Actual
A <i>rentrée</i>
Actual
O Big Brother - de «1984» à NSA
Actual
A lógica da floresta
A talhe de foice
O Plano
PCP
Confiança na luta pela alternativa
Num momento de grande complexidade, com o País a viver uma profunda recessão económica, com um Governo politicamente derrotado pela luta e a mascarar diariamente os dados estatísticos para iludir as suas reais dificuldades, o Partido Comunista Português é o único que mantém o estímulo à luta, a exigência da demissão do Governo e da rejeição do pacto de agressão – condições indispensáveis à construção da alternativa patriótica e de esquerda pela qual lutamos.
Crónica Internacional
O arco da contradição
O livro das nossas vidas
O lançamento pelas Edições Avante! da «Fotobiografia de Álvaro Cunhal», que teve lugar no passado dia 22, em Lisboa, é um acontecimento editorial marcante e um ponto alto das comemorações do centenário do nascimento do histórico dirigente do Partido Comunista Português e do movimento comunista internacional. Para além de ser, inquestionavelmente, uma edição de grande qualidade gráfica e enorme interesse e rigor histórico, a «Fotobiografia de Álvaro Cunhal» permite também conhecer melhor a vida, o pensamento e a luta de uma figura fascinante (que se confunde com o Partido do qual foi o mais destacado construtor) e, ao mesmo tempo, a própria história do País e do mundo em que vivemos, da qual foi um destacado protagonista.
Uma vida exemplar<br> que nos enche de confiança
Páginas de um percurso ímpar
Ao longo de mais de 290 páginas, a «Fotobiografia» revela as múltiplas facetas da personalidade de Álvaro Cunhal (militante e dirigente revolucionário, teórico do marxismo-leninismo, intelectual, artista, filho, irmão, pai, companheiro) e os múltiplos combates que travou, ao longo de mais de sete décadas de dedicada militântica comunista, pela liberdade, a democracia, a paz e o socialismo.
Nestas duas páginas mostramos algumas das 820 imagens publicadas nesta «Fotobiografia», significativas da intensa e exemplar vida de Álvaro Cunhal, que se confunde com a heróica luta do Partido Comunista Português, do qual foi o mais destacado construtor, e do povo português.
Travar a mentira e a guerra
«O PCP condena veementemente a perigosa escalada das ameaças de guerra contra a Síria por parte dos governos dos EUA, França e Inglaterra e dos seus aliados na região do Médio Oriente», sublinha-se em nota divulgada ontem.
Prevenção e reordenamento são urgentes
Apesar das condições climatéricas favoráveis terem contribuído para a diminuição do número de fogos florestais, 2013 está a ser um ano negro ao nível das consequências humanas.
Execução orçamental reflecte recessão
PCP com os trabalhadores
Alerta nos transportes
A Fectrans/CGTP-IN e outras organizações representativas de trabalhadores do sector público de transportes e comunicações aprovaram já acções em Setembro, para dar resposta firme à nova legislação.
Unir e organizar na hotelaria
Com a hotelaria e a restauração em alta, os patrões fazem da crise um pretexto para não cumprirem a lei e a contratação colectiva e manterem salários baixos, acusam os sindicatos do sector.
Três dias de greve na SPdH
Incêndios florestais
Pessoal da BRSI exige salários
MTD contra corte brutal
É Verão, mas...
Viver com dignidade
Centenas de activistas e amigos da CDU desfilaram, sábado, pelas ruas de Gaia, numa marcha pelo emprego e desenvolvimento do concelho. A iniciativa contou com a presença, entre muitos outros, de Jorge Sarabando e Paula Baptista, cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal de Gaia, e de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.
Jerónimo de Sousa em Viseu
Protesto amanhã pela Saúde
Escravatura dos estagiários
Moritz Erhardt, um jovem alemão de 21 anos, foi encontrado morto, após ter trabalhado sem interrupção durante três dias na sucursal londrina do Bank of America Merril Lynch.
Passividade suspeita
Um inquérito parlamentar qualificou como um «fracasso vergonhoso» dos serviços secretos alemães, a série de crimes impunes cometidos por uma célula neonazi ao longo de dez anos.
França corta 10 mil milhões
Holanda quer privatizar banco
Seis notas sobre um «desígnio nacional»
Tambores de guerra
Um ataque à Síria está ser preparado por EUA, Grã-Bretanha e França. Apesar de indicações em contrário, o pretexto é o uso por parte de Damasco de armas químicas contra civis.
Atentado travado
Dois colombianos foram detidos em Caracas quando se preparavam para atentar contra a vida do presidente Nicolas Maduro e do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.
A URSS comparada aos EUA
Grupo de trabalho prepara EIPCO
TVisto
Uma reportagem a haver
Um Livro por Mês
O prazer da escrita e da leitura<br> em «O Real e o Fantástico»,<br> de Sérgio de Sousa
Religiões
Neoliberalismo, religião da desigualdade…
Solidariedade sem fronteiras
Cerca de meia centena de delegações de partidos comunistas e operários e forças progressistas vão estar este ano na Festa do Avante!, boa parte das quais com pavilhões no Espaço Internacional, onde não faltarão o debate, a música e o convívio.
Um autêntico festival de cinema
Ficção, documentário, animação, longas e curtas metragens: é tudo isto, e muito mais, o que se pode encontrar no CineAvante!, bem no coração do Espaço Central. Da programação desta edição constam a evocação do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e a homenagem ao escritor comunista Urbano Tavares Rodrigues, recentemente falecido. O «Shortcutz Lisboa» volta a estar presente e, pela primeira vez, o CineAvante! conta com a participação da associação «Casa da Animação».