Editorial

É JÁ AMANHÃ<br>A FESTA!

Continua esta semana a preparação da Festa do Avante!. As organizações do PCP e milhares de militantes e amigos do...
Opinião
A talhe de foice

Não te rendas

No fecho desta edição desconhecia-se ainda o resultado da votação no Senado brasileiro que ditará, mais do...
Crónica Internacional

Solidariedade<br>anti-imperialista

Entre as linhas centrais da ofensiva do imperialismo, inclui-se o sistemático ataque à soberania dos povos e, particularmente, a...
PCP

Desporto para o povo?

A vitória da selecção nacional de futebol no europeu e uma série de excelentes resultados em várias modalidades, ampliados pela comunicação social de forma exaustiva, produziram um duplo efeito: Uma onda de euforia e, ao mesmo tempo, uma ilusão quanto à realidade da situação em que se encontra o desporto nacional.

Actual

Por que mentes, Mendes?

No que vai ficando conhecido como um generoso tempo de antena oferecido semanalmente pela SIC ao PSD e ao capital monopolista, Marques...
Actual

50 anos

Para a esmagadora maioria dos que este fim-de-semana cruzarem os portões da Quinta do Cabo, para participarem na Festa do Avante!, a...
Em Foco

Greves fortes com razões justas

Com uma greve histórica no sector, os trabalhadores da segurança dos aeroportos mostraram ao País as graves condições a que as multinacionais Vinci, Prosegur e Securitas os sujeitam. Nestes últimos dias de Agosto, fizeram greve também enfermeiros e trabalhadores da hotelaria.

PCP

OE 2017 sem espaço para recuos

«O caminho é andar para frente, e não voltar atrás na política», avisou o Secretário-geral do PCP referindo-se ao Orçamento do Estado para 2017 ao intervir num jantar-comício em Grândola.

PCP apela à luta <br>contra a precariedade

«A cada posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo de trabalho efectivo», lembra o Partido num comunicado distribuído à porta do Call Center e Backoffice da PT no Porto, e no qual chama os trabalhadores a lutarem pelos seus direitos.

PCP rejeita discriminações

«O papel reconhecido constitucionalmente aos partidos e à sua actividade política deve continuar a ter expressão no regime tributário», considera o PCP em nota a propósito das isenções de IMI.

Construir um mundo de paz

Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 30, no Centro de Informação Urbano de Lisboa, com os jovens que estão...

Manuais escolares gratuitos

O PCP inicia imediatamente a seguir à Festa do Avante! uma campanha nacional em defesa da gratuitidade dos manuais escolares para...

Adeus a Silas Cerqueira

As cerimónias fúnebres de Silas Cerqueira, que decorreram na Casa da Paz, sede do Conselho...
Trabalhadores

Luta nacional no dia 8

Afirmar publicamente a necessidade de investir mais na defesa da floresta e na prevenção dos incêndios florestais não condiz com impor a extinção da carreira de guarda-florestal, protestou a Federação da Função Pública.

Mantém-se alerta nos transportes

Será com a mobilização dos trabalhadores que «a abertura registada, decorrente da nova correlação de forças na Assembleia da República, terá resultados concretos», preveniu a Fectrans, após uma reunião com o ministro do Ambiente.

Estágios do IEFP

O presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional revelou ao Público, no domingo, dia 28, que já...

CGD pública e capitalizada

O Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira considera «profundamente importante e imprescindível a Portugal,...
Assembleia da República

Pelo progresso agrícola em Portalegre

A Assembleia da República aprovou uma recomendação ao Governo para a inclusão do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (barragem do Pisão) nas prioridades de investimento em regadio no País.

 

Justiça social fica a ganhar

Entra hoje em vigor, 1 de Setembro, o diploma com as alterações ao regime do arrendamento apoiado que visam «uma maior...
Nacional

Vale a pena lutar <br>por um futuro melhor

João Decq Motta, primeiro candidato pelo círculo eleitoral do Faial, alertou para o «aumento das dificuldades» dos faialensese e apelou ao voto na CDU «para que não fique tudo na mesma».

Medidas indispensáveis <br>para os Açores

A CDU apresentou na actual legislatura um conjunto de medidas indispensáveis para o povo açoriano e para o futuro dos Açores, que o PS rejeitou. Coligação PCP-PEV promete continuar a lutar por estas causas.

