Editorial

LUTAR EM TEMPO DE NATAL

Nas noites de Natal e de Ano Novo, o primeiro-ministro e o Presidente da República entrarão nas nossas casas e, com a habitual...
Opinião
A talhe de foice

Duetos e trios

Comentando o acórdão do TC que chumbou, por unanimidade, o corte de 10% das pensões da CGA, o chanceler Coelho achou que...
PCP

Boas festas e grandes lutas

Esta é a época das festas de família, por e em todos os lugares do mundo em que pesam as tradições, a cultura e as religiões cristãs e muito para além disso. É um momento no calendário em que a ideologia dominante nos impõe afelicidade- estamos obrigados a ser felizes, ou pelo menos a fazê-lo constar. Mas a verdade é que não é bem assim. Do nosso ponto de vista, temos justamente o direito a umas boas festas, a um Natal de dignidade, ao descanso merecido, ao convívio e à fruição da família e dos amigos e a um ano novo e um futuro melhor, de paz, humanidade e justiça, mas esse é também o caminho de grandes lutas a travar.

Actual

Milhões no sapatinho

Não, este texto não é sobre o euromilhões nem sobre a lotaria do Natal. É sobre a sorte grande que esta...
Actual

Os coisos e as greves do Metro

De cada vez que há uma greve no Metro há um animal que se destaca por uns dias. São os coisos, o único animal...
Crónica Internacional

Revolução de Abril

Em 2014 assinalam-se os 40 anos da Revolução portuguesa, realização histórica dos trabalhadores, do povo e...
Em Foco

Avante! sai mais cedo

Devido ao feriado do  Ano Novo, dia 1 de Janeiro, o Avante! antecipa a sua edição e estará nas bancas no dia ...

Passar fronteiras

Para além das grandes iniciativas, as comemorações do centenário do nascimento de...
PCP

Caminho cego e obstinado

O PCP considera que as conclusões do Conselho Europeu (CE) realizado a 19 e 20 de Dezembro «confirmam o carácter indissociável do aprofundamento dos pilares neoliberal, federalista e militarista da União Europeia (UE)».

Continuar a luta

O chumbo do Tribunal Constitucional da proposta do Governo relativa à falsamente designada...
Trabalhadores

«Isto não vai parar!»

Vencendo frio, vento e chuva, segurando archotes, lanternas, bandeiras, cartazes, os manifestantes que ao início da noite compareceram na vigília de dia 19, frente à Presidência da República, reagiram com fortes aplausos e gritaram «demissão, demissão», quando Arménio Carlos pôs de parte o discurso escrito, contou «dois a zero» pelo chumbo do Tribunal Constitucional e pela demissão de três secretários de Estado, e reafirmou que «o mal está no Governo todo».

Dia 2 de novo nos ENVC

À porta do primeiro-ministro, os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo asseguraram que a luta é para continuar todos os dias. Arménio Carlos marcou encontro para dia 2, à entrada para o trabalho.

A prova dos professores

Contra ilegalidades e irregularidades do MEC, para impor a PACC a qualquer custo, os professores deram no dia 18 uma resposta grandiosa, proporcional à humilhação a que o Governo os quis sujeitar.

Em greve

No dia 19, o Metropolitano de Lisboa voltou a parar, de manhã, devido à adesão dos trabalhadores à greve, contra...

Pela jornada contínua

LUSA Enfermeiros dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal fizeram greve, a partir das 12 horas...
Assembleia da República

Factor de progresso e justiça social

O processo em curso de reconfiguração do Estado, por via do ataque às funções sociais por este asseguradas e aos serviços públicos, empobrece a democracia e resulta em grave prejuízo na vida das pessoas.

Na luta a chave da mudança

O Governo vai alimentando a ideia de que está em curso a «retoma», um quase «milagre económico», falando até de «recuperação de soberania». Pura propaganda, considera Jerónimo de Sousa, sublinhando que tal discurso esbarra no País real.

