PCP
De Lisboa para o Mundo
Dentro de 24 horas terá início a cimeira da NATO em Lisboa. Portugal receberá, pela primeira vez na sua história, uma Cimeira de chefes de Estado e de governo desta organização. O Governo do Partido Socialista e o Presidente da República serão, na FIL, os colaborantes anfitriões. Nas ruas de Lisboa o povo defenderá a paz e a Constituição da República Portuguesa.
Actual
A Greve Geral e a «Salvação Nacional»
Actual
Ideólogos e papagaios
Actual
Uma questão de regras
A talhe de foice
O descrédito
Crónica Internacional
O terror israelita
Toda a força à greve geral
Paulo Raimundo, da Comissão Política do Comité Central do PCP, reafirma que o Partido «está empenhadíssimo no sucesso da greve geral» e adianta, quanto às perspectivas para dia 24, que apenas estará a decidir-se «se esta será uma grande greve geral ou se será a maior greve geral alguma vez feita em Portugal».
Mobilização geral
Mantendo-se a determinação demonstrada em milhares de plenários e acções de sensibilização, nos sectores público e privado, a CGTP-IN garante que a greve geral de dia 24 será um êxito decisivo na luta por uma política que combata as injustiças.
Uma obra notável que é compromisso de luta
O Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, recebeu, no dia 10, a sessão pública de lançamento do Tomo III das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. E foi nesse magnífico espaço que o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e o director das Edições Avante!, Francisco Melo, abordaram aspectos centrais da obra teórica de Álvaro Cunhal, alguns dos quais, para além da sua importância histórica, mantêm flagrante actualidade.
A candidatura dos trabalhadores
Pela sua natureza e objectivos, a candidatura de Francisco Lopes pode muito justamente ser considerada a candidatura dos trabalhadores. Esta característica ficou clara no almoço de sábado, em Almada, com cerca de 400 representantes dos trabalhadores.
Um projecto alternativo
A candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República teve uma semana intensa, com iniciativas por todo o País. É no contacto directo que cresce o apoio ao projecto político patriótico e de esquerda que a candidatura comporta.
Francisco Lopes visitou Açores
Encontro com CGTP-IN
Carta a Aminetou Haidar
Determinação e combatividade na luta contra o imperialismo
A Comissão Política do Comité Central do PCP emitiu um comunicado onde apela ao povo português para que demonstre a sua determinação e combatividade na luta pela paz participando na manifestação «Paz Sim! NATO Não!», que tem lugar no sábado à tarde em Lisboa.
Cedências favorecem a especulação
A situação de endividamento que o País enfrenta tem causas e responsáveis, mas também tem soluções, afirma o PCP num comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 11, que transcrevemos na íntegra.
Mobilizados para todos os combates
«A hora é de luta e de fazer frente a esta guerra sem quartel que o grande capital europeu e nacional move contra os interesses dos trabalhadores e do povo», disse Jerónimo de Sousa no comício que assinalou o aniversário da primeira célula do Partido na Amadora.
<i>A Última Mulher e o Próximo Combate</i>
Apostar na produção nacional
Um profundo ataque às funções do Estado
Comemorar Outubro
<i>Avante</i>
Artigo 38º
Despedimentos inaceitáveis e injustos
Desde que foram despedidos por SMS, dia 10, os 336 trabalhadores efectivos da Sociedade Portuguesa de Handling/Groundforce, na escala do aeroporto de Faro, reclamam do Governo a manutenção dos empregos.
Algarve assolado por desemprego
A União dos Sindicatos do Algarve alertou, dia 13, para a forma como o desemprego está a aumentar na região, realidade que prevê vir a agravar-se ainda mais no próximo Inverno.
Fenprof exige suspensão da avaliação
Impedir fuga ao imposto
O PCP quer dar força de lei já em 2010 às alterações ao quadro fiscal previstas para o próximo ano destinadas a eliminar alguns abusos e injustiças, como é a inexistência de tributação sobre os dividendos distribuídos pelas sociedades gestoras de participações sociais (SGPS).
Uma visão alternativa
Acto abusivo e ilegal
Protestos em todo o País
Os estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se, no dia 10 de Novembro, em vários pontos do País para reivindicar o fim dos exames nacionais, manuais gratuitos, um novo Estatuto do Aluno e a aplicação da Educação Sexual nas escolas.
«NATO inimiga dos povos»
O Conselho Português para a Paz e Cooperação promove, amanhã, em Almada, um Encontro Internacional que contará com representantes do movimento da paz de vários países.
Só a luta é o caminho!
Ofensiva contra os direitos dos povos
Superior contra o Processo de Bolonha
«Participação das Mulheres na Vida Pública»
Repor o caminho de progresso
Passado um ano sobre a tomada de posse do executivo PS na Câmara da Marinha Grande, a realidade do concelho põe a nu as fragilidades da gestão autárquica actual.
Cortes na cultura
Estudantes rebelam-se
O protesto dos estudantes, dia 11, saldou-se por 14 feridos e 32 prisões. Os confrontos tiveram lugar junto à sede do partido conservador, no final de uma manifestação pacífica que levou mais de 50 mil jovens até ao parlamento britânico.
Ilegalidade na OIT
Mais de 500 funcionários da Organização Internacional do Trabalho (OIT) bloquearam, dia 10, a sala do conselho de administração, exigindo o direito à negociação e o fim do recurso abusivo aos contratos a prazo.
Comunistas avançam
Água deve ser pública
A luta lá e cá
Milhares nas ruas das Honduras
Com concentrações e bloqueios viários em diversas cidades, os trabalhadores paralisaram o país e exigiram aumentos salariais, defenderam direitos conquistados e reclamaram a convocação de uma nova Assembleia Constituinte.
Limpeza étnica em El Aiún
Depois do brutal desmantelamento do acampamento de Gdaim Izik, as forças ocupantes marroquinas prosseguem uma sanha repressiva contra a população saaráui. As informações dão conta de uma autêntica limpeza étnica em El Aiún.
CMP lança campanha
Morre o secretário-geral da Juventude Comunista
Índia subordinada ao imperialismo
Um texto positivo a defender
Num tempo político, como o actual, em que se vai viver uma previsível revisão constitucional, que será, então, a oitava, o risco de a Assembleia da República (AR), com poderes de revisão constitucional ordinária, mexer de novo no texto da Lei Fundamental, já tantas vezes alterado, é um risco real e até se ouve falar em «refundação» desse texto.
África – a nova aventura do imperialismo
Os Estados Unidos da América são os mais vorazes consumidores de petróleo do mundo, consumindo 21,7% de todo o petróleo extraído, muito embora só tenham 5% da população mundial, importando 57 % do que consomem, não parando de se retrair a produção1 própria.