Actual
«Antes de o ser já o era»
Crónica Internacional
O Mundo… e Cuba
Actual
As intocáveis
Actual
«Luta física na rua»
A talhe de foice
Desfiar <i>itens</i>
PCP
Este país também é para jovens!
Estamos a poucos dias da Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, promovida pela Interjovem/CGTP-In. Também os estudantes assinalam o 24 de Março, Dia do Estudante, em defesa da escola pública, mas este artigo assume-se como um apelo ao envolvimento de todos na mobilização para o 28 de Março.
Manifestação nacional exige opções diferentes
DETERMINAÇÃO Para os trabalhadores da Administração Pública, é justo, possível e necessário aumentar os salários, aplicar a todos as 35 horas, dignificar as carreiras e acabar com a precariedade.
PCP desafia Governo a investir na floresta
SEMINÁRIO O PCP acusa o Governo de insuficiência, desresponsabilização e propaganda na resposta às causas e consequências dos incêndios florestais do ano passado e apontou linhas estratégicas e prioridades para a defesa da floresta e do mundo rural. O tema esteve em debate num Seminário realizado em Leiria, anteontem, na véspera do Dia Mundial da Árvore.
Defender e valorizar a escola pública como pilar do desenvolvimento
PROGRESSO Do Encontro Nacional do PCP sobre a Educação em Portugal, realizado em Lisboa no sábado, 17, saíram propostas para defender e valorizar a escola pública, universal, democrática e de qualidade.
Grande almoço em Beja reafirma confiança do PCP no futuro
COMBATE Referências à história do PCP e críticas ao PS, por não romper com as políticas do passado, marcaram o discurso de Jerónimo de Sousa no almoço do Alentejo que festejou os 97 anos do Partido.
600 pessoas em jantar na Madeira
PCP valoriza descongelamento da progressão nas carreiras
DIREITOS «Vale a pena! A luta é o caminho» é o título do folheto que o PCP está a distribuir aos trabalhadores da administração pública, no qual realça o descongelamento das progressões nas carreiras.
PS, PSD e CDS contra sector do táxi
TRANSPORTES PS, PSD e CDS deram mais um passo no sentido de legalizar a actuação das multinacionais do sector do transporte individual de passageiros, o que representa mais um rude golpe no sector do táxi.
Contactar 5000 trabalhadores para afirmar o PCP e a luta
ORGANIZAÇÃO Os comunistas pretendem contactar cinco mil trabalhadores para lhes apresentar as razões que justificam a adesão e reforço do PCP. Ampliar a organização e dar mais força à luta são objectivos.
Esclarecer para combater a exploração
Jovens saem à rua «para acabar» com precariedade e baixos salários
LUTA O Dia Nacional da Juventude Trabalhadora é assinalado na próxima quarta-feira com uma manifestação em Lisboa, promovida pela Interjovem e envolvendo todo o movimento sindical unitário.
Começou quinzena de luta na hotelaria e turismo
CRESCIMENTO Com a maior greve de sempre nas cantinas escolares concessionadas, arrancou dia 19, segunda-feira, uma quinzena de luta a exigir justa distribuição da riqueza criada na hotelaria e turismo.
Prepara-se em todo o País a manifestação de 28 de Março
Greve amanhã nos têxteis
Novas lutas no comércio
Marcada greve na Cultura
Dignificar a contratação colectiva e pôr cobro à desregulação dos horários que prejudica a vida dos trabalhadores
DIREITOS PS, PSD e CDS inviabilizaram quatro diplomas do PCP para revogar normas gravosas da legislação laboral. A batalha por esse objectivo, porém, não vai parar.
Não à chantagem patronal!
«Modernidade» à século XIX
Caucionar a violação dos direitos
Clarificação
Jerónimo critica convergências que mantêm o retrocesso em direitos laborais
JUSTIÇA Criticando a convergência do PS com PSD e CDS que chumbou diplomas seus em questões centrais da área laboral, PCP afiança que «não desiste» do objectivo e reitera a confiança na luta dos trabalhadores que o garantirá.
O escândalo das PPP
Passa-culpas não resolve os problemas da floresta
Calvário diário
Inclusão de jovens com necessidades especiais
Audição com assistentes aeroportuários
Semana de luta por Educação pública
ACÇÃO Na sexta-feira, 23, termina a semana de luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário. A autarquia da Golegã mandou arrancar propaganda política, denunciou a JCP.
Utentes reclamam soluções para a Transtejo e a Soflusa
DEGRADAÇÃO Uma centena de utentes do Montijo, Seixal e Barreiro, na Margem Sul do Tejo, desfilaram no dia 14, entre o Cais do Sodré e o Ministério das Finanças, em protesto contra a deterioração das ligações fluviais.
Pôr fim à ingerência externa para conquistar a paz na Síria
ESCLARECIMENTO A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolheu no dia 14 uma sessão do CPPC sobre a situação na Síria, na qual foi desmascarada a violenta campanha mediática promovida em torno da guerra.
Defender a soberania da Venezuela
Vítimas dos incêndios protestam em Coimbra
Em defesa da liberdade
Utentes protestam em Faro
Hospital de Lorvão
Ferroviários franceses decidem três meses de greve
LIBERALIZAÇÃO A frente intersindical que se opõe à reforma dos caminhos-de-ferro franceses anunciou, dia 15, uma greve de quase três meses, em protesto contra o projecto do governo de Emmanuel Macron.
Manifestações massivas em defesa de pensões dignas
ESPANHA Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 17, em cerca de uma centena de localidades de Espanha, para reclamar a recuperação do poder de compra das pensões.
TEDH condena Espanha
Privatizar para «investir»?
Demissão de Fico não acalma protestos
Costa em Estrasburgo
Assassinato de vereadora mobiliza contra discriminação
BRASIL Milhares de brasileiros têm saído à rua para repudiar a brutalidade policial direccionada aos pobres e negros. Os protestos foram desencadeadas pela execução, quarta-feira, 14, da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco.
Ghouta quase livre e Afrine a saque
SÍRIA As forças da República Árabe Síria anunciam que a expulsão dos terroristas de Ghouta está próxima. Em Afrine, pelo contrário, a Turquia tomou a cidade com o apoio dos mercenários.
Venezuela denuncia ingerência norte-americana
Washington, distrito canibal
8 de Março – entre «becos sem saída» e a luta emancipadora das mulheres
INDIGNAÇÃO É cada vez mais evidente que o grande capital e as forças políticas e sociais que o apoiam, ou com ele convergem, temem que o protesto, a indignação e o sentimento de injustiça de milhões de mulheres sejam canalizados para fortalecer e ampliar a sua luta organizada em cada país contra as desigualdades, discriminações e violências que as atingem, afrontando com determinação as verdadeiras causas e responsáveis da sua situação.