- Novas acções

Image 12752

No ca­len­dário ini­cial da «acção geral de pro­testo, pro­posta e luta», des­ta­cavam-se as ma­ni­fes­ta­ções dos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, amanhã, e da ju­ven­tude tra­ba­lha­dora, no dia 27.
Novas ac­ções vi­eram com­pletar esta «agenda», que pro­mete não dar um dia de des­canso ao ca­pital e ao seu Go­verno.
Para ontem, na baixa de Lisboa, foi mar­cada uma con­cen­tração, que pros­se­guiria até junto do Mi­nis­tério da Eco­nomia e Em­prego, para re­clamar o fim do blo­que­a­mento pa­tronal da con­tra­tação co­lec­tiva, a ne­go­ci­ação de au­mentos sa­la­riais e a pu­bli­cação das por­ta­rias de ex­tensão – com re­vo­gação da Re­so­lução 90/​2012.
Para dia 23, em Gui­ma­rães, a Fe­sete/​CGTP-IN marcou uma «ca­mi­nhada» de tra­ba­lha­dores dos têx­teis, ves­tuário e cal­çado, contra o boi­cote pa­tronal à ne­go­ci­ação de sa­lá­rios, que não são ac­tu­a­li­zados desde 2011. Com par­tida às 14.30 horas, junto da igreja de Nossa Se­nhora da Con­ceição, a ma­ni­fes­tação vai per­correr vá­rias ruas da ci­dade e de­verá ter­minar, cerca das 17 horas, no co­reto da Ala­meda de S. Dâ­maso.

 

Nas em­presas

O SITE Norte, da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN, in­formou se­gunda-feira que os tra­ba­lha­dores da Con­ti­nental Mabor, em Vila Nova de Fa­ma­licão, con­se­guiram uma ac­tu­a­li­zação de 2,2 por cento na re­mu­ne­ração-base, com efeitos a Ja­neiro, o que apro­xima dos mil euros a média do sa­lário-base. Esta foi uma das em­presas que a CGTP-IN já tinha re­fe­rido num le­van­ta­mento que di­vul­gámos na se­mana pas­sada.
No dia 6, foi al­can­çado acordo para ac­tu­a­li­zação sa­la­rial nas em­presas do Grupo EDP, em 1,61 por cento, com efeitos re­tro­ac­tivos a Ja­neiro.
Os tra­ba­lha­dores da Printer Por­tu­guesa, em Rio de Mouro (Sintra), ini­ciam hoje uma se­mana de greves de uma hora. Os sa­lá­rios não são ac­tu­a­li­zados desde 2008.




Mais artigos de: Trabalhadores

- Razões também dos utentes

A ofensiva contra os trabalhadores das empresas de transportes faz parte de uma política, cujos efeitos se repercutem, também, nas populações e utentes dos transportes públicos, considera a Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, na saudação que enviou...

- Dias de lutar

No número anterior, demos conta das primeiras acções da semana de lutas nos transportes. Referimos o plenário na Soflusa, no dia 4, quando foi formalizada a convocação da greve na TAP e nas participadas SATA Internacional, SATA Açores e Portugália, para os dias 21...

Melhorar os salários

Na pri­meira se­mana de Março mul­ti­pli­caram-se as lutas em todos os sec­tores de ac­ti­vi­dade, fa­zendo crescer a «acção geral de pro­testo, pro­posta e luta» lan­çada pela CGTP-IN nas ma­ni­fes­ta­ções de 16 de Fe­ve­reiro.

Revolta e esperança<br>pela igualdade

O Dia In­ter­na­ci­onal da Mu­lher foi as­si­na­lado pela CGTP-IN e o MDM em de­zenas de ci­dades, como um dia que marca a luta das mu­lheres contra a ex­plo­ração e a dis­cri­mi­nação.

Pensões agravadas<br>com OE 2013

No Orçamento do Estado para o corrente ano, estão incluídas medidas que colocam largos milhares de pensionistas e reformados perante maiores dificuldades. Além de manter congelado o valor nominal das pensões, o OE 2013 sujeita esse valor ao aumento do IRS, para quem receba mais de...

Militares mostram indignação

Na próxima quarta-feira, dia 20, ao final da tarde, vai realizar-se uma concentração de militares junto à residência oficial do primeiro-ministro, onde as associações profissionais de praças (AP), sargentos (ANS) e oficiais (AOFA) vão entregar a...