Vitivinicultores protestam a 31

Os vi­ti­vi­ni­cul­tores do Douro vão voltar a ma­ni­festar-se, no dia 31 de Agosto, na Régua, contra o corte de 25 mil pipas no be­ne­fício e para rei­vin­dicar o pa­ga­mento de 1250 euros por pipa de vinho do Porto.

No es­paço de um mês, esta é a se­gunda ma­ni­fes­tação mar­cada pela As­so­ci­ação dos Vi­ti­vi­ni­cul­tores In­de­pen­dentes do Douro (AVI­DOURO), uma vez que ainda não houve qual­quer res­posta por parte do Go­verno às suas rei­vin­di­ca­ções.

No Douro co­meçam agora as vin­dimas que, este ano, ficam mar­cadas por uma re­dução de 25 mil pipas (cada uma com 550 li­tros) de be­ne­fício, ou seja, a quan­ti­dade de mosto que cada vi­ti­cultor pode des­tinar à pro­dução de vinho do Porto.

O Con­selho In­ter­pro­fis­si­onal do Ins­ti­tuto dos Vi­nhos do Douro e Porto (IVDP) fixou em 85 mil o nú­mero de pipas de be­ne­fício, en­quanto que, no ano pas­sado, este valor foi de 110 mil pipas.

Com mais esta con­cen­tração, os vi­ti­vi­ni­cul­tores pre­tendem lançar um «novo grito de alerta» e voltar a chamar a atenção do Go­verno para a ne­ces­si­dade de um «plano de emer­gência» para «acudir» a este ter­ri­tório.



Mais artigos de: Nacional

CDU entrega lista

A CDU na Ma­deira en­tregou an­te­ontem, no Pa­lácio da Jus­tiça, no Fun­chal, a sua lista de can­di­datos às Elei­ções Re­gi­o­nais, que vão ter lugar no dia 9 de Ou­tubro.

Utentes exigem respeito

Hoje, às 10h30, terá lugar uma concentração de utentes junto do Centro de Saúde de Penalva do Castelo para exigir o aumento do número de médicos, a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e a melhoria dos procedimentos. Anteontem, os utentes de...