Assembleias de organização

Organizar para intervir

Aos vá­rios ní­veis da es­tru­tura do Par­tido estão a re­a­lizar-se as­sem­bleias das or­ga­ni­za­ções, que ana­lisam o meio em que ac­tuam, traçam ori­en­ta­ções e elegem di­ri­gentes.

As or­ga­ni­za­ções de­cidem as suas ori­en­ta­ções

Teve lugar no sá­bado a XI As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia da Ma­rinha Grande do PCP, com a par­ti­ci­pação de 90 de­le­gados e a pre­sença de Ma­nuela Ber­nar­dino, do Se­cre­ta­riado do CC.

Os de­le­gados de­ba­teram as con­sequên­cias do pacto de agressão, que tem pro­vo­cado a fa­lência de em­presas e o au­mento do de­sem­prego e da pre­ca­ri­e­dade, o corte nos sa­lá­rios e nas pen­sões e o au­mento da carga fiscal sobre o povo, para além de pro­curar di­mi­nuir a ca­pa­ci­dade rei­vin­di­ca­tiva dos tra­ba­lha­dores.

Ao nível local, acusou-se a gestão PS no mu­ni­cípio de ter aban­do­nado o de­sen­vol­vi­mento do con­celho. A al­ter­na­tiva está na CDU, con­cluiu a as­sem­bleia.

A di­na­mi­zação e cri­ação de or­ga­ni­za­ções de base são a chave para o re­forço do Par­tido e para o en­qua­dra­mento de mais mi­li­tantes, po­ten­ci­ando a in­ter­venção nas em­presas, lo­cais de tra­balho, fre­gue­sias, lu­gares e áreas de in­ter­venção, con­cluiu-se. A pri­o­ri­dade é a cri­ação e re­forço da or­ga­ni­zação nas em­presas e lo­cais de tra­balho. A re­so­lução po­lí­tica foi apro­vada por una­ni­mi­dade, tal como a nova Co­missão Con­ce­lhia, que ficou com­posta por 27 ele­mentos.

No fim-de-se­mana an­te­rior, re­a­lizou-se a VII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação de Fre­guesia do La­ran­jeiro com a par­ti­ci­pação de mais de meia cen­tena de mi­li­tantes. A Re­so­lução Po­lí­tica, de­pois de de­ba­tida, foi apro­vada por una­ni­mi­dade. A Co­missão de Fre­guesia eleita ficou com­posta por 29 ele­mentos. A en­cerrar in­ter­veio An­tónia Lopes, dos or­ga­nismos exe­cu­tivos da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP.



Mais artigos de: PCP

Reforçar o Partido que é o obreiro da mudança

A X As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP, re­a­li­zada sá­bado no con­celho da Maia, re­velou um Par­tido mais forte e mais in­flu­ente na di­na­mi­zação e con­dução da luta dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções do dis­trito do Porto. E, so­bre­tudo, mais capaz para con­ti­nuar a crescer.

Sobre as comemorações do 25 de Abril

O PCP pronuncia-se pela valorização das comemorações oficiais do 25 de Abril, das quais emerge com particular significado a sessão que se realiza na Assembleia da República e cuja eliminação – que a direita pretende e já várias vezes tentou...

Assalto a uns lucros para outros

O PCP considera que o aumento do preço do gás natural proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de 6,9 por cento a partir de Julho, constitui «mais um passo no processo de acumulação de lucros conseguidos à custa dos rendimentos da...

<i>Água é de Todos!</i>

O PCP recebeu no dia 19 uma delegação da campanha Água é de Todos, que reúne cerca de 150 organizações nacionais e visa defender a gestão pública da água e impedir a sua privatização, como pretende o Governo. A mais recente iniciativa...

Faleceu Gertrudes Paulino da Silva

Nascida a 24 de Abril de Abril de 1923 em Vila Franca de Xira, foi membro do Partido Comunista Português durante 72 anos. Ainda muito jovem começou a participar na luta contra o fascismo, pela liberdade e as condições de vida dos trabalhadores e do povo. Operária em fábricas...