Actual
Anti-heróis, por Abril<br>contra a submissão
Actual
Tanto sarro, senhores...
Actual
Shakespeare
A talhe de foice
À nora
PCP
Este é o Partido que cumpre Abril<br>e honra Maio
Por todo País este é um justo tempo de comemoração e luta. Comemoração da Revolução de Abril, dos 40 anos da Constituição da República que consagrou as conquistas obtidas no processo revolucionário, com olhos postos numa grande mobilização para o 1.º de Maio e para as lutas que se lhe seguem.
Crónica Internacional
Solidariedade de Abril
<font color=0039dd>Muitos mil para continuar Abril</font>
Um pouco por todo o País, múltiplas e variadas iniciativas ocorrem no dia 25 de Abril, bem como na noite anterior, para recordar a gesta libertadora dos militares de Abril e a vontade do povo na mudança para um Portugal mais justo, solidário e fraterno.
Numa das maiores manifestações de sempre do 25 de Abril em Lisboa, milhares de pessoas desfilaram do Marquês do Pombal à Praça do Rossio, mostrando que permanecem bem vivos os valores da Revolução dos Cravos.
Cartaz
<font color=0039dd>Inabalável confiança no futuro</font>
No concelho de Loures o aniversário da Revolução do 25 de Abril foi comemorado no domingo, 24, com um mega almoço onde se reafirmou a fidelidade aos seus valores, que são força e guia de acção para a construção de um Portugal desenvolvido, de progresso e justiça social.
<font color=0039dd>Almoço comemorativo<br>do 25 de Abril<br>no Pavilhão José Gouveia,<br>em S. João da Talha, Loures</font>
<font color=0039dd>Dignidade e direitos</font>
E à quadragésima chegamos<br>ao Cabo
A 40.ª edição da Festa do Avante!, que tem lugar no próximo mês de Setembro, será inesquecível, por se realizar pela primeira vez num terreno maior e ainda mais ligado ao rio, resultante do seu alargamento à Quinta do Cabo. Em ano de redondo e significativo aniversário, recordamos as aventuras e desventuras da Festa – desde a antiga FIL ao Jamor, passando pela Ajuda e o Infantado, até à Quinta da Atalaia –, que, como Álvaro Cunhal afirmou em 1976 e a história confirmou, é a «maior, a mais extraordinária, a mais entusiástica, a mais fraternal e humana jamais realizada no nosso País».
Avançar com a luta
Para as comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores, o lema da CGTP-IN é «Avançar pela mudança, defender, repor, conquistar» nas áreas do emprego, da contratação colectiva, dos salários, dos direitos, das 35 horas semanais e dos serviços públicos.
Trilhar os caminhos do futuro
Três centenas de quadros da Organização Regional do Porto participaram, no dia 19, numa reunião regional preparatória do XX Congresso do Partido, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
Vitória no Metro<br>e na Carris
Jerónimo de Sousa esteve ontem, 27, com os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa a saudar a reposição dos complementos de reforma aos aposentados, após 27 meses de luta.
O direito à dignidade
A acção do PCP junto dos reformados, pensionistas e idosos terminou na semana passada após um mês intenso marcado por centenas de iniciativas em todo o País.
Garantir até ao fim<br>o êxito da campanha
Reforçar o Partido e a luta
«Um PCP mais forte para um concelho com melhor futuro» foi o lema da 13.ª Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal do PCP, que se realizou no dia 17 no auditório Charlot.
Jerónimo de Sousa<br>visitou Ovibeja
«Praça Hugo Chávez»<br>na Amadora
Luta forte no Pingo Doce
Na concentração que o CESP/CGTP-IN promoveu dia 20, frente à sede do Pingo Doce e do Grupo Jerónimo Martins, foi aprovada a realização de protestos, durante esta semana, junto de supermercados em diferentes distritos.
Está na hora da ruptura
«Este é o momento de romper com a política de espoliação», contrapôs a CGTP-IN reagindo à divulgação do «programa de estabilidade». Nos transportes, na saúde e na educação, sindicatos exigem mudanças reais para melhor.
<i>Handling</i> marcha dia 4
Protesto no Tivoli
Solidariedade internacionalista
12.º Congresso da Fenprof
Fazer frente às pressões<br>e ingerências
O PCP acusa as instâncias da União Europeia de pressões e chantagem sobre o nosso País, defendendo que é preciso não ceder e rejeitar com veemência o caminho que nos querem impor à força.
Defesa firme<br>da produção nacional
A criação de mecanismos de reestruturação de crédito constitui uma das recomendações ao Governo presentes em projecto de resolução do PCP aprovado recentemente, em cinco dos seus sete pontos, pelo Parlamento.
Descriminalizar<br>e remunerar autores
Repor a justiça
Redução de alunos<br>por turma
Estudantes exigem soluções
Os estudantes universitários de Lisboa debateram, no dia 20, os problemas comuns nas faculdades, reclamaram a reposição do passe escolar, um novo regulamento de bolsas e um processo de candidaturas menos burocrático.
Seixal consolida contas
Em 2015, a situação económico-financeira da Câmara do Seixal registou uma evolução muito positiva dos principais indicadores, com um resultado líquido no montante de 15,2 milhões de euros.
O Cante no feminino
«Hillary Clinton:<br>Rainha do Caos»
«Vai uma maçã?»
Pelos direitos<br>e democracia
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 23, em Hannover, no Norte da Alemanha, contra o acordo de comércio (TTIP), na véspera da visita de Barack Obama.
França hoje em luta
Os trabalhadores franceses saem hoje, 28, de novo às ruas para exigir a retirada do projecto de lei do trabalho, que começará a ser debatido dia 3 de Maio no parlamento.
Grandes derrotados
Estado capitaliza EDF
Do estado<br>a que isto chegou
Ucrânia submersa pelas trevas
O massacre na Casa dos Sindicatos de Odessa foi emblemático do curso imposto na Ucrânia após o golpe de Estado de Fevereiro desse ano e da ascensão das forças nazi-fascistas com o apoio dos EUA e da UE.
Avançar
Preservar e aperfeiçoar o socialismo foram as principais conclusões do 7.º Congresso do Partido Comunista de Cuba, realizado entre 16 e 19 de Abril, em Havana, capital do país.
Vitória anunciada<br>de Obiang Nguema
130 anos depois uma batalha<br>que continua
As greves e manifestações do operariado norte-americano pela redução do horário de trabalho para oito horas diárias e 48 semanais no máximo, iniciadas no dia 1 de Maio de 1886, com especial incidência na região industrializada de Chicago fazem 130 anos no próximo dia 1.º de Maio. Estas greves, os acontecimentos sangrentos provocados pela repressão policial nos dias seguintes e a condenação à forca de quatro dirigentes operários e um quinto a prisão perpétua, ainda hoje ecoam no mundo como símbolo de injustiça, factor de mobilização e de solidariedade entre os trabalhadores e incentivo à sua luta pela redução diária e semanal do horário de trabalho.
TVisto
Este dia de Abril
Um Livro por Mês
<i>Goodbye, mr. Cheng</i>,<br> de Nuno Gomes dos Santos
História
Paz e solidariedade
1 de Maio de 1851<br>– Primeira Exposição Universal
Desempregados<br>sem protecção
Tribunal dá razão<br>ao município da Moita