MDM inicia jornadas em Lisboa

O Cante no feminino

O Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres (MDM) vai ini­ciar no sá­bado, 30, às 15 horas, na Casa do Alen­tejo, em Lisboa, umas jor­nadas sobre «O Cante no Fe­mi­nino», com o ob­jec­tivo de va­lo­rizar a par­ti­ci­pação das mu­lheres na pro­moção e sal­va­guarda do Cante Alen­te­jano como Pa­tri­mónio Cul­tural Ima­te­rial da Hu­ma­ni­dade.

Nesta ini­ci­a­tiva vão ac­tuar «As Moças do Cante de Ca­beça Gorda», «As Cei­feiras do Sem­blana de Al­modôvar», «As Cei­feiras de Pias», o «Grupo Coral Fe­mi­nino Et­no­grá­fico as Pa­poilas do Corvo», de Castro Verde, o «Grupo Coral Fe­mi­nino Can­tares das Al­cá­çovas» e o «Grupo Coral Fe­mi­nino as Ma­dru­ga­deiras do Al­vito».

Terá ainda lugar um de­bate, aberto ao pú­blico, com a in­ter­venção de mem­bros do MDM e da Casa do Alen­tejo, de Salwa Cas­telo-Branco, pro­fes­sora da FCSH da UNL, das in­ves­ti­ga­doras Maria José Bar­riga e Dulce Si­mões e dos grupos co­rais, para re­co­lher os re­latos das ex­pe­ri­ên­cias e his­tó­rias vi­vidas pelas mu­lheres, bem como per­ceber as ex­pec­ta­tivas da co­mu­ni­dade sobre os co­rais fe­mi­ninos.

As jor­nadas vão pros­se­guir du­rante todo o mês de Maio: no dia 14, na Casa do Cante, em Serpa; no dia 22, no Au­di­tório Mu­ni­cipal An­tónio Chaínho, em San­tiago do Cacém; e no dia 28, no Pa­lácio D. Ma­nuel, em Évora, sempre às 15 horas.



Mais artigos de: Nacional

Estudantes exigem soluções

Os es­tu­dantes uni­ver­si­tá­rios de Lisboa de­ba­teram, no dia 20, os pro­blemas co­muns nas fa­cul­dades, re­cla­maram a re­po­sição do passe es­colar, um novo re­gu­la­mento de bolsas e um pro­cesso de can­di­da­turas menos bu­ro­crá­tico.

Seixal consolida contas

Em 2015, a si­tu­ação eco­nó­mico-fi­nan­ceira da Câ­mara do Seixal re­gistou uma evo­lução muito po­si­tiva dos prin­ci­pais in­di­ca­dores, com um re­sul­tado lí­quido no mon­tante de 15,2 mi­lhões de euros.

«Hillary Clinton:<br>Rainha do Caos»

A editora Página a Página acaba de publicar o livro «Hillary Clinton: Rainha do Caos», da autoria da jornalista americana Diana Johnstone. Neste livro a autora analisa a ligação entre as ambições de Hillary Clinton e a máquina que sustenta o...

«Vai uma maçã?»

A Câmara de Santiago do Cacém está a levar a cabo, até ao dia 7 de Maio, uma campanha de sensibilização contra a obesidade. Com o mote «Vai uma maçã?», a autarquia alerta para a urgência em travar este problema, em particular junto das...