Europa

Indústria esmaga preços

Após uma semana de protestos junto a uma fábrica do grupo Lactalis, os produtores de leite franceses iniciaram, na segunda-feira, 29, novas acções por preços justos.

Candidatura recusada

A Junta Eleitoral de Guipúscoa confirmou, dia 29, a rejeição da candidatura de Arnaldo Otegi às eleições autonómicas no País Basco, marcadas para 25 de Setembro.

Emigrantes regressam à Irlanda

A Irlanda registou entre Abril de 2015 e o mesmo mês deste ano, um saldo migratório positivo pela primeira vez desde 2009. O...

E a dívida, senhores?

1. No início de 2014, setenta personalidades decidiram subscrever um manifesto em defesa de uma...
Internacional

Acordo de paz assinado<br>em Havana

O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) assinaram a 24 de Agosto, em Havana, um acordo de paz que põe fim a meio século de conflito armado.

Apelo à solidariedade

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) apela à solidariedade com a República Bolivariana da Venezuela e denuncia a acção golpista da direita venezuelana e dos EUA contra aquele país.

Golpe no Brasil

«As acusações dirigidas contra mim são injustas e descabidas. Cassar em definitivo o meu mandato é como...

Tensão no Saara Ocidental

As forças de ocupação marroquinas no Saara Ocidental ocuparam posições na zona de Guergarat, a 11 de...
Temas

Milosevic e a actualidade

Slobodan Milosevic morreu há dez anos nos calabouços do «tribunal» especial criado pelos carrascos da Jugoslávia, o ICTY. Seguindo o guião usual, o presidente (repetidamente eleito) Milosevic fora pessoalmente demonizado e caluniado como prelúdio à destruição do seu país. Pela calada, o ICTY acaba agora de reconhecer a falsidade das calúnias (ilibando os mortos para condenar os vivosi). Importa romper as barreiras de silêncio cúmplice da comunicação social de regime sobre este reconhecimento envergonhado – que contrasta de forma flagrante com o unanimismo estridente das acusações de há duas décadas. E importa extrair as lições que tudo isto encerra. Lições que são de tremenda actualidade. Novas campanhas belicistas, de consequências potencialmente muito mais dramáticas, estão hoje em curso.

Argumentos
Músicas

A «Clássica» na Festa

Não testemunhámos na primeira Festa do Avante! a presença do grande Luigi Nono, mas...
TVisto

Os incendiários

Actuam sobretudo de noite, a coberto das trevas que tomaram conta do País e quando ruas e caminhos se desertificaram em maior ou...
Memória
Festa do Avante!

Bem-vindos à terra <br>onde os sonhos são compromisso de vida

Jerónimo de Sousa saudou os construtores da Festa do Avante! e sublinhou que a maior iniciativa político-cultural nacional que amanhã abre portas é o exemplo acabado de que, «quando nos empenhamos, com convicção e confiança, não há dificuldades nem obstáculos intransponíveis».

Momentos marcantes

A abertura e o comício de encerramento são dois momentos altos do programa político da...

Palavras de luta

Durante os dias 2, 3 e 4 de Setembro, um pouco por toda a Festa, os muitos milhares de visitantes têm a possibilidade escutar, tirar dúvidas e fazer ouvir a sua voz nos 53 debates, momentos de solidariedade, actos públicos, conversas, momentos e sessões evocativas.

Tudo sobre a Festa

A revista da Festa do Avante! encontra-se à venda em todo o País. Com 128 páginas e um custo de 4,50 euros, esta...
Aconteceu

Banca destruiu 9 mil empregos

Entre 2011 e 2015 a banca eliminou 9219 postos de trabalho e encerrou 1388 balcões em todo o País.De um universo de 57 069...

Suíça testa robôs-carteiros

Os correios suíços (La Poste) apresentaram, dia 23, robôs capazes de entregar cartas e encomendas autonomamente.Os novos...

Maria Lamas evocada em Berlim

O grupo Pó da Terra estreou, dia 24, em Berlim, uma peça teatral sobre Maria Lamas, destacada lutadora antifascista e defensora...

Reuniões e outras inicitivas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Soluções...

A semana em resumo

Frases

“A decisão de excluir os nossos atletas paralímpicos é desprovida de...