Editorial

A LUTA E A FESTA

Alertou o PCP, na devida altura, para a questão essencial: que nenhuma das medidas do «programa da troika» – do qual,...
Opinião
Actual

Caladinhos

Na missa em que celebrou o 50.º aniversário da sua ordenação, o cardeal-patriarca de Lisboa criticou os...
Actual

É uma limpeza!

Hoje vamos falar de uma empresa. Que existe. Que tem trabalhadores. Que se dedica a serviços de limpezas. Não se...
Actual

Tempo de <i>rentrées</i>

É hábito, por esta altura do ano, os media dedicarem parte (por vezes grande) do seu espaço àquilo a que chamam a...
PCP

Eixo essencial do programa de submissão e agressão

Passaram cem dias sobre a assinatura do pacto de submissão e agressão aos trabalhadores, ao povo e ao País, subscrito pelo PS, PSD e CDS-PP, com o FMI, a UE e o BCE. Um pacto ilegítimo pelo processo e pelo conteúdo cuja aplicação está a ser dirigida pelo Governo PSD/CDS-PP com a assessoria do PS e o apoio do Presidente da República.

A talhe de foice

O nosso e o deles

O que poderá haver de comum entre a freguesia de Alvorninha, nas Caldas da Rainha, e cidades como Amesterdão, Roterdão,...
Crónica Internacional

Os abutres

Cavalgando na ânsia e no cálculo da aproximação do desfecho da primeira fase da agressão dos EUA e da NATO...
Em Foco

Reformados protestam hoje

Travar o passo ao alastrar da pobreza e da miséria social e dar expressão à indignação é o propósito da concentração de reformados, pensionistas e idosos, esta tarde, diante da residência oficial do primeiro-ministro.

PCP

No PCP não há desânimo

É imperioso fazer frente às medidas do Governo e da troika, afirmou Jerónimo de Sousa num comício realizado no sábado, na Costa da Caparica, onde garantiu o empenho dos comunistas nos combates que é preciso travar.

Só se vence lutando

A célula do PCP na SN Seixal apela aos trabalhadores para lutem e denunciem junto da Comissão de...

Alqueva é alavanca de desenvolvimento

O PCP rejeita o adiamento da conclusão de Alqueva e levará à Assembleia da República a sua proposta de elaboração de um plano estratégico para a zona abrangida pelo empreendimento.

Suspensão inadmissível

A decisão de suspender a construção do Hospital do Seixal é «inadmissível», considera o...

Contra a Constituição e a lei

O PCP está contra o acordo assinado entre Portugal e os Estados Unidos da América que prevê a transferência de dados...

Congelamentos ilegais

O PCP contesta o congelamento nas promoções e progressões nos índices remuneratórios para os militares e...

A luta não vai de férias

No quadro da resistência contra as políticas antipopulares e antipatrióticas impostas pelo Governo PSD/CDS, com a...
Trabalhadores

Marcada luta na segurança

Realizar uma «semana da indignação dos polícias» no período de 21 a 28 de Setembro foi uma decisão tomada pelos sindicatos e associações profissionais, em resposta às opções do Governo para a segurança interna.

A luta continua na <i>TNC </i>

Depois de mais uma semana de luta sem descanso, que incluiu um protesto na TNC2, os trabalhadores da TNC conseguiram, ontem, que se realizasse uma reunião entre as partes no Ministério da Economia.

Presos a trabalhar

Três trabalhadores da Câmara Lisboa foram detidos na Feira da Ladra pela PSP, no dia 13 de Agosto, levados para a 15.ª...
Nacional

CDU entrega lista

A CDU na Madeira entregou anteontem, no Palácio da Justiça, no Funchal, a sua lista de candidatos às Eleições Regionais, que vão ter lugar no dia 9 de Outubro.

Vitivinicultores protestam a 31

Os vitivinicultores do Douro vão voltar a manifestar-se, no dia 31 de Agosto, na Régua, contra o corte de 25 mil pipas no...

Utentes exigem respeito

Hoje, às 10h30, terá lugar uma concentração de utentes junto do Centro de Saúde de Penalva do Castelo para...
Europa

Trabalho escravo na <i>Zara</i>

As condições de trabalho detectadas num dos fornecedores brasileiros da marca de vestuário espanhola Zara foram consideradas pelas autoridades análogas à escravatura.

