Manuais escolares gratuitos

O PCP inicia imediatamente a seguir à Festa do Avante! uma campanha nacional em defesa da gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino obrigatório. No folheto editado para o efeito, o Partido lembra que «na posição conjunta assinada entre o PCP e o PS que permitiu uma nova solução política para o País» essa foi uma proposta incluída por iniciativa do Partido.

No mesmo documento, o PCP esclarece que «não foi possível um acordo que permitisse ir mais longe na aplicação desta medida já no início do ano lectivo». Porém, «o PCP propôs e foi aprovada a gratuitidade dos manuais para todas as crianças que iniciam o seu percurso escolar no ano lectivo de 2016/2017», medida que vai abranger mais de 80 mil crianças e significa uma poupança para as famílias na ordem dos três milhões de euros.

As propostas do PCP – quer a que já se encontra em vigor, quer aquela que o Partido pretende ver implementada –, respondem à realidade concreta. «A grande maioria das famílias portuguesas, com filhos em idade escolar, continua a viver em Agosto e Setembro um autêntico pesadelo para adquirir os manuais escolares e outro material didáctico», situação que se agrava com a degradação das condições económicas dos agregados, particularmente como a registada com o anterior governo PSD/CDS, e por flagelos sociais como o desemprego, os baixos salários, a pobreza.

Apesar de a Constituição da República consagrar a gratuitidade do ensino obrigatório, a verdade é que Portugal é um dos países da UE onde as famílias suportam mais custos com a educação, em média 1090 euros por ano, segundo o INE.

Assim, «a gratuitidade dos manuais escolares é um passo significativo na concretização de um preceito constitucional» e «vai permitir novos avanços no combate ao abandono e insucesso escolares», afirma-se ainda no folheto, antes de se concluir que tal representa «um acréscimo residual na despesa do orçamento do Ministério da Educação», mas «um verdadeiro investimento para o futuro».

 



Mais artigos de: PCP

OE 2017 sem espaço para recuos

«O caminho é andar para frente, e não voltar atrás na política», avisou o Secretário-geral do PCP referindo-se ao Orçamento do Estado para 2017 ao intervir num jantar-comício em Grândola.

PCP apela à luta <br>contra a precariedade

«A cada posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo de trabalho efectivo», lembra o Partido num comunicado distribuído à porta do Call Center e Backoffice da PT no Porto, e no qual chama os trabalhadores a lutarem pelos seus direitos.

PCP rejeita discriminações

«O papel reconhecido constitucionalmente aos partidos e à sua actividade política deve continuar a ter expressão no regime tributário», considera o PCP em nota a propósito das isenções de IMI.

Garantir o interesse público<br>e os postos de trabalho

Reagindo às informações que asseguravam a existência de acordo entre o Governo português e a Comissão Europeia sobre os termos de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o PCP frisou, quinta-feira, 25, que «a...

Construir um mundo de paz

Jerónimo de Sousa encontrou-se, anteontem, 30, no Centro de Informação Urbano de Lisboa, com os jovens que estão a participar no acampamento internacional que tem como lema «Avante! Por um mundo de paz», promovido pela JCP em articulação com a...

Adeus a Silas Cerqueira

As cerimónias fúnebres de Silas Cerqueira, que decorreram na Casa da Paz, sede do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), de que Silas Cerqueira era membro fundador, tiveram lugar na passada quinta-feira, dia 25 de Agosto. Lutador pela paz e...

Justas reivindicações <br>na empresa AIS

A acção reivindicativa dos trabalhadores contra a precariedade na Automotive Interior Systems (AIS), em Montemor-o-Novo, foi saudada pela Organização Regional de Évora do PCP. «São mais de 50 por cento dos trabalhadores com contratos precários, grande parte deles...

O Militante de Setembro/Outubro

A Revista de Reflexão e Prática do PCP, que estará também à venda na Festa do Avante!, abre justamente com um artigo sobre «Abril, a Festa do Avante! e o Programa do Partido». No plano da organização partidária, destaca-se a necessidade de...