Um universo de emoções
O desporto na Festa voltou a brilhar, atingindo patamares de excelência. Presença obrigatória desse acontecimento maior que é a Festa do Avante!, o mínimo que se pode dizer do conjunto das actividades desportivas que durante três dias preencheram um variado e exigente programa é que foram uma vez mais um grande sucesso.
E foram-no sob qualquer ponto de vista (incluindo técnico e artístico), fazendo jus ao merecido reconhecimento que eleva esta consagrada componente da Festa a um lugar cimeiro na promoção e desenvolvimento do desporto para todos.