Crónica Internacional
Os Trumps
Actual
A leitura dos números
Actual
As intermitências do crime
Actual
Lei da rolha
A talhe de foice
Defrontamos

PCP
Comboios e demagogia
Na mesma panela junta-se uma pitadas de demagogia tendo como ingredientes o despovoamento e a desertificação de largas parcelas do território nacional. Como acompanhamento, anuncia-se estudos, planos, projectos, parcerias. Este menu tem muita saída, especialmente em períodos eleitorais.

Só a luta garante salários e direitos
A Norte, no Centro, no Sul e na Madeira, em diversos sectores e empresas, os trabalhadores decidem avançar com greves e protestos públicos, reclamando melhores salários e contestando os ataques patronais aos direitos conquistados, com destaque para o próprio direito de negociação colectiva.

Empreender um rumo<br>de progresso e soberania
O Secretário-geral do PCP proferiu na quinta-feira, 9, uma Declaração Política sobre «A situação do País face a desenvolvimentos da situação internacional, as suas repercussões e a política necessária para assegurar o desenvolvimento nacional», que transcrevemos na íntegra.

Direito constitucional
«É absolutamente necessário e urgente que o Estado intervenha de forma profunda na esfera do imobiliário», afirmou Jerónimo de Sousa no encerramento do seminário promovido em Lisboa anteontem, 14, pelo PCP.

É preciso afastar<br>os constrangimentos
Jerónimo de Sousa participou, sábado e domingo, em iniciativas do Partido em Salvaterra de Magos e São Pedro do Sul, nas quais reafirmou a necessidade e urgência de construir no País uma política patriótica e de esquerda.

Comemorar divulgando
Na ponta final da campanha de difusão do Avante!, as comemorações do seu 86.º aniversário constituem um momento privilegiado para afirmar e divulgar o órgão central do PCP.

Debater para reforçar
A organização regional de Braga do PCP realizou recentemente uma reunião de quadros, na qual se definiu prioridades e linhas de intervenção.

Conhecer para transformar
A exposição «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade» já encerrou em Santa Maria da Feira, mas a campanha do PCP prossegue no concelho e no distrito.

MURPI recebeu PCP
CGD é o alvo
CTT piores após privatização
A primeira revolta contra<br>a ditadura foi há 90 anos
Valorizar a produção<br>e os produtores
Almaraz, ambiente<br>e património natural
Ser comunista é cadastro?

Inter-Reformados consolida-se para a luta
Na reunião magna da organização de reformados da CGTP-IN foram apontados os problemas do País, dos trabalhadores no activo e dos que passaram à reforma, e foi afirmado o empenho nas batalhas para a sua resolução.

Precariedade é passado
Sob a forma de uma peça de teatro, a União dos Sindicatos de Lisboa denunciou na Gare do Oriente as nefastas consequências da generalização dos vínculos laborais precários e realçou os resultados da resistência e da luta.
Amianto requer máxima urgência
Vigilância na Natureza

Exigência de dignidade<br>e igualdade
O PCP defende a eliminação da caducidade das contratações colectivas e a reposição do princípio do tratamento mais favorável, entendendo que só assim é possível dinamizar a contratação colectiva, dignificar os trabalhadores e evoluir no sentido do desenvolvimento e progresso do País.

Deu-se um passo, falta<br>o caminho
O PCP valoriza o «passo dado» no combate à precariedade na administração pública, mas sublinha que ainda há muito a «realizar» e que «ninguém» deve ficar de «fora» deste processo.

Medidas concretas<br>de apoio às MPME
O Parlamento debate amanhã, sexta-feira, 17, o projecto de lei do PCP que cria condições para a eliminação do Pagamento Especial por Conta (PEC), substituindo-o por um regime simplificado de apuramento da matéria colectável.

Pesar por Georgette Ferreira

Reduzir é positivo

Filas intermináveis no CNP
Caça aos euros no Porto
«Nenhum agente da EPorto – concessionária do estacionamento no Porto – está credenciado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária» (ANSR), denunciou a CDU no passado dia 9.

Transformar a Maia
«A Maia para todos» foi o mote do Encontro Concelhio que reuniu, sábado, 11, no salão da antiga Junta de Freguesia da Maia, eleitos e activistas da CDU.

Viana do Alentejo <br>merece o melhor

Jovens querem<br> andar para a frente
Evocação de Carlos Paredes
Trump em debate
Aeroporto no Montijo<br>não é solução

Fuga para a frente
O PCP considera que as alterações pretendidas no quadro institucional da União Europeia (UE) e sobre a Zona Euro têm consequências profundamente negativas para Portugal e não respondem aos flagelos que castigam os povos.

Estivadores em pé de guerra
Os estivadores de Espanha convocaram greves para os dias 20, 22 e 24, em defesa dos postos de trabalho e contra a liberalização laboral no sector.

UE alarga «muro»
A União Europeia vai destinar 130 milhões de euros para a criação de centros de detenção e outras medidas com vista a deter o fluxo de imigrantes na Líbia.
Terceiro resgate à beira<br>do fracasso
Suíços aprovam lei<br>da naturalização
Basileia: o coração da hidra<br>financeira mundial

Ameaça paramilitar
A zonas desocupadas pelas FARC-EP estão a ser tomadas por grupos armados que ameaçam o processo de paz em curso e a população, alertam organizações sociais na Colômbia e a própria ONU.

Ilegalização do PC da Ucrânia<br>é crime
Trinta e sete partidos comunistas e operários condenaram a tentativa de banir o PC da Ucrânia e apontam responsabilidades à UE, aos EUA e à NATO pelo apoio ao regime em Kiev.
Vencer a «guerra do pão»
PC da Palestina apela<br>à unidade e resistência
Espírito Santo desce<br>ao inferno

Diálogo para a paz<br>entre moçambicanos

Rejeitar o CETA
As negociações com vista à celebração do Acordo económico e de comércio global entre a União Europeia e o Canadá (CETA) – para alguns considerado como a antecâmara do TTIP – têm sido marcadas por um processo secreto, opaco, anti-democrático cujo objectivo é forçar a ratificação deste inaceitável acordo de livre comércio que fere direitos dos trabalhadores e dos povos e a soberania de estados.
TVisto
A voz incómoda
Economia
CTT – o serviço postal público<br>faz falta ao País
Sociedade
O Avante! é uma arma
