Editorial

DUAS RESPOSTAS NECESSÁRIAS

Um dos traços característicos dos governos da política de direita – sejam eles do PS, ou do PSD, ou dos dois de...
Opinião
PCP

De Lisboa para o Mundo

Dentro de 24 horas terá início a cimeira da NATO em Lisboa. Portugal receberá, pela primeira vez na sua história, uma Cimeira de chefes de Estado e de governo desta organização. O Governo do Partido Socialista e o Presidente da República serão, na FIL, os colaborantes anfitriões. Nas ruas de Lisboa o povo defenderá a paz e a Constituição da República Portuguesa. 

Actual

Ideólogos e papagaios

Se os grandes media prestassem algum serviço público decente não deixariam de passar nas vésperas da cimeira da...
Actual

Uma questão de regras

O comissário europeu responsável pela economia e finanças, Olli Rehn, reconheceu esta terça-feira, 16, que afinal...
A talhe de foice

O descrédito

Trinta e seis anos após o 25 de Abril e praticamente outros tantos sobre a sua própria criação, o PS e o PSD...
Crónica Internacional

O terror israelita

O governo israelita decidiu construir mais 1300 fogos em Jerusalém Oriental, num colonato judaico que já contém 800...
Em Foco

Toda a força à greve geral

Paulo Raimundo, da Comissão Política do Comité Central do PCP, reafirma que o Partido «está empenhadíssimo no sucesso da greve geral» e adianta, quanto às perspectivas para dia 24, que apenas estará a decidir-se «se esta será uma grande greve geral ou se será a maior greve geral alguma vez feita em Portugal».

Mobilização geral

Mantendo-se a determinação demonstrada em milhares de plenários e acções de sensibilização, nos sectores público e privado, a CGTP-IN garante que a greve geral de dia 24 será um êxito decisivo na luta por uma política que combata as injustiças.

Uma obra notável que é compromisso de luta

O Teatro Municipal de São Luiz, em Lisboa, recebeu, no dia 10, a sessão pública de lançamento do Tomo III das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. E foi nesse magnífico espaço que o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e o director das Edições Avante!, Francisco Melo, abordaram aspectos centrais da obra teórica de Álvaro Cunhal, alguns dos quais, para além da sua importância histórica, mantêm flagrante actualidade.

Presidenciais 2011

A candidatura dos trabalhadores

Pela sua natureza e objectivos, a candidatura de Francisco Lopes pode muito justamente ser considerada a candidatura dos trabalhadores. Esta característica ficou clara no almoço de sábado, em Almada, com cerca de 400 representantes dos trabalhadores.

 

Um projecto alternativo

A candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República teve uma semana intensa, com iniciativas por todo o País. É no contacto directo que cresce o apoio ao projecto político patriótico e de esquerda que a candidatura comporta.

 

Encontro com CGTP-IN

O candidato à Presidência da República Francisco Lopes esteve reunido, no dia 10, com uma delegação da...

Carta a Aminetou Haidar

Por ocasião da visita a Portugal da activista saaráui Aminetou Haidar, Francisco Lopes endereçou-lhe uma carta na qual...
PCP

Determinação e combatividade na luta contra o imperialismo

A Comissão Política do Comité Central do PCP emitiu um comunicado onde apela ao povo português para que demonstre a sua determinação e combatividade na luta pela paz participando na manifestação «Paz Sim! NATO Não!», que tem lugar no sábado à tarde em Lisboa.

 

Cedências favorecem a especulação

A situação de endividamento que o País enfrenta tem causas e responsáveis, mas também tem soluções, afirma o PCP num comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 11, que transcrevemos na íntegra.

 

Mobilizados para todos os combates

«A hora é de luta e de fazer frente a esta guerra sem quartel que o grande capital europeu e nacional move contra os interesses dos trabalhadores e do povo», disse Jerónimo de Sousa no comício que assinalou o aniversário da primeira célula do Partido na Amadora.

 

Comemorar Outubro

Dezenas de militantes e simpatizantes do PCP residentes em Paris celebraram, no dia 11, os 93 anos da Revolução de Outubro. Num...

<i>Avante</i>

O próximo número do nosso jornal, que tratará fundamentalmente da greve geral do dia 24, sairá na sexta-feira, 26....

Artigo 38º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder...
Trabalhadores

Despedimentos inaceitáveis e injustos

Desde que foram despedidos por SMS, dia 10, os 336 trabalhadores efectivos da Sociedade Portuguesa de Handling/Groundforce, na escala do aeroporto de Faro, reclamam do Governo a manutenção dos empregos.

 

Algarve assolado por desemprego

A União dos Sindicatos do Algarve alertou, dia 13, para a forma como o desemprego está a aumentar na região, realidade que prevê vir a agravar-se ainda mais no próximo Inverno.

