Resistir na Lisgráfica

O PCP apre­sentou na As­sem­bleia da Re­pú­blica um re­que­ri­mento re­la­tivo à si­tu­ação di­fícil por que passam os tra­ba­lha­dores da Lis­grá­fica, no con­celho de Oeiras. No do­cu­mento, as­si­nado pelos de­pu­tados Mi­guel Tiago e Rita Rato, lembra-se que a em­presa se en­contra ac­tu­al­mente pe­rante um plano de re­vi­ta­li­zação, no de­correr do qual se têm su­ce­dido «en­traves para a con­cre­ti­zação da re­cu­pe­ração da em­presa».

O Par­tido de­nuncia ainda que ao mesmo tempo que 36 tra­ba­lha­dores se en­con­tram em si­tu­ação de lay-off a em­presa «con­trata tra­ba­lha­dores a termo em re­gime de tra­balho tem­po­rário». O Es­tado, en­quanto credor da Lis­grá­fica, ainda que mi­no­ri­tário, de­verá tomar me­didas que as­se­gurem a so­bre­vi­vência da em­presa e a ma­nu­tenção dos postos de tra­balho, de­fendem os de­pu­tados co­mu­nistas. Se a em­presa tem so­frido perdas, tal não se deve nem aos tra­ba­lha­dores nem à re­dução do vo­lume de tra­balho, que não se ve­ri­ficou na mesma pro­porção.

Num co­mu­ni­cado dis­tri­buído na em­presa há cerca de um mês, o PCP de­nun­ciava que em todo o pro­cesso de re­cu­pe­ração da em­presa ti­nham efec­ti­va­mente sido os tra­ba­lha­dores a «pagar a fac­tura». Prova disso são os sub­sí­dios e as horas ex­tra­or­di­ná­rias em atraso, a re­dução do sub­sídio de ali­men­tação, o lay off e a não ac­tu­a­li­zação dos sa­lá­rios. Tal opção da ad­mi­nis­tração contra os tra­ba­lha­dores que «sempre cum­priram com a sua parte» não é, para o PCP, to­le­rável. O Par­tido re­a­fir­mava então o seu em­pe­nha­mento na luta pela vi­a­bi­li­zação da em­presa, re­a­fir­mando a sua exi­gência de que o Go­verno actue junto dos cre­dores (es­pe­ci­al­mente da banca, onde in­jectou mi­lhões de euros) para as­se­gurar o fu­turo da em­presa.



Mais artigos de: PCP

Uma força viva, actuante e combativa

As co­me­mo­ra­ções do 92.º ani­ver­sário do PCP estão a re­velar um co­lec­tivo coeso e mo­bi­li­zado, pre­pa­rado para os duros e de­ci­sivos com­bates que en­fren­tamos. Entre as múl­ti­plas ini­ci­a­tivas re­a­li­zadas no fim-de-se­mana des­taca-se, pela sua di­mensão e im­pacto, o co­mício na Maia e o al­moço no Seixal, ambos com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa. 

Grande almoço no Seixal

Mais de 800 pessoas encheram por completo o Pavilhão da Casa do Pessoal da Siderurgia Nacional, no Seixal, para o almoço comemorativo dos 92 anos do Partido Comunista Português realizado no domingo. Intervieram Mariana Margarida, da JCP, Joaquim Santos, da Comissão...

O aniversário de um Partido maior

O 92.º ani­ver­sário do PCP está a ser as­si­na­lado em largas de­zenas de ini­ci­a­tivas em que par­ti­cipam mi­lhares de mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes. O Par­tido está maior. 

O homem, o intelectual, o artista, o militante

Os pro­mo­tores e o con­teúdo da sessão cul­tural evo­ca­tiva de Álvaro Cu­nhal, que se re­a­liza no dia 23 na Aula Magna da Rei­toria da Uni­ver­si­dade de Lisboa, foram ontem tor­nados pú­blicos.

Tempo de tomar partido

Quem par­ti­cipou, dia 6, no en­contro com jo­vens in­se­rido nas co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário de Álvaro Cu­nhal e do ani­ver­sário do PCP, re­forçou a con­fi­ança no êxito da luta dos co­mu­nistas.

A desindustrialização

Se alguém coloca como programa de governo, como o fez o actual Governo PSD/CDS, a «reindustrialização» do País, é porque reconhece que havia um país industrializado, que por qualquer motivo foi desindustrializado! Mas não basta esse...

Disponibilidade para lutar

A or­ga­ni­zação con­ce­lhia de Braga do PCP re­a­lizou no sá­bado a sua XII as­sem­bleia, tra­çando os ob­jec­tivos po­lí­ticos e or­ga­ni­za­tivos para os pró­ximos anos.

Com a luta, mudar a vida das mulheres

O Secretário-geral do PCP participou, no dia 8, num almoço comemorativo do Dia Internacional da Mulher, promovido pela célula dos trabalhadores comunistas da Câmara Municipal da Moita, que contou com a presença de mais de 120 pessoas. Na sua...

Faleceu Ilídio Esteves

«Um destacado membro do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade, pela democracia, o socialismo e o comunismo.» É desta forma que o...

Por uma verdadeira ruptura

O PCP reagiu, anteontem, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa, à proposta endereçada pelo PS relativa a eventuais coligações para as eleições autárquicas. Eis o teor da reacção do PCP: «A forma e os termos de uma proposta de que se...