Vitivinicultores protestam a 31
Os vitivinicultores do Douro vão voltar a manifestar-se, no dia 31 de Agosto, na Régua, contra o corte de 25 mil pipas no benefício e para reivindicar o pagamento de 1250 euros por pipa de vinho do Porto.
No espaço de um mês, esta é a segunda manifestação marcada pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO), uma vez que ainda não houve qualquer resposta por parte do Governo às suas reivindicações.
No Douro começam agora as vindimas que, este ano, ficam marcadas por uma redução de 25 mil pipas (cada uma com 550 litros) de benefício, ou seja, a quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto.
O Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) fixou em 85 mil o número de pipas de benefício, enquanto que, no ano passado, este valor foi de 110 mil pipas.
Com mais esta concentração, os vitivinicultores pretendem lançar um «novo grito de alerta» e voltar a chamar a atenção do Governo para a necessidade de um «plano de emergência» para «acudir» a este território.