Reforçar o Partido e a luta
«Um PCP mais forte para um concelho com melhor futuro» foi o lema da 13.ª Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal do PCP, que se realizou no dia 17 no auditório Charlot.
Desde 2013 a luta do PCP deu resultados
A Assembleia analisou a situação económica e social no concelho, através das intervenções dos delegados das diversas organizações de freguesia, de sectores e de células de empresa, nomeadamente a Lisnave, a Portucel, os trabalhadores da autarquia, os professores, os micro, pequenos e médios empresários e os quadros técnicos e intelectuais. Avaliada foi também a intervenção dos eleitos da CDU nas autarquias, marcada por uma intensa actividade em defesa das populações.
Nas empresas e locais de trabalho, realçou a assembleia, o Partido desenvolveu uma intervenção constante e consistente, com resultados assinaláveis na própria resistência e luta dos trabalhadores. Desde a anterior assembleia, realizada em Março de 2013, a luta dos trabalhadores obteve resultados: a reintegração de trabalhadores ilicitamente despedidos no Grupo Portucel/Soporcel (agora Navigater) e na Lisnave Yard; aumentos salariais e outros subsídios na Lisnave e Lisnave Yard, Gaslimpo, Tecor e Rebocalis; acordo de empresa firmado pela primeira vez em 2015 com a Fiequimetal para várias empresas no concelho; trabalhadores de empresas de prestação de serviços com actividade na GE/Alston conseguiram fazer recuar o patronato na pretensão de reduzir a retribuição e outros direitos; na Segurança Social, os trabalhadores conseguiram travar em parte a pretensão do governo PSD/CDS em passar (no plano nacional) 100 trabalhadores para a requalificação, antecâmara do despedimento.
Continuar a crescer
A assembleia dedicou uma atenção especial ao reforço do Partido, questão estratégica essencial do presente e do futuro. Na resolução política e em muitas intervenções, identificou-se insuficiências e dificuldades que persistem a vários níveis, ao mesmo tempo que se constatou aquele que é um facto indesmentível: a organização do Partido em Setúbal tem estado na linha da frente nas muitas lutas travadas pelos trabalhadores e pelas populações do concelho.
Os comunistas de Setúbal, certos de que serão imensas as exigências colocadas ao Partido no futuro próximo, não se limitaram a fazer análises e constatações, apontando também os caminhos a seguir para que o Partido continue a crescer e a afirmar-se no concelho: avançar no recrutamento, reforçar o trabalho de direcção e melhorar o funcionamento de muitas organizações de base, em particular células de empresa e locais de trabalho, finalizar a acção de contacto com os membros do Partido e concretizar a campanha de divulgação e venda do Avante! foram algumas das prioridades definidas.