Editorial

MAIO EM LUTA

Milhares e milhares de pessoas – em desfiles, convívios, almoços, jantares, espectáculos diversos –...
Opinião
A talhe de foice

Agora é que é

Como quase sempre acontece nos momentos de grande tensão parece que quase ninguém se está a dar conta de que estamos a...
Actual

Mini dose

A execução orçamental referente ao primeiro trimestre do ano aí está a testemunhar a espiral recessiva para...
Actual

O bom caminho

Vítor Gaspar foi à reunião da Primavera do FMI dizer a banqueiros e gestores de grandes fundos de investimentos que...
PCP

Arrábida – património mundial da humanidade

As primeiras iniciativas com o objectivo de candidatar a Arrábida a património da humanidade remontam a 2001 e, em 2004, é incluída na Lista Indicativa Portuguesa a património mundial, num processo desencadeado pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) junto da UNESCO. Por unanimidade, em Fevereiro de 2011, a Assembleia da República recomendou ao Governo o apoio a esta candidatura.

Crónica Internacional

A nacionalização

«Populismo intimidatório» da recém reeleita «Presidente argentina e da sua pequena camarilha» decreta o...
Em Foco
PCP

Reforçar o Partido que é o obreiro da mudança

A X Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, realizada sábado no concelho da Maia, revelou um Partido mais forte e mais influente na dinamização e condução da luta dos trabalhadores e das populações do distrito do Porto. E, sobretudo, mais capaz para continuar a crescer.

Organizar para intervir

Aos vários níveis da estrutura do Partido estão a realizar-se assembleias das organizações, que analisam o meio em que actuam, traçam orientações e elegem dirigentes.

<i>Água é de Todos!</i>

O PCP recebeu no dia 19 uma delegação da campanha Água é de Todos, que reúne cerca de 150...

Faleceu Gertrudes Paulino da Silva

Nascida a 24 de Abril de Abril de 1923 em Vila Franca de Xira, foi membro do Partido Comunista Português durante 72 anos. Ainda muito...
Trabalhadores

<font color=0093dd>Maio de esperança e de confiança</font>

Num tempo de dificuldades para a actividade sindical, como para a vida da grande maioria dos portugueses, Arménio Carlos afirma que este 1.º de Maio será «de esperança e de confiança», porque «as nossas posições, as nossas propostas e a força dos trabalhadores e do povo serão determinantes para a necessária alteração da política».

A luta vai continuar

Prossegue a mobilização para que o 1.º de Maio seja uma grande jornada nacional de luta, que dará mais alento às próximas lutas, algumas das quais já estão anunciadas pelo movimento sindical unitário.

Assembleia da República

Despedimentos a preço de saldo

Com indignação e repúdio é vista a intenção do Governo de reduzir para entre seis a dez dias por ano de trabalho as indemnizações por despedimento (depois de já ter baixado de 30 para 20 dias). Trata-se de mais um passo para aumentar a exploração dos trabalhadores e instituir a «lei da selva nas relações laborais», adverte o PCP.

O desfazer de sonhos e projectos

Milhares de jovens estão a ser forçados a abandonar o Ensino Superior. Insuficiência económica, dificuldades no acesso à bolsa de estudo e propinas incomportáveis são apontadas como a causa para esta sangria processada ao ritmo de 100 estudantes por dia.

Haja transparência e verdade

O PCP exige que o Governo dê conhecimento à AR do que se passa quanto ao grau de cumprimento dos contratos das contrapartidas...
Nacional

Por outras e melhores políticas

Perante a gravidade da situação, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e as suas filiadas vão realizar no dia 4 de Maio, em Lisboa, uma concentração nacional de protesto contra o programa de desastre nacional protagonizado pela troika e pelo Governo.

Ataque aos inquilinos

O Governo apresentou na Assembleia da República três propostas de lei visando alterar o Regime da Reabilitação...

Filão de ouro para o privado

Resultado de uma parceria público-privada, a Câmara de Odivelas vai pagar, durante 25 anos, mais de 55 milhões de euros por um pavilhão e uma escola básica. Só no primeiro ano a autarquia vai desembolsar cerca de dois milhões de euros.

Solidariedade com a Síria

Com o objectivo de conhecer melhor e mais de perto os desenvolvimentos que têm tido lugar na Síria, Tiago Vieira, do Secretariado...

«Tocar é Lutar!»

