A talhe de foice
A obscenidade
Actual
Os bois pelos nomes
Actual
Três para um
Actual
Uma outra axiomática
Crónica Internacional
Pela Paz!
PCP
Em 2015 a luta continua
Há cerca de duas semanas, o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Centro e o Sindicato dos Médicos da Zona Centro organizaram uma acção de luta contra a privatização do Hospital Público de Cantanhede, Arcebispo João Crisóstomo.
Ano de resistência e luta<br>pelos valores de Abril
Mudar de política
Jerónimo de Sousa deixou palavras de esperança e de confiança aos portugueses na «possibilidade de construirmos um futuro melhor», e salientou que o PCP está pronto para «assumir todas as responsabilidades que os trabalhadores e o povo depositarem nas suas mãos».
Empobrecer para servir a especulação
Os dados recentemente divulgados pelo INE e pela Direcção-Geral do Orçamento revelam que os sacrifícios impostos ao povo servem para continuar a servir uma dívida insustentável e a especulação financeira.
Privatizar é destruir
Perante uma ofensiva sem precedentes contra o sector dos transportes, visando a sua privatização, o PCP assume o seu posto no combate em defesa dos direitos dos trabalhadores e das populações.
Defender a liberdade sindical
Exemplo notável de dedicação ao Partido
Consenso para mudar
Pescas ao fundo
Defender a TAP em todas as frentes
Sob protesto, mantém-se e vai prosseguir a luta dos trabalhadores das empresas do Grupo TAP e dos sindicatos que não aceitaram a mão cheia de nada estendida pelo Governo. O PCP suscitou a apreciação parlamentar do Decreto-Lei 181-A/2014 e confia que a continuação da luta, em todas as frentes, acabará por derrotar o Governo e impedir a criminosa privatização da TAP.
Forte greve no Lidl
Os trabalhadores da logística da rede de supermercados Lidl entraram em greve no dia 23, por 36 horas, exigindo aumento dos salários em um euro por dia.
Boa adesão na Scotturb
Participação expressiva
Soflusa pára hoje
Hotelaria da Madeira pode parar
REN em aberto
Trabalho extra sem cortes
Só a renegociação alivia o garrote
O que fazer perante a dívida pública e a descomunal dimensão que esta atingiu? A dívida é sustentável? É ou não uma entropia ao nosso desenvolvimento? Renegociar é a solução? E basta renegociar?
O ziguezaguear do PS
Dívida é insustentável
Empobrecer sem fim?
Só com o controlo público da Banca
O PCP voltou a exigir o controlo público da banca, defendendo que só dessa forma é possível resolver os problemas do sector financeiro.
Paralisia do CITIUS
Compromisso <br>com as populações
Enquanto o Governo prossegue um ataque cerrado ao Poder Local democrático, criando constrangimentos na capacidade de intervenção, as autarquias de maioria CDU aprovam orçamentos com o objectivo de continuar a resolver os problemas das populações.
É preciso dizer basta!
Tal como a CDU alertou, a adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) por parte do município de Santa Cruz, na Madeira, trará como consequências a adopção e implementação de um conjunto de medidas, nomeadamente a aplicação da taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis e da Derrama.
Melhores resultados <br>em Alcácer do Sal
A Câmara de Alcácer do Sal reduziu a despesa em 1784 535, 43 euros de acordo com os últimos dados de 31 de Outubro de 2014, comparativamente com a data de entrada do novo executivo (CDU), no final de Outubro de 2013.
Investimento desastroso
Ano negro em Santarém
«Contra a privatização <br>da água»
MPPM lembra <br>«Chumbo Fundido»
Um milhão pela transparência
Uma petição subscrita por mais de um milhão de pessoas foi entregue à Comissão Europeia, exigindo o fim das negociações do tratado de livre comércio entre os EUA e a UE.
Liberdade restringida
O Congresso de Deputados de Espanha aprovou a polémica «Lei de Segurança dos Cidadãos», que se tornou conhecida como «lei da mordaça», por restringir as liberdades cívicas.
Supremo chumba caducidade
Internet ainda não é para todos
Natal em greve
Uma luta que amadurece
Construir a esperança
Face à crescente violência sionista, não é absurdo o cenário de uma reacção popular massiva na Palestina, explicou ao Avante! Yousef Ahmed, do Partido do Povo da Palestina (PPP), em entrevista realizada à margem do Seminário Internacional de Solidariedade realizado no final do mês de Novembro, em Almada. Para o PPP, a resistência passa, no imediato, pelo isolamento internacional de Israel e pela construção da unidade capaz de construir a esperança no futuro da Palestina e do seu povo.
Ameaça a Ocidente
Embora mantenha vincado o seu carácter defensivo, a nova doutrina militar adoptada por Moscovo aponta como ameaças maiores a Aliança Atlântica e os EUA, respondendo, assim, à agressividade imperialista, que atingiu um patamar superior com a crise ucraniana que se prolonga.
Retirada é uma miragem
Com outro nome, a ocupação dos EUA/NATO vai prosseguir no Afeganistão e uma eventual retirada completa do território depende de condições praticamente impossíveis de atingir.
Governo e oposição síria <br> podem reunir em Moscovo
Mexicanos não desistem <br> da verdade sobre os 43
Tunísia procura modelo ocidental
Em defesa da cultura
Um dos mais velhos truques da opressão do capital sobre as classes e camadas que oprime é o de fingir que não está em luta. Que a cada assalto, a cada passo, a cada posição, a cada lei, a cada escola fechada, a cada sector produtivo desmantelado, a cada privatização por si levada a cabo, em nada mais do que numa honesta preocupação pelo interesse geral se pode encontrar o seu verdadeiro motivo e explicação.