Mão pesada

A severidade dos tribunais britânicos é criticada por juristas e organizações de defesa dos direitos humanos, notando que em condições normais as penas seriam muito mais leves ou não seriam aplicadas.

<i>Eni</i> regressa à Líbia

A petrolífera italiana Eni, que era o principal produtor estrangeiro de petróleo na Líbia antes da agressão...

Da violência

«Do rio que tudo arrasta se diz que é violentoMas ninguém diz violentas as margens que o...
Internacional

Tripoli cai afogada em sangue *

Ao fim de seis meses de insurreição, cinco dos quais apoiados por persistentes bombardeamentos da NATO, os contra-revolucionários tomaram a capital da Líbia. No assalto a Tripoli, a Aliança Atlântica e os mercenários e fundamentalistas islâmicos afectos ao Conselho Nacional de Transição (CNT) mataram tantas pessoas como as vítimas civis estimadas pelo governo líbio durante todo o conflito.

 

O mundo à beira do caos

A crise do capitalismo é tão profunda que até os líderes dos EUA e da União Europeia e os ideólogos do neoliberalismo assumem essa realidade. Estão alarmados por não enxergarem uma solução que possa deter a corrida para o abismo. Esforçam-se sem êxito para que apareça luz no fim do túnel.

Estudantes e trabalhadores avançam na luta

Cumpre-se hoje no Chile o segundo dia de uma paralisação nacional convocada pelo movimento sindical unitário, democrático e de classe, e atendida pelos estudantes, em luta há três meses.

Argumentos
Pontos Cardeais

«Lavagens» (I)

O JN proclamava em recente 1.ª página – E lá dentro explicava, ao longo de duas páginas. Ao que...
TVisto

A infecção

Como habitualmente, ia eu calcorreando as ruas da (minha/nossa) amargura, isto é, ia fazendo zapping por esses muitos canais afora,...
Festa do Avante!

Visita obrigatória

O Espaço Central é daqueles locais que qualquer visitante da Festa do Avante! deve visitar. Pelo arrojo do seu projecto e esmero da sua construção. Pelo elevado nível dos debates e excelência das exposições. Por ser aí que estão patentes, de forma mais completa, as batalhas, as propostas e o projecto daqueles que todos os anos erguem e realizam esta grande realização que é a Festa do Avante! – os comunistas portugueses e o seu Partido.

«Aqui respira-se um ambiente de Festa»

A Festa do Avante! é, cada vez mais, o espaço da juventude, que ali sente denunciados os seus problemas, que ali sonha com uma vida melhor, que ali se consciencializa para a necessidade de lutar contra o rumo de afundamento seguido, de ataque aos seus direitos, conquistados também por jovens como eles na Revolução dos Cravos. Em conversa com o Avante!, Cátia Lapeiro, Pedro Martins e Duarte Alves, contaram o que vai proporcionar este ano a Cidade da Juventude, erguida por jovens comunistas, seus amigos e amigos da Festa.

O País que resiste e luta

Muito procurados pelos visitantes da Festa, os espaços das organizações regionais do Partido, este ano com novas localizações, têm o que de melhor se faz em Portugal ao nível da gastronomia e da cultura – e, claro, das lutas travadas pelos trabalhadores e pelo povo contra a «austeridade» imposta pelas troikas nacional e estrangeira ao serviço dos interesses do grande capital.

Manifestação cultural de classe

Para Manuel Augusto Araújo e Filipe Diniz, a Bienal da Festa do Avante! é uma mostra só possível na maior iniciativa político-cultural nacional. Este ano, para além dos muitos jovens talentosos que podem ser apreciados por um público amplo e heterogéneo, vai estar patente uma exposição que homenageia Cipriano Dourado, artista militante de verticalidade exemplar.

Aconteceu

Faleceu autor de <i>Iznogoud</i>

Jean Tabary, o pai da famosa personagem Iznogoud, faleceu dia 18, em França, com 81 anos. Iniciou-se como desenhador em 1956,...

Iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP    Grândola...

A semana em resumo

Frases

«O que justifica que os ricos paguem menos impostos que os pobres? Absolutamente...