiva.

Empreender um rumo<br>de progresso e soberania

O Secretário-geral do PCP proferiu na quinta-feira, 9, uma Declaração Política sobre «A situação do País face a desenvolvimentos da situação internacional, as suas repercussões e a política necessária para assegurar o desenvolvimento nacional», que transcrevemos na íntegra.

Direito constitucional

«É absolutamente necessário e urgente que o Estado intervenha de forma profunda na esfera do imobiliário», afirmou Jerónimo de Sousa no encerramento do seminário promovido em Lisboa anteontem, 14, pelo PCP.

PCP

É preciso afastar<br>os constrangimentos

Jerónimo de Sousa participou, sábado e domingo, em iniciativas do Partido em Salvaterra de Magos e São Pedro do Sul, nas quais reafirmou a necessidade e urgência de construir no País uma política patriótica e de esquerda.

Comemorar divulgando

Na ponta final da campanha de difusão do Avante!, as comemorações do seu 86.º aniversário constituem um momento privilegiado para afirmar e divulgar o órgão central do PCP.

Debater para reforçar

A organização regional de Braga do PCP realizou recentemente uma reunião de quadros, na qual se definiu prioridades e linhas de intervenção.

Conhecer para transformar

A exposição «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade» já encerrou em Santa Maria da Feira, mas a campanha do PCP prossegue no concelho e no distrito.

MURPI recebeu PCP

À semelhança do que tem vindo a fazer com diversas organizações políticas e...

CGD é o alvo

Admitindo que sucessivas campanhas envolvendo a Caixa Geral de Depósitos têm sido «em parte animadas por erradas...

Ser comunista é cadastro?

Do Congresso dos Jornalistas, realizado em Janeiro, saiu um diagnóstico da situação que muitos profissionais vivem e que...
Trabalhadores

Inter-Reformados consolida-se para a luta

Na reunião magna da organização de reformados da CGTP-IN foram apontados os problemas do País, dos trabalhadores no activo e dos que passaram à reforma, e foi afirmado o empenho nas batalhas para a sua resolução.

Precariedade é passado

Sob a forma de uma peça de teatro, a União dos Sindicatos de Lisboa denunciou na Gare do Oriente as nefastas consequências da generalização dos vínculos laborais precários e realçou os resultados da resistência e da luta.

Vigilância na Natureza

O anúncio, por parte do Governo, de «medidas que poderão pôr em causa o futuro da rede nacional de áreas...
Assembleia da República

Exigência de dignidade<br>e igualdade

O PCP defende a eliminação da caducidade das contratações colectivas e a reposição do princípio do tratamento mais favorável, entendendo que só assim é possível dinamizar a contratação colectiva, dignificar os trabalhadores e evoluir no sentido do desenvolvimento e progresso do País.

Deu-se um passo, falta<br>o caminho

O PCP valoriza o «passo dado» no combate à precariedade na administração pública, mas sublinha que ainda há muito a «realizar» e que «ninguém» deve ficar de «fora» deste processo.

Medidas concretas<br>de apoio às MPME

O Parlamento debate amanhã, sexta-feira, 17, o projecto de lei do PCP que cria condições para a eliminação do Pagamento Especial por Conta (PEC), substituindo-o por um regime simplificado de apuramento da matéria colectável.

Reduzir é positivo

LUSA A utilização de animais no âmbito da investigação científica esteve...
Nacional

Filas intermináveis no CNP

Os utentes do Centro Nacional de Pensões (CNP) enfrentam, todos os dias, filas intermináveis na esperança de um atendimento condigno, querendo apenas ver o seu problema resolvido.

Caça aos euros no Porto

«Nenhum agente da EPorto – concessionária do estacionamento no Porto – está credenciado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária» (ANSR), denunciou a CDU no passado dia 9.

Transformar a Maia

«A Maia para todos» foi o mote do Encontro Concelhio que reuniu, sábado, 11, no salão da antiga Junta de Freguesia da Maia, eleitos e activistas da CDU.

Trump em debate

O Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC) promove na próxima segunda-feira, 20, pelas 18h00, na Casa do...
Europa

Fuga para a frente

O PCP considera que as alterações pretendidas no quadro institucional da União Europeia (UE) e sobre a Zona Euro têm consequências profundamente negativas para Portugal e não respondem aos flagelos que castigam os povos.

Estivadores em pé de guerra

Os estivadores de Espanha convocaram greves para os dias 20, 22 e 24, em defesa dos postos de trabalho e contra a liberalização laboral no sector.

UE alarga «muro»

A União Europeia vai destinar 130 milhões de euros para a criação de centros de detenção e outras medidas com vista a deter o fluxo de imigrantes na Líbia.

Internacional

Ameaça paramilitar

A zonas desocupadas pelas FARC-EP estão a ser tomadas por grupos armados que ameaçam o processo de paz em curso e a população, alertam organizações sociais na Colômbia e a própria ONU.

Ilegalização do PC da Ucrânia<br>é crime

Trinta e sete partidos comunistas e operários condenaram a tentativa de banir o PC da Ucrânia e apontam responsabilidades à UE, aos EUA e à NATO pelo apoio ao regime em Kiev.

Vencer a «guerra do pão»

O presidente da Venezuela pretende abrir cerca de dez mil padarias em todo o país. O anúncio foi feito no domingo, 12, depois...
Temas

Rejeitar o CETA

As negociações com vista à celebração do Acordo económico e de comércio global entre a União Europeia e o Canadá (CETA) – para alguns considerado como a antecâmara do TTIP – têm sido marcadas por um processo secreto, opaco, anti-democrático cujo objectivo é forçar a ratificação deste inaceitável acordo de livre comércio que fere direitos dos trabalhadores e dos povos e a soberania de estados.

Argumentos
TVisto

A voz incómoda

Fátima Campos Ferreira não resistiu e interrompeu Arménio Carlos. No «Prós e Contras» da passada...
Sociedade

O Avante! é uma arma

Sem liberdade de imprensa não há democracia. Eis uma frase em que todos parecem rever-se, raramente parando para pensar que...
Memória
Aconteceu

Portugueses no Festival de Berlim

Cinco filmes de cineastas portugueses participam na competição oficial do Festival de Cinema de Berlim que termina no domingo,...

Imagem premiada gera polémica

A imagem do assassínio do embaixador russo na Turquia, captada pelo fotógrafo turco Burhan Ozbilici, venceu, dia 13, o...

Morreu Al Jarreau

O cantor de jazz norte-americano Al Jarreau, vencedor de sete prémios Grammy, morreu, dia 12, aos 76 anos, em Los Angeles, nos Estados...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário Geral do PCP   Emprego. Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Ainda não percebi se querem dar cabo da Caixa de vez ou se não estão...