12.º Congresso da Fenprof
Decorre amanhã e sábado, dia 30, no auditório do Seminário de Vilar, no Porto, o 12.º Congresso Nacional dos Professores, sob o lema «Valorizar a Profissão, Reafirmar a Escola Pública», com a participação prevista de 555 delegados eleitos, em representação dos sete sindicatos da Fenprof, e dos 85 membros do Conselho Nacional da federação, delegados por inerência.
O congresso contará com uma ampla representação de convidados nacionais e representantes de organizações congéneres estrangeiras e internacionais, com destaque para a Internacional da Educação. Hoje tem lugar uma conferência internacional, onde mais de 70 convidados vão abordar a situação nos respectivos países. A Fenprof informou ainda que na próxima semana terá lugar no Porto uma cimeira da CPLP Sindical de Educação, pois no congresso estarão sindicalistas de todos os países de língua portuguesa.
O 12.º Congresso da Federação Nacional dos Professores vai analisar a actividade sindical e a situação da Educação no último triénio, bem como o Programa de Acção para os próximos três anos, e vai eleger o Conselho Nacional e o Conselho de Jurisdição. Na proposta de ordem de trabalhos constam ainda alterações aos Estatutos, uma resolução sobre acção reivindicativa e diversas moções.