Assembleia da República

Impedir fuga ao imposto

O PCP quer dar força de lei já em 2010 às alterações ao quadro fiscal previstas para o próximo ano destinadas a eliminar alguns abusos e injustiças, como é a inexistência de tributação sobre os dividendos distribuídos pelas sociedades gestoras de participações sociais (SGPS).

Uma visão alternativa

O PCP contesta a norma introduzida pelo Governo no OE que diz que, em processo de falência de uma empresa, o crédito da...

Acto abusivo e ilegal

O PCP exige do Governo a anulação do despedimento colectivo dos 336 trabalhadores da Groundforce em...
Nacional

Protestos em todo o País

Os estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se, no dia 10 de Novembro, em vários pontos do País para reivindicar o fim dos exames nacionais, manuais gratuitos, um novo Estatuto do Aluno e a aplicação da Educação Sexual nas escolas.

 

«NATO inimiga dos povos»

O Conselho Português para a Paz e Cooperação promove, amanhã, em Almada, um Encontro Internacional que contará com representantes do movimento da paz de vários países.

Só a luta é o caminho!

Da responsabilidade política do PS e do PSD, sempre convergentes na imposição de mais sacrifícios para os...

Repor o caminho de progresso

Passado um ano sobre a tomada de posse do executivo PS na Câmara da Marinha Grande, a realidade do concelho põe a nu as fragilidades da gestão autárquica actual.

Cortes na cultura

A Plataforma das Artes, reunida em assembleia, sábado, no Teatro S. Luís, decidiu não aceitar «o corte de 23 por...
Europa

Estudantes rebelam-se

O protesto dos estudantes, dia 11, saldou-se por 14 feridos e 32 prisões. Os confrontos tiveram lugar junto à sede do partido conservador, no final de uma manifestação pacífica que levou mais de 50 mil jovens até ao parlamento britânico.

Ilegalidade na OIT

Mais de 500 funcionários da Organização Internacional do Trabalho (OIT) bloquearam, dia 10, a sala do conselho de administração, exigindo o direito à negociação e o fim do recurso abusivo aos contratos a prazo.

Comunistas avançam

O cabeça de lista do Partido Comunista da Grécia (KKE) ao município de Petroupolis ganhou a...

Água deve ser pública

Deputados de vários grupos políticos do Parlamento Europeu, onde se inclui o deputado do PCP, João Ferreira,...

A luta lá e cá

Na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, realizada na semana passada, estiveram em debate temas da maior...
Internacional

Milhares nas ruas das Honduras

Com concentrações e bloqueios viários em diversas cidades, os trabalhadores paralisaram o país e exigiram aumentos salariais, defenderam direitos conquistados e reclamaram a convocação de uma nova Assembleia Constituinte.

Limpeza étnica em El Aiún

Depois do brutal desmantelamento do acampamento de Gdaim Izik, as forças ocupantes marroquinas prosseguem uma sanha repressiva contra a população saaráui. As informações dão conta de uma autêntica limpeza étnica em El Aiún.

CMP lança campanha

O Conselho Mundial da Paz (CMP) iniciou uma campanha internacional de exigência da libertação...
Temas

Um texto positivo a defender

Num tempo político, como o actual, em que se vai viver uma previsível revisão constitucional, que será, então, a oitava, o risco de a Assembleia da República (AR), com poderes de revisão constitucional ordinária, mexer de novo no texto da Lei Fundamental, já tantas vezes alterado, é um risco real e até se ouve falar em «refundação» desse texto.

África – a nova aventura do imperialismo

Os Estados Unidos da América são os mais vorazes consumidores de petróleo do mundo, consumindo 21,7% de todo o petróleo extraído, muito embora só tenham 5% da população mundial, importando 57 % do que consomem, não parando de se retrair a produção1 própria.

Argumentos
TVisto

Palavras em Rangum

A televisão trouxe a notícia da libertação de Aung San Suu Kyi, e é claro que fiquei satisfeito. Sou em...
Pontos Cardeais

Roubos I

Na última revista Sábado anunciava-se, em capa, que «Em 20011 o Estado vai perder € 1.368 milhões por causa...
Aconteceu

Custo do Trabalho desce

O índice de Custo do Trabalho desceu 0,5 por cento no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, segundo...

Saneamento longe das metas

Cerca de 30 por cento da população portuguesa não tem as suas águas residuais «devidamente tratadas»....

Morreu Luis Berlanga

Morreu aos 89 anos, no dia 13 de Novembro, o cineasta e académico espanhol Luis García Berlanga Marti, Prémio...

Literatura secundarizada

Um «retrocesso» e uma «perda», assim é classificada por 15 escritores a extinção da...

Recordar Saramago

Uma cadeia de leitura em 26 cidades de África, Europa, América e Ásia assinalou anteontem o 88.º aniversário...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 26  ...

A semana em resumo

Frases

«Se no terreno estivesse o Manuel Alegre das eleições presidenciais de 2005,...