A Festa a dançar
ALEGRIA A Festa do Avante! é, por si só, um espaço privilegiado de promoção da música e da dança e são muitos os espectáculos e iniciativas que o demonstram.
Na Festa há sons e danças dos quatro cantos do mundo
A valorização e o respeito pelos diversos estilos e ritmos de dança estarão patentes nos dias 6, 7 e 8 de Setembro em diversos espaços e espectáculos na Quinta da Atalaia, como é notório em mais de uma dezena de artistas que trazem o swing, o blues e o funk, o Rn’B e as outras danças afro-americanas, mas também o baile Folk Zikhamu, no Palco Raízes, Semba, Gumbé e Coladera, com Liliana Almeida, Kimi Djabate e Rolando Semedo, no Auditório 1.º de Maio, a música electrónica dos The Strange Algorithm Series no Palco Agit, ou ainda a música tradicional irlandesa dos Tèada, igualmente no Auditório 1.º de Maio.
Por estes dias, a Festa do Avante! proporciona aos visitantes vários pontos de encontro para os entusiastas dos bailes, que vão desde a música popular portuguesa, onde se inserem os Burricos, no palco Raízes, a diferentes continentes, como são os casos da música africana, com Bonga no Auditório 1.º de Maio, ou da música latina, com San la Muerte Cumbia Club, e mais especificamente brasileira com o maracatu dos Baque do Tejo, ambos no Palco Solidariedade.
Omiri com Celina da Piedade, no Auditório 1.º Maio, Marenostrum, no Palco Raízes, ou Kilôko, no Palco Solidariedade, prometem espetáculos que são verdadeiros bailes improvisados. A Festa conta ainda com o concerto Canções de Roda, no Palco 25 de Abril, que convida filhos, pais e avós a cantar e a dançar temas eternos promovendo o intercâmbio entre gerações.
A dança vive-se por toda a Festa, exemplo disso são o workshop de Dança do Ventre, no palco Agit da Cidade da Juventude, as oficinas de Danças de Roda da Serra de Grândola, no Palco Alentejo, a aula de Zumba no espaço do Desporto ou ainda as Danças do Mundo, no Espaço Criança. Estes são momentos de aprendizagem que convidam a um pezinho de dança.
No espaço do Desporto há a Gala de Dança Desportiva, enquanto no Avanteatro o espectáculo Cosmos cruza diversos estilos musicais com dança contemporânea, o grupo de artistas da província chinesa de Fujian apresenta aos visitantes da festa danças de grupo e a solo no Auditório 1.º de Maio. O Palco Raízes contará com a presença de diversos ranchos folclóricos do nosso País, como por exemplo o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Campanhã.