Nos 90 anos do PCCh

Partidos Comunistasvisitaram a China

Uma delegação conjunta de partidos comunistas da Europa Ocidental visitou a China, de 6 a 19 de Agosto, a convite do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central do Partido Comunista da China (PCCh).

A delegação, que percorreu várias cidades e regiões, era constituída por partidos comunistas da Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Itália e Portugal.

Para além de visitas com muito interesse, quer no plano histórico, no âmbito das comemorações do 90.º aniversário do PCCh, quer do conhecimento próximo da actualidade económica, social e política da República Popular da China, a delegação teve oportunidade de participar em vários encontros e debates com camaradas do PCCh sobre a actual realidade chinesa e os problemas em torno do processo de construção do socialismo naquele país.

Destaque especial, pela sua importância, para o seminário sobre a crise capitalista, a sua natureza e consequências.

Em representação do PCP participaram José Neto, do Comité Central, e Luís Carapinha, da Secção Internacional.



Mais artigos de: Internacional

Tripoli cai afogada em sangue *

Ao fim de seis meses de insurreição, cinco dos quais apoiados por persistentes bombardeamentos da NATO, os contra-revolucionários tomaram a capital da Líbia. No assalto a Tripoli, a Aliança Atlântica e os mercenários e fundamentalistas islâmicos afectos ao Conselho Nacional de Transição (CNT) mataram tantas pessoas como as vítimas civis estimadas pelo governo líbio durante todo o conflito.

 

O mundo à beira do caos

A crise do capitalismo é tão profunda que até os líderes dos EUA e da União Europeia e os ideólogos do neoliberalismo assumem essa realidade. Estão alarmados por não enxergarem uma solução que possa deter a corrida para o abismo. Esforçam-se sem êxito para que apareça luz no fim do túnel.

Estudantes e trabalhadores avançam na luta

Cumpre-se hoje no Chile o segundo dia de uma paralisação nacional convocada pelo movimento sindical unitário, democrático e de classe, e atendida pelos estudantes, em luta há três meses.