Estão já abertas as inscrições para o Concurso de Bandas do Palco Novos Valores da Festa do Avante!, promovido...
Europa

Presidente derrotado

Foi a primeira vez na história da França que um presidente candidato perdeu a primeira volta para o seu principal adversário. François Hollande venceu com 28,63 por cento dos votos, contra 27,08 recolhidos pelo ainda chefe de Estado, Nicolas Sarkozy.

Governo: rua

Dezenas de milhares de checos manifestaram-se, dia 22, exigindo a demissão do governo de Petr Necas, numa acção com dimensões inéditas nas últimas duas décadas.

Subemprego afecta milhões

Um inquérito do Eurostat, divulgado, dia 19, em Bruxelas revela que, no ano passado, no conjunto dos 27 estados-membros, 8,5...

Porquê tanta agitação?

Comentando a agitação na Comissão e no Parlamento Europeu face à decisão do governo argentino de...

PE cede dados aos EUA

O Parlamento Europeu aprovou, dia 19, um novo acordo sobre a transferência de dados pessoais de passageiros aéreos europeus para...

Suicídios aumentam em Itália

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 18, à noite, na Praça do Panteão, em Roma, sob uma chuva incessante, para...
Internacional

Escândalos imperialistas

Um novo caso de profanação de cadáveres por soldados dos EUA no Afeganistão e o envolvimento de um maior número de membros dos serviços de segurança de Barack Obama no escândalo de contratação de prostitutas durante a viagem do presidente norte-americano à Colômbia estão a embaraçar o imperialismo.

Horror no Iraque

As armas de destruição massiva usadas pelos EUA no Iraque durante a guerra de invasão e ocupação provocam consequências devastadoras entre a população civil e pesam com horror sobre as novas gerações.

Discriminação oficial

As comunidades cigana, judia e outros grupos minoritários são alvo de discriminação política,...
Temas

Terra, o amor e o canto num tempo <i>ainda acorrentado</i>

A poesia comprometida, herança nossa de um certo realismo francês – engajamento reeditado pelo Sartre, o qual foi, de certa forma, responsável (graças ao Maio/68) pelo enquadramento ideológico da geração neo-realista de 1960, a que foi à guerra e no-la contou, estupefacta, em prosa e verso –, ainda é possível hoje, em Portugal?

Ainda o primado da Constituição?

A temática que me proponho abordar, em breves palavras, é muito pertinente e actual. Num tempo em que a «ditadura» da troika, a mando de poderosas instâncias internacionais, traça o caminho do nosso País, a Constituição da República Portuguesa (CRP) arrisca converter-se num papel sem operatividade prática. E pior ainda: vai-se perdendo a supremacia das normas constitucionais sobre as normas internacionais numa subversão da soberania portuguesa, que não tem um fim à vista.

Política do Governo agrava a crise

Image 10265

Apenas se passaram três meses após o início do ano e o Governo já se viu na necessidade de apresentar na Assembleia da República uma proposta de lei que visa alterar o Orçamento do Estado para 2012. Mesmo esta proposta assenta em pressupostos macroeconómicos que já estão ultrapassados.

Smart Defense, Pool and Sharing e oc nine-nine

De quando em vez surgem umas novas expressões e a imediata tendência do poder dominante de as introduzir no nosso léxico e, com isso, aparentar uma certa modernidade e procurar demonstrar como Portugal, também nestas coisas, lá vai no «pelotão da frente».

A terra, o amor e o canto num tempo <i>ainda acorrentado</i>

A poesia comprometida, herança nossa de um certo realismo francês – engajamento reeditado pelo Sartre, o qual foi, de certa forma, responsável (graças ao Maio/68) pelo enquadramento ideológico da geração neo-realista de 1960, a que foi à guerra e no-la contou, estupefacta, em prosa e verso –, ainda é possível hoje, em Portugal?

Argumentos
TVisto

Manipulação social

Segunda-feira, nova semana, logo pela manhãzinha a televisão dá-nos notícias da Síria em todos os canais...
Gastronomias

... E a vida

Para o Balta(sar), mi compañero del alma, mi amigo Já tive ocasião de informar os teus...
Aconteceu

Comuna festeja 40 anos

O grupo Comuna – Teatro de Pesquisa festeja 40 anos com a estreia em Portugal da peça «A...

Falece fundador do FITEI

António Lopes dos Santos faleceu, no sábado, 21, aos 75 anos, vítima de doença prolongada. Em 1978 foi um dos...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP...

A semana em resumo

Frases

«Ainda esta semana o insuspeito FMI – tal como a OCDE na semana passada –...