Editorial

UM PARTIDO A CRESCER

As comemorações do 92.º aniversário do PCP confirmam de forma inequívoca a força, a capacidade de...
Opinião
A talhe de foice

Por Abril

Os últimos dias foram férteis em informações que traduzem de forma inequívoca o estado de...
Crónica Internacional

A luta continua!

Uma vez mais, o mundo volta a olhar para a Venezuela. Se dúvidas existissem quanto à importância e significado da...
PCP

O direito a não prescindir do exercício, luta e defesa dos direitos

O regime democrático tem sido, ao longo de mais de três décadas, sujeito a crescentes ataques por parte da política de direita. A denominada crise tem servido de justificação para a imposição de medidas inconstitucionais, que atacam os direitos dos trabalhadores e degradam as funções sociais do Estado, num processo de acentuação das desigualdades, de destruição de vidas e de comprometimento da soberania nacional.

Actual

Cartas de amor seguro

«Mal te vi a minha vida foi tua, e chego a ter prazer em sacrificar-ta», in Cartas de Mariana Alcoforado. A carta de resposta...
Actual

Levantem a vossa voz

A URAP, União de Resistentes Antifascistas Portugueses, reunida em Assembleia Geral, consciente de que é seu dever lutar contra...
Actual

Uma multinacional

Toda a gente opina sobre a questão do novo Papa. Para quem está de fora, suscita uma certa perplexidade que a generalidade das...
Em Foco

Semana de lutas<br>segue em Março

Na tarde de sábado, dia 9, teve lugar em Lisboa «uma grande manifestação, a culminar uma semana de lutas, num quadro de forte unidade na acção», mas «esta luta não começou nem vai terminar aqui», garantiu José Manuel Oliveira, frente ao Parlamento.

PCP

Uma força viva, actuante e combativa

As comemorações do 92.º aniversário do PCP estão a revelar um colectivo coeso e mobilizado, preparado para os duros e decisivos combates que enfrentamos. Entre as múltiplas iniciativas realizadas no fim-de-semana destaca-se, pela sua dimensão e impacto, o comício na Maia e o almoço no Seixal, ambos com a participação de Jerónimo de Sousa. 

Grande almoço no Seixal

Mais de 800 pessoas encheram por completo o Pavilhão da Casa do Pessoal da Siderurgia Nacional, no Seixal,...

O aniversário de um Partido maior

O 92.º aniversário do PCP está a ser assinalado em largas dezenas de iniciativas em que participam milhares de militantes e simpatizantes. O Partido está maior. 

O homem, o intelectual, o artista, o militante

Os promotores e o conteúdo da sessão cultural evocativa de Álvaro Cunhal, que se realiza no dia 23 na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, foram ontem tornados públicos.

Tempo de tomar partido

Quem participou, dia 6, no encontro com jovens inserido nas comemorações do centenário de Álvaro Cunhal e do aniversário do PCP, reforçou a confiança no êxito da luta dos comunistas.

Disponibilidade para lutar

A organização concelhia de Braga do PCP realizou no sábado a sua XII assembleia, traçando os objectivos políticos e organizativos para os próximos anos.

Resistir na Lisgráfica

O PCP apresentou na Assembleia da República um requerimento relativo à situação difícil por que passam os...

Faleceu Ilídio Esteves

«Um destacado membro do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos...

Por uma verdadeira ruptura

O PCP reagiu, anteontem, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, à proposta endereçada pelo PS relativa a...
Trabalhadores

- Razões também dos utentes

A ofensiva contra os trabalhadores das empresas de transportes faz parte de uma política, cujos efeitos se repercutem, também,...

- Dias de lutar

No número anterior, demos conta das primeiras acções da semana de lutas nos transportes. Referimos o plenário na...

Melhorar os salários

Na primeira semana de Março multiplicaram-se as lutas em todos os sectores de actividade, fazendo crescer a «acção geral de protesto, proposta e luta» lançada pela CGTP-IN nas manifestações de 16 de Fevereiro.

- Novas acções

No calendário inicial da «acção geral de protesto, proposta e luta»,...

Revolta e esperança<br>pela igualdade

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado pela CGTP-IN e o MDM em dezenas de cidades, como um dia que marca a luta das mulheres contra a exploração e a discriminação.

Assembleia da República

Negócio de águas turvas

A «estratégia para o desenvolvimento do Porto de Lisboa» não serve nem a região nem o País. Este seria motivo para rejeição. Mas há mais: o Estado paga para dar lucro aos privados.

Governo condenado à derrota

O Secretário-geral do PCP acusa o primeiro-ministro de «roubar a esperança aos portugueses», mas confia que o povo português acabará por derrotar o Governo.

Pesar por Hugo Chávez

A Assembleia da República aprovou na passada sexta-feira, por unanimidade, votos de pesar do PCP, do BE, do PS e da maioria PSD/CDS-PP...

Conceito Estratégico de Defesa

O Governo apresentou sexta-feira passada na AR as Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa Nacional. Um documento...

Valorizar direitos das mulheres

O Parlamento aprovou, dia 8, com a abstenção do PSD e do CDS-PP e os votos favoráveis das outras bancadas, três projectos de resolução do PCP em defesa dos direitos das mulheres.

O lucro acima das pessoas

Encontra-se desde o dia 1 na comissão parlamentar de Ambiente, para onde baixou sem votação a pedido da maioria, a...
Nacional

Um projecto singular

«Mais CDU significará mais força aos que não aceitam o rumo de desastre nacional» a que PS, PSD e CDS têm conduzido o País, afirmou Jerónimo de Sousa no acto público da CDU, realizado anteontem.

Marcar a diferença na governação

Centenas de pessoas participaram, sexta-feira, na sessão pública de apresentação de João Ferreira como o cabeça de lista da CDU à Câmara de Lisboa, que prometeu transformar a «vontade de mudança em projecto» e «o projecto em obra».

Reforçar a votação

No distrito de Setúbal, a CDU quer reforçar a sua votação em todos os órgãos autárquicos, para garantir a promoção da qualidade de vida da população, defender os direitos dos trabalhadores e o desenvolvimento e progresso da região.

Defender o Poder Local

O Encontro Regional de Aveiro da CDU, que se realizou no dia 2 de Março, ficou marcado pelo «horizonte ameaçador da destruição do Poder Local democrático, por acção das políticas de direita impostas pelo pacto de agressão».

«Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!»

Com o lema «Produzir. Alimentar, Lavrar o Futuro!», a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) assinalou os seus 35 anos de existência com um Encontro Comemorativo realizado, no dia 3, na Escola Superior Agrária de Coimbra.

Novo rumo para Braga

Carlos Almeida e Carla Cruz são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de...

Ao serviço de Barcelos

Em Barcelos, Mário Figueiredo encabeça a lista da CDU para a Câmara Municipal. A apresentação do candidato,...

URAP exige eleições

No dia 2 de Março, a Assembleia-Geral da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), reunida na Biblioteca Museu e...
Europa

Razões de muitos milhões

«Contra o desemprego: seis milhões de razões. Por uma democracia participativa» – este foi o lema das manifestações realizadas no domingo, 10, em 60 cidades de Espanha.

Paz só com justiça

Após a queda do governo conservador de Janez Jansa, milhares de eslovenos saíram às ruas da capital Ljubljana, no sábado, 9, para exigir eleições e um novo rumo político.

Aulas nas praças

Na véspera das manifestações da Cimeira Social, as praças e vários...

A resistência é um dever

Cerca de dois mil militares, segundo número da polícia, na sua maioria na reserva, protestaram, dia 9, frente ao parlamento...

Sede patronal ocupada

Cerca de duas centenas de operários da fábrica da Peugeot/Citroën em Aulnay-sous-Bois (Paris) ocuparam, na manhã de...
Internacional

Contestação nuclear no Japão

Os protestos contra a reactivação das centrais nucleares mostram que cada vez mais nipónicos rejeitam a energia atómica e exigem do governo resposta às consequências da catástrofe nuclear.

Argumentos
Ciência

A aritmética da troika

Em tempo de mais uma visita da troika a Portugal, não queria deixar de homenagear o esforço heroico destes abençoados...
Pontos Cardeais

O menino Carlos Pinhão

Conheci o Carlos Pinhão há anos largos, era eu debutante nas lides jornalísticas, puto a aprender essa coisa de informar...
Aconteceu

Rectificação

Na notícia sobre o falecimento do artista Eduardo Nery, publicada no número anterior, afirma-se erradamente que é da sua...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira,...

A semana em resumo

Frases

“Isto pode ser o princípio do fim do mandato do senhor ministro.”(Lima Coelho,...