Crónica Internacional
G7, a ruína política
Actual
Compreende-se!
Actual
Um género de hipocrisia
Actual
O «ambientalista» G7
PCP
Com confiança e alegria
Neste tempo conturbado em que o sistema capitalista vive uma crise profunda, fazendo pairar sobre a Humanidade o espectro da generalização da guerra ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva provocações, conflitos, actos terroristas, boicotes económicos e sociais, subsistem enormes potencialidades.
A talhe de foice
Amazónia
Portugal em defesa da paz, do progresso e da soberania
MUNDO O sétimo e último capítulo do Programa Eleitoral do PCP, intitulado Portugal na Europa e no Mundo. Soberania, Desenvolvimento, Progresso, Paz e Cooperação, afirma o direito do País ao desenvolvimento soberano e os eixos de uma política externa consonante com a Constituição da República.
Festa é expressão ímpar de como estamos na vida e na política
A Festa\ A saudação era-lhes dirigida e foi a eles e ao seu trabalho – aos construtores que a erguem pelas suas mãos quer no terreno quer divulgando-a e vendendo a EP, numa entrega colectiva sem paralelo – que Jerónimo de Sousa começou por dedicar, sábado passado, 24, palavras fortes de reconhecimento e valorização.
Apoiamos a candidatura da CDU
Candidatos CDU por Lisboa prometem honrar o voto dos eleitores
COMPROMISSO A CDU apresentou, no largo de São Carlos, faz hoje uma semana, a lista de candidatos às próximas eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Lisboa. Participaram cerca de 300 apoiantes.
Novo rumo e uma outra política para a Região da Madeira e para o País
CONFIANÇA No quadro da preparação das próximas eleições, mais de 250 pessoas participaram, domingo, no Funchal, num almoço-comício da CDU. Jerónimo de Sousa apelou ao voto na CDU para defender os trabalhadores e o povo.
PS quer «mãos livres» para fazer o que sempre fez
LUTA O tradicional jantar na Feira de Agosto, em Grândola, realizou-se na sexta-feira, 23, e contou com as intervenções do Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa e de Francisco Lopes, primeiro candidato da CDU por Setúbal.
Todas as eleições importamm mas estas são decisivas
AVANÇAR Jerónimo de Sousa e o primeiro candidato da CDU por Coimbra, Manuel Pires da Rocha, participaram, dia 21, numa sessão pública na Figueira da Foz onde se salientou a necessidade de impedir retrocessos.
Entrega das listas em tribunal
Desenvolvimento do distrito do Porto em debate
Em defesa dos transportes públicos e dos seus trabalhadores
Defender Braga
Novo Hospital do Alentejo é vitória das populações e da CDU
CDU contacta vítimas de incêndios
Compromisso com Santarém
Contra a precariedade e pelo direito à greve
CONVERGÊNCIA No encontro entre o PCP e a CGTP-IN, no dia 23, ficou evidente a determinação em prosseguir a luta contra as alterações para pior às leis laborais e em defesa do direito à greve.
Destruição da Amazónia não começou agora
RESPONSABILIDADE O PCP expressou «solidariedade com os povos dos países afectados» pelos incêndios na Amazónia, em particular às populações que habitam aquela floresta.
Conquistas da Fectrans em 2019 aumentam significativamente o rendimento dos trabalhadores
MOTORISTAS Estão a realizar-se em vários pontos do País contactos e plenários com trabalhadores do sector rodoviário de mercadorias para debater a renegociação do contrato colectivo, que está em curso.
Vitória na Super Bock
Intervenção do PCP foi determinante em todos os avanços na Saúde
SAÚDE Descongelamento das carreiras, mais doentes com médico de família, redução das taxas moderadoras, eis algumas das importantes medidas de sentido positivo tomadas nesta legislatura, indissociáveis da acção do PCP.
PS sem estratégia no concelho de Beja
PODER LOCAL Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Beja estão preocupados com a falta de estratégia do actual executivo municipal, do PS.
Continuar a luta contra Museu Salazar
Agricultores expõem problemas em Viseu
Manuais escolares em mau estado distribuídos na Maia
«MJT e a luta dos jovens trabalhadores» na Festa do Avante!
Cimeira do G7 em França marcada por desacordos
IRÃO Reunida durante três dias, a Cimeira do G7, que decorreu em França sob fortes medidas de segurança, teve na tensão no Golfo Pérsico e nas relações com o Irão um dos centros das suas preocupações.
PCP questiona atribuição de fundos da UE a empresas com más práticas laborais
Palestina: urge romper com o muro de silêncio
SOLIDARIEDADE O Conselho Português para a Paz e Cooperação considera urgente derrubar o «muro de silêncio» em torno da questão palestina e apela ao reforço da solidariedade com o povo da Palestina.
Povo da Venezuela continua campanha #NoMoreTrump
CAMPANHA Na Venezuela, a campanha contra o ilegal bloqueio económico, financeiro e comercial imposto pelos EUA continua com a recolha de assinaturas, as mobilizações populares e outras acções de agitação.
Protestos no Brasil em defesa da Amazónia e contra Bolsonaro
Ingerência do embaixador dos EUA nos assuntos internos do Zimbabwe
A luta é o único caminho
Um Livro por Mês
Escrever perto da terra
Cultura
Bauhaus, cem anos depois
TVisto
A vedeta
1769 – Nasce Alexander von Humboldt
«O fado transparece na alma de quem o toca e canta»
FADO A homenagem que Joana Amendoeira vai fazer a Ary dos Santos na Festa do Avante! decorre de uma paixão antiga da fadista pelo poeta de Abril: «admiro profundamente a forma simples da sua escrita, perceptível à pessoa mais simples do povo, mas cheia de imagens e metáforas lindíssimas», explica.
Uma viagem de três dias na Atalaia pelo País e o Mundo
CULTURA As lutas e aspirações dos trabalhadores e do povo português, assim como as suas tradições, estarão presentes nos pavilhões das organizações regionais do PCP espalhadas pelo recinto da Festa.
Na quinta-feira, dia 5 há recepção ao campista
A Festa a dançar
ALEGRIA A Festa do Avante! é, por si só, um espaço privilegiado de promoção da música e da dança e são muitos os espectáculos e iniciativas que o demonstram.
Ligação gratuita entre o comboio e a Festa
O jazz no Auditório 1º. de Maio da Festa
JAZZ Música criada e formada, no cerne da sua génese, nas longas e mesmo ancestrais lutas pela Liberdade — música, ela própria, procurando libertar-se, por vezes ultrapassando-as no plano técnico e formal, das próprias regras clássicas (melodia, harmonia, ritmo, timbre) da música ocidental em que se integrou (lá e quando procurou “revolvê-las” por dentro), o jazz sempre esteve presente por direito próprio, desde 1976, em todas as edições da Festa.
Por isso, este ano, mais uma vez isso acontece, convocando para a sua programação solistas e grupos de grande qualidade e representativos de várias gerações, com presença assinalável das mais jovens.
Procurámos, assim, ouvi-los a este propósito e das suas expectativas.