12.º Congresso da Fenprof

Decorre amanhã e sábado, dia 30, no auditório do Seminário de Vilar, no Porto, o 12.º Congresso Nacional dos Professores, sob o lema «Valorizar a Profissão, Reafirmar a Escola Pública», com a participação prevista de 555 delegados eleitos, em representação dos sete sindicatos da Fenprof, e dos 85 membros do Conselho Nacional da federação, delegados por inerência.

O congresso contará com uma ampla representação de convidados nacionais e representantes de organizações congéneres estrangeiras e internacionais, com destaque para a Internacional da Educação. Hoje tem lugar uma conferência internacional, onde mais de 70 convidados vão abordar a situação nos respectivos países. A Fenprof informou ainda que na próxima semana terá lugar no Porto uma cimeira da CPLP Sindical de Educação, pois no congresso estarão sindicalistas de todos os países de língua portuguesa.

O 12.º Congresso da Federação Nacional dos Professores vai analisar a actividade sindical e a situação da Educação no último triénio, bem como o Programa de Acção para os próximos três anos, e vai eleger o Conselho Nacional e o Conselho de Jurisdição. Na proposta de ordem de trabalhos constam ainda alterações aos Estatutos, uma resolução sobre acção reivindicativa e diversas moções.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Luta forte no Pingo Doce

Na concentração que o CESP/CGTP-IN promoveu dia 20, frente à sede do Pingo Doce e do Grupo Jerónimo Martins, foi aprovada a realização de protestos, durante esta semana, junto de supermercados em diferentes distritos.

Está na hora da ruptura

«Este é o momento de romper com a política de espoliação», contrapôs a CGTP-IN reagindo à divulgação do «programa de estabilidade». Nos transportes, na saúde e na educação, sindicatos exigem mudanças reais para melhor.

<i>Handling</i> marcha dia 4

Os trabalhadores da SPdH (Groundforce) decidiram realizar na próxima quarta-feira, 4 de Maio, uma iniciativa conjunta com os trabalhadores da Portway. Denominada de «Marcha do handling», a acção tem como objectivos: exigir às administrações da SPdH e da Portway a...

Protesto no Tivoli

No dia 25 de Abril, desde cerca das 8h30, concentraram-se frente à porta principal do Hotel Tivoli Lisboa, na Avenida da Liberdade, dirigentes e delegados do Sindicato da Hotelaria do Sul e outros trabalhadores do sector. O sindicato da Fesaht/CGTP-IN realizou esta acção...

Solidariedade internacionalista

Condenando a forma arbitrária como as autoridades marroquinas ocupantes trataram o sindicalista e preso político Brahim Saika, que morreu algemado à cama do hospital, depois de ter sido torturado, a CGTP-IN expressou profundo pesar à família, aos amigos e à Coordenadora de...