PCP
Abril, Revolução inapagável
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
NATO: 75 anos a promover a guerra
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Nada de novo
Actual
Contra a hipocrisia, pela paz, pela Palestina
Actual
Batalha Naval
Actual
Liberdade
SNS – O ataque a um dos mais bonitos cravos de Abril
Artigo de acesso livre
A Saúde, antes do 25 de Abril, passou por poucos saltos evolutivos que nunca acompanharam o que acontecia na Europa mais desenvolvida, reflectindo o atraso e ausência de direitos a que a ditadura condenava a população portuguesa.
Firmes na luta por soluções e respostas para os problemas e anseios da juventude
Nas ruas de Lisboa e Vila Nova de Gaia, na tarde de 27 de Março, sob forte temporal, jovens trabalhadores dos vários distritos assinalaram o Dia Nacional da Juventude e deram força às exigências de melhores salários, fim da precariedade, redução e regulação dos horários, mas também de alteração da política, colocadas pela CGTP-IN e a Interjovem, que organizaram esta jornada.
A Revolução de Abril e a paz ontem, hoje e amanhã
Artigo de acesso livre
A Revolução de Abril, que daqui a dias cumpre 50 anos, foi também uma extraordinária afirmação de paz: abriu caminho ao fim da guerra colonial, que ceifara e destruíra a vida a milhares de jovens portugueses e africanos, reconheceu a independência de novos Estados e afirmou a determinação do novo Portugal democrático de se abrir ao mundo, promovendo a paz, o desarmamento e a cooperação entre todos os povos.
Urgência no aumento de salários motiva greves em empresas
Na multiplicidade de sectores e geografias, as empresas Faurecia Escapes, Alliance Healthcare, Medway, Intelcia, FCC em Marco de Canaveses, EDP e Ascenza Agro, tal como super e hipermercados, ou asminas de Neves-Corvo e da Panasqueira, estão com um ponto em comum: os seus trabalhadores decidiram recorrer à greve, nos últimos dias, para darem força à exigência de aumentos salariais mais justos.
Paulo Raimundo visita exposição de Eduardo Gageiro
Paulo Raimundo visitou, anteontem, dia 2, a exposição Factum, do fotógrafo Eduardo Gageiro, que estará em exibição até dia 5 de Maio, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, em Lisboa.
Serviço Militar Obrigatório deve capacitar o País
«O PCP sempre defendeu o Serviço Militar Obrigatório numa lógica inserida nos desígnios constitucionais – de Paz, cooperação, de mais valia para a capacitação do País e afirmação soberana», lê-se numa nota de imprensa, de dia 2, emitida pelo Partido.
Saúde e segurança no trabalho são foco de reunião do PCP
Na passada quinta-feira, 28, João Oliveira, primeiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu (PE), participou num encontro com a Associação Nacional dos Deficientes e Sinistrados do Trabalho (ANDST), na sede do PCP.
Espectáculo celebra 50 anos da Revolução em Aveiro
Novo Governo insiste em opções desastrosas para o País
João Pimenta Lopes no Norte
Sandra Pereira no distrito de Portalegre
Sinais dos tempos mediáticos
STAL obtém compromisso para cumprir a lei
O STAL/CGTP-IN conseguiu, no dia 1, o compromisso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) para que em todos os concelhos seja cumprida devidamente a lei em duas matérias fundamentais.
Amanhã, concentração em defesa do SNS
Amanhã, dia 5, às 11h00, será realizada uma concentração em defesa do SNS, em frente do Ministério da Saúde, promovida pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, em celebração do Dia Mundial da Saúde.
SEP denuncia desvalorização dos enfermeiros do sector privado
Jornada nos CTT dia 20 pelas Obras Sociais
Democratas celebram Abril e os 48 anos da Constituição
No dia 2 de Abril, realizaram-se em Lisboa e no Porto duas participadas iniciativas de comemoração dos 48 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa (CRP) pela Assembleia Constituinte em 1976.
Governo só não resolve os problemas dos agricultores se não quiser
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) entende que as prioridades do novo Governo para o sector agrícola têm que passar pela melhoria dos preços à produção e pela dignificação da actividade da Agricultura Familiar.
ABIC contesta o fim do Ministério da Ciência
A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) manifestou «grande apreensão» com a composição do novo Governo, em particular a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Ministério da Educação.
Jerónimo de Sousa apela à defesa da CRP
Porta a Porta pede esclarecimentos a Miguel Pinto Luz
Associação solicita intervenção do Tribunal de Contas
Trabalhar em prol de Setúbal
Acções pela Palestina
Julian Assange - continua luta contra extradição para os EUA
Um tribunal de Londres decidiu no dia 26 de Março que Julian Assange poderá continuar a impugnar a sua extradição para os EUA. Apesar de insuficiente, pois o que se exige é a sua imediata libertação e não extradição para os EUA, a decisão do tribunal londrino não deixa de constituir uma vitória para a defesa de Julian Assange e a solidariedade mundial com o co-fundador da WikiLeaks.
É urgente uma solução política para a guerra no Sudão
Inteligência Artificial: um regulamento que desregula
Apoiado pelos EUA, Israel continua política genocida na Faixa de Gaza
Artigo de acesso livre
Apoiado pelos Estados Unidos da América e aliados, Israel continua a política genocida contra os palestinianos na Faixa de Gaza, ignorando ostensivamente a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas e as novas medidas cautelares adoptadas pelo Tribunal Internacional de Justiça que exigem um cessar-fogo e o fim do cerco e bloqueio ao enclave.
Tropas dos EUA vão sair do Níger
As tropas norte-americanas estacionadas nas bases militares dos EUA no Níger vão abandonar o país, por decisão do governo de Niamey. A decisão, em defesa da soberania nacional nigerina, é mais uma derrota do imperialismo na África Ocidental. Segue-se à expulsão das tropas francesas do Mali, Burkina Faso e Níger e à retirada destes três países da CEDEAO, acusada de ser instrumentalizada pela França.
Governo da Venezuela rejeita ingerências dos EUA
Realizam-se a 28 de Julho próximo eleições presidenciais na República Bolivariana da Venezuela. É a 31.ª vez que os venezuelanos são chamados às urnas desde o começo da Revolução bolivariana, há 25 anos. As autoridades venezuelanas denunciam campanhas orquestradas pelos EUA e pela extrema-direita no sentido de retirar legitimidade às eleições democráticas, às quais concorrem 13 candidatos, 12 dos quais conotados com forças da oposição.