Desmantelar e baixar salários

O PCP acusou o Governo de na ânsia de reconfigurar o Estado e as suas funções sociais passar por cima de toda a folha, incluindo a regulamentação colectiva de trabalho, em violação do acordado e da Constituição.

E o povo é que paga

O PCP critica o acordo firmado entre o PS e os partidos da maioria governamental sobre a reforma do IRC, defendendo que «não...
Nacional

Unidos contra o imperialismo

De 7 a 13 de Dezembro decorreu na cidade de Quito, no Equador, a 18.ª edição do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), espaço de encontro da juventude mundial na sua luta pela paz e contra o imperialismo.

Crise no movimento associativo

A Direcção da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) esteve reunida no dia 7 de Dezembro, em Almada, tendo aprovado uma Resolução sobre «A situação social do movimento associativo popular – causas, consequências e soluções».

«Tribunal» condena Governo

Cavaco Silva, Passos Coelho e Paulo Portas foram os réus de um «Tribunal Popular» realizado no dia 17, no Largo de...
Europa

Privados mais caros e piores

O Tribunal de Contas de Espanha concluiu num relatório que a gestão directa de serviços públicos locais é mais eficiente e barata do que a gestão concessionada.

A face oculta da UE

Num período de profunda crise económica e social, o Conselho Europeu, de 19 e 20, decidiu reforçar as capacidades militares da União Europeia, confirmando-a como o pilar europeu da NATO.

Barricadas em Bruxelas

Activistas sindicais, jovens, agricultores, associações civis e outras reunidas na plataforma Aliança D19-20...

Relatório branqueia fascismo

A deputada do PCP no Parlamento Europeu, Inês Zuber, apresentou em conjunto com outros deputados da Esquerda Unitária uma...

Um gigante com pés de barro

Há um ano, a União Europeia (UE) ganhava o Prémio Nobel da Paz. Na entrega do galardão, o Comité Nobel...
Internacional

O consenso do capital

Nos EUA, após aprovação pela Câmara dos Representantes, segue para o Senado o acordo a dois anos para um...

Propostas para <br> uma paz sólida

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) cumprem, desde o dia 15, um cessar-fogo unilateral, o segundo desde que se iniciaram as negociações de paz com o governo colombiano, que prosseguem em Cuba.

De Orwell à realidade

Escritores de todo o mundo condenam a espionagem massiva promovida pelos EUA e exigem a adopção de um tratado internacional de protecção de dados digitais que trave a ficção orwelliana que Washington torna realidade e pretende manter.

Aniversário tenso

O terceiro aniversário do início da revolta social que culminou com o derrube da ditadura liderada por Ben Ali foi assinalado,...
Temas

A viagem de Lisboa a Santarém feita há 170 anos (1)

«E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, para produzir um rico?

Que lhe digam no Parlamento inglês, onde, depois de tantas comissões de inquérito, já deve de andar orçado o número de almas que é preciso vender ao diabo, número de corpos que se tem de entregar antes de tempo ao cemitério para fazer um tecelão rico e fidalgo como Sir Roberto Peel, um mineiro, um banqueiro, um granjeeiro – seja o que for: cada homem rico, abastado, custa centos de infelizes, de miseráveis».

Argumentos
Aconteceu

Emigração sangra o País

Cerca de 100 a 120 mil portugueses emigraram no presente ano, segundo estimou, dia 22, o secretário de Estado das Comunidades...

Dívidas fiscais prescrevem

O Estado deixou prescrever, em 2012, dívidas fiscais no valor de 1017 milhões de euros e mais de metade deste valor (566...

CIA matou dirigentes das FARC

A CIA ajudou o exército colombiano a matar pelo menos duas dezenas de líderes das Forças Armadas Revolucionárias...

Comércio Sul-Sul alarga-se

A parte do comércio Sul-Sul duplicou nos últimos 20 anos, representando mais de 25 por cento do total mundial, segundo o Livro...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP   Peniche  ...

A semana em resumo

Frases

“Foi o Ministério [da Educação] que colocou polícia à...