Protestos no Brasil em defesa da Amazónia e contra Bolsonaro

Po­lí­ticos, am­bi­en­ta­listas e mem­bros de di­versas or­ga­ni­za­ções pro­tes­taram no­va­mente no do­mingo, 25, nas ci­dades bra­si­leiras de Ipa­nema, Belo Ho­ri­zonte, Porto Velho e Pi­ra­ci­caba, em de­fesa da Ama­zónia e contra a po­lí­tica am­bi­ental do go­verno de Jair Bol­so­naro.

Em Ipa­nema, na zona sul do Rio de Ja­neiro, os ma­ni­fes­tantes le­vavam car­tazes com pa­la­vras em de­fesa do pulmão do mundo, a Ama­zónia. Vá­rias or­ga­ni­za­ções não-go­ver­na­men­tais par­ti­ci­param nos pro­testos. Também houve pe­didos de de­missão do mi­nistro do Meio Am­bi­ente, Ri­cardo Salles, que afirmou numa en­tre­vista que a Ama­zónia não era da Hu­ma­ni­dade mas apenas dos bra­si­leiros.

«Estou aqui para le­vantar a ban­deira da pre­ser­vação do meio am­bi­ente. As quei­madas na Ama­zónia evi­den­ci­aram a im­por­tância de fazer isso», afirmou o co­nhe­cido mú­sico Ca­e­tano Ve­loso, que se juntou ao pro­testo em Ipa­nema.

Já na sexta-feira, mem­bros de ONG, es­tu­dantes e tra­ba­lha­dores saíram às ruas de mais de 50 ci­dades do Brasil. Houve ma­ni­fes­ta­ções em Bra­sília, Rio de Ja­neiro, São Paulo e ou­tras urbes.

«Queimem Bol­so­naro e não a Ama­zónia», «Fogo aos fas­cistas», «Viva a Ama­zónia», «Fora Bol­so­naro» e «Fora Salles» foram al­gumas das frases em­pu­nhadas e en­to­adas pelos ma­ni­fes­tantes que pro­tes­taram contra a des­truição da maior flo­resta tro­pical do mundo.

Es­ta­tís­ticas do Ins­ti­tuto Na­ci­onal de In­ves­ti­ga­ções Es­pa­ciais re­velam que a re­gião ama­zó­nica re­gistou mais de me­tade dos 71.497 in­cên­dios flo­res­tais de­tec­tados no Brasil entre Ja­neiro e Agosto, um nú­mero 83% su­pe­rior ao mesmo pe­ríodo de 2018.




Mais artigos de: Internacional

Palestina: urge romper com o muro de silêncio

SO­LI­DA­RI­E­DADE O Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração con­si­dera ur­gente der­rubar o «muro de si­lêncio» em torno da questão pa­les­tina e apela ao re­forço da so­li­da­ri­e­dade com o povo da Pa­les­tina.

Povo da Venezuela continua campanha #NoMoreTrump

CAM­PANHA Na Ve­ne­zuela, a cam­panha contra o ilegal blo­queio eco­nó­mico, fi­nan­ceiro e co­mer­cial im­posto pelos EUA con­tinua com a re­colha de as­si­na­turas, as mo­bi­li­za­ções po­pu­lares e ou­tras ac­ções de agi­tação.

Ingerência do embaixador dos EUA nos assuntos internos do Zimbabwe

O embaixador norte-americano no Zimbabwe, Brian Nichols, viajou na semana passada para Washington, para fugir às críticas do governo local pelo seu apoio a manifestações ilegais convocadas pela oposição. Um artigo publicado pelo jornal The Herald revela que o diplomata se encontrou com o vice-presidente do Movimento...

A luta é o único caminho

É já a maior greve dos últimos trinta anos no Sul dos EUA. Mais de 22 mil trabalhadores do gigante das telecomunicações AT&T aderiram, em nove Estados, a uma paralisação total que já dura há uma semana e que ilustra a abertura da reconfiguração do movimento sindical estado-unidense: pressionadas pela classe...