Organização Concelhia de Setúbal

Reforçar o Partido e a luta

«Um PCP mais forte para um concelho com melhor futuro» foi o lema da 13.ª Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal do PCP, que se realizou no dia 17 no auditório Charlot.

Desde 2013 a luta do PCP deu resultados

A Assembleia analisou a situação económica e social no concelho, através das intervenções dos delegados das diversas organizações de freguesia, de sectores e de células de empresa, nomeadamente a Lisnave, a Portucel, os trabalhadores da autarquia, os professores, os micro, pequenos e médios empresários e os quadros técnicos e intelectuais. Avaliada foi também a intervenção dos eleitos da CDU nas autarquias, marcada por uma intensa actividade em defesa das populações.

Nas empresas e locais de trabalho, realçou a assembleia, o Partido desenvolveu uma intervenção constante e consistente, com resultados assinaláveis na própria resistência e luta dos trabalhadores. Desde a anterior assembleia, realizada em Março de 2013, a luta dos trabalhadores obteve resultados: a reintegração de trabalhadores ilicitamente despedidos no Grupo Portucel/Soporcel (agora Navigater) e na Lisnave Yard; aumentos salariais e outros subsídios na Lisnave e Lisnave Yard, Gaslimpo, Tecor e Rebocalis; acordo de empresa firmado pela primeira vez em 2015 com a Fiequimetal para várias empresas no concelho; trabalhadores de empresas de prestação de serviços com actividade na GE/Alston conseguiram fazer recuar o patronato na pretensão de reduzir a retribuição e outros direitos; na Segurança Social, os trabalhadores conseguiram travar em parte a pretensão do governo PSD/CDS em passar (no plano nacional) 100 trabalhadores para a requalificação, antecâmara do despedimento.

Continuar a crescer

A assembleia dedicou uma atenção especial ao reforço do Partido, questão estratégica essencial do presente e do futuro. Na resolução política e em muitas intervenções, identificou-se insuficiências e dificuldades que persistem a vários níveis, ao mesmo tempo que se constatou aquele que é um facto indesmentível: a organização do Partido em Setúbal tem estado na linha da frente nas muitas lutas travadas pelos trabalhadores e pelas populações do concelho.

Os comunistas de Setúbal, certos de que serão imensas as exigências colocadas ao Partido no futuro próximo, não se limitaram a fazer análises e constatações, apontando também os caminhos a seguir para que o Partido continue a crescer e a afirmar-se no concelho: avançar no recrutamento, reforçar o trabalho de direcção e melhorar o funcionamento de muitas organizações de base, em particular células de empresa e locais de trabalho, finalizar a acção de contacto com os membros do Partido e concretizar a campanha de divulgação e venda do Avante! foram algumas das prioridades definidas.

 



Mais artigos de: PCP

Trilhar os caminhos do futuro

Três centenas de quadros da Organização Regional do Porto participaram, no dia 19, numa reunião regional preparatória do XX Congresso do Partido, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

Vitória no Metro<br>e na Carris

Jerónimo de Sousa esteve ontem, 27, com os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa a saudar a reposição dos complementos de reforma aos aposentados, após 27 meses de luta.

O direito à dignidade

A acção do PCP junto dos reformados, pensionistas e idosos terminou na semana passada após um mês intenso marcado por centenas de iniciativas em todo o País.

Garantir até ao fim<br>o êxito da campanha

A poucos dias do fim da campanha nacional de fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril», lançada em Outubro de 2014 com o objectivo de custear a aquisição da Quinta do Cabo, as organizações e militantes do Partido e muitos amigos da Festa do Avante! fazem um...

Jerónimo de Sousa<br>visitou Ovibeja

Jerónimo de Sousa visitou na semana passada a Ovibeja, a convite da comissão organizadora daquela que é a grande feira do Sul do País. O Secretário-geral, acompanhado de muitos dirigentes regionais do Partido, teve oportunidade de contactar com centenas de...

«Praça Hugo Chávez»<br>na Amadora

A Comissão Concelhia da Amadora do PCP emitiu um comunicado de repúdio pelo teor das notícias emitidas na SIC acerca da inauguração, no concelho, da Praça Hugo Chávez. Começando por «apreciar» o destaque dado a essa...