Francisco Lopes visitou Açores
Numa visita de dois dias ao arquipélago dos Açores, Francisco Lopes confirmou o crescente apoio e simpatia existentes em torno da sua candidatura. O jantar com apoiantes na ilha do Faial, realizado na segunda-feira, contou com a presença de 100 pessoas, enquanto que no almoço realizado na véspera na Terceira compareceram 80. Nestas acções, como noutras, o candidato surgiu acompanhado pelo mandatário regional Vítor Silva e por dirigentes do PCP.
Na sua intervenção no jantar do Faial, o candidato considerou a autonomia político-administrativa das regiões autónomas um «elemento democrático essencial», indispensável para «responder às especificidades regionais e potenciar a participação e envolvimento das suas populações». Mas, lembrou, o desenvolvimento e o progresso são inseparáveis das «orientações e opções políticas dos Governo da República e dos governos regionais».
Francisco Lopes destacou, em seguida, algumas das suas propostas para fazer face aos principais problemas da região: o aproveitamento das potencialidades produtivas, defendendo e promovendo o sector produtivo, e o aumento do nível de vida dos trabalhadores e do povo dos Açores. Na visita, o candidato contactou com agricultores e produtores de leite.