Negócio dos submarinos «rendeu» milhões

A aquisição por Portugal de dois submarinos alemães proporcionou aos quatro arguidos no processo e a membros do Grupo Espírito Santo 27 milhões de euros, segundo apurou o inquérito do Ministério Público.

Apesar dos factos estabelecidos, o caso foi arquivado por «impossibilidade de recolher prova documental», como se explica numa nota do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), divulgada dia 18.

O DCIAP adianta ainda que não teve acesso «aos dados constantes do RERT (Regime Excepcional de Regularização Tributária) e às declarações dos arguidos», o que inviabilizou «a possibilidade de incriminação por fraude fiscal». Também «não foi possível imputar o crime de corrupção», nem de branqueamento de capitais.

No entanto, o documento afirma que cada membro do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo recebeu um milhão de euros. Trata-se em concreto de António Luís Roquette Ricciardi, Ricardo Espírito Santo Salgado, Manuel Fernando Espírito Santo Silva e José Manuel Pinheiro Espírito Santo Silva.

Foi ainda depositado um milhão de euros em nome de «Mónica, Marta, Tiago e Pedro Mosqueira do Amaral».

O DCIAP refere igualmente que investigou um eventual crime de prevaricação de titular de cargo político, confirmando a celebração «de um contrato substancialmente diverso do adjudicado pela Resolução do Conselho de Ministros, com alteração de aspectos essenciais em matéria de direitos e deveres das partes».

O contrato da compra dos dois submarinos por mil milhões de euros foi assinado em 2004, quando Durão Barroso era primeiro-ministro e Paulo Portas ministro da Defesa.



Mais artigos de: Aconteceu

Filme homenageia Carlos do Carmo

Carlos do Carmo foi homenageado, dia 21, data do seu 75.º aniversário, com a exibição do documentário «Um Homem no Mundo», no Cinema S. Jorge, em Lisboa. A película, da autoria de Ivan Dias, traça o percurso pessoal e artístico do cantor, de quem se...

Faleceu o actor António Montez

António Montez, natural do Cartaxo, faleceu, dia 22, aos 73 anos, em Lisboa. Ao longo da sua longa carreira artística, participou em várias peças de teatro, fez cinema, foi encenador e integrou com regularidade os elencos de séries televisivas, desde a telenovela «Vila...

21x21 personalidades

«21 personalidades dos séculos XX-XXI escolhem as 21 personalidades portuguesas do milénio» é o novo livro lançado pela Modo de Ler. A obra foi concebida pelo editor José da Cruz Santos e realizada pelo jornalista e escritor Valdemar Cruz. Com prefácio de...