PCP
Novo ano: iniciativa e luta
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
2025, resistência e confiança
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Asteróides
Actual
Quem são afinal os terroristas?
Actual
Agenda de quem?
Actual
Fidelização? E porque não umas grilhetas?
O pulsar da luta no XXII Congresso do PCP
Prosseguimos com a abordagem ao XXII Congresso do PCP, realizado em Almada entre 13 e 15 de Dezembro: a análise da situação nacional e internacional, as propostas do Partido e o caminho para o seu reforço e afirmação, a luta dos trabalhadores e do povo pela democracia, os direitos e a paz. As intervenções na íntegra estão publicadas em pcp.pt/XXIICongresso.
«É fundamental a participação de todos os que defendem a paz na manifestação de dia 18, em Lisboa»
Artigo de acesso livre
Está convocada para 18 de Janeiro, em Lisboa, a manifestação nacional «É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela Paz», promovida por várias organizações, entre as quais o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Sobre os seus objectivos e pertinência falou ao Avante! Ilda Figueiredo, presidente da direcção do CPPC, para quem a luta pela paz e o desarmamento é do interesse de todos os povos, desde logo do povo português.
Novo ano é sinónimo de luta redobrada por uma vida melhor
Artigo de acesso livre
Se em 2025 não se perspectivam os melhores augúrios - tanto a nível dos salários e pensões, como nos serviços públicos ou nos preços de bens essenciais – da parte do PCP fica a promessa: continuar a lutar, com os trabalhadores e o povo, para uma vida melhor.
Fuga de Peniche foi há 65 anos
Foi no dia 3 de Janeiro de 1960, há precisamente 65 anos, que dez dirigentes e quadros comunistas, dando corpo a um plano que levou longos anos a preparar, fugiram de um dos mais seguros cárceres fascistas, o Forte de Peniche.
Mensagem do PM não responde ao País real
Faleceu Maria do Carmo Tavares, sindicalista e militante comunista
Com efeitos no novo ano resistência e luta resultam
Casos ocorridos em Dezembro, num restaurante McDonald’s, na CUF, no refeitório da Nokia, na Associação Académica de Coimbra e no Metropolitano de Lisboa, mostraram a importância da unidade e da organização.
Indústria em vez de especulação nos terrenos da refinaria da GALP
O SITE Norte e a FIEQUIMETAL/CGTP-IN assinalaramno local os quatros anos do anúncio de encerramento do complexo petroquímico que tinha no núcleo a refinaria da Petrogal, em Leça do Balio (Matosinhos).
Produção parou na Navigator
Greve na Higiene Urbana de Lisboa
Plenário hoje na Silopor
Greve na distribuição
FNAM acusa tutela de «grave violação da lei»
Greve nas Misericórdias
Combate à precariedade na Ciência exige soluções concretas e urgentes
A precariedade laboral na ciência continua a ser um flagelo que atinge um elevado numero de investigadores. A exigência de soluções concretas e urgentes sobe de tom - e nesse combate está empenhado o PCP.
Santiago do Cacém com maior orçamento de sempre
A Assembleia Municipal de Santiago do Cacém aprovou, por maioria, no dia 18 de Dezembro, as grandes opções do plano (GOP) e o orçamento para 2025, no valor de 54,5 milhões de euros.
Problema da habitação agravou-se em 2024
Organismos públicos confirmam o que o Movimento Porta a Porta – Casa para todos tem denunciado: 2024 ficou marcado pelo agravamento do problema da habitação em Portugal.
AL e hotéis na cidade do Porto já ultrapassam a procura turística
Segundo a CDU, o número de alojamentos locais (AL) e hotéis na cidade do Porto já ultrapassa a procura turística, pelo que urge suspender os novos pedidos de licenciamento.
Mais de 600 casas devolutas do IASFA
Câmara de Loures ameaça retirar os filhos às famílias em risco de despejo
Fátima Silveirinha substitui Rui Canas na União das Freguesias de Setúbal
EUA querem controlar Gronelândia
Os EUA pretendem controlar a ilha dinamarquesa da Gronelândia, situada entre o Atlântico Norte e o Ártico, mas as autoridades locais e o governo em Copenhaga respondem que não estão à venda.
Presidente da Geórgia tomou posse em Tiblisi
Pela guerra é que nos querem levar
Israelitas continuam a atacar Palestina, Líbano, Síria e Iémen
Artigo de acesso livre
Tropas israelitas prosseguem os ataques a hospitais e à população na Faixa de Gaza, bombardeiam e fazem incursões no sul do Líbano, multiplicam ataques aéreos e ocupam mais território da Síria. Nos últimos dias atacaram a capital do Iémen, Sanaa.
EUA impulsionam corrida aos armamentos
Os EUA aprovaram o orçamento militar para 2025, que aumenta o já de si extraordinário valor registado no ano anterior, que representava mais de 30 por cento das despesas militares mundiais. Os EUA são há muito o principal instigador da corrida aos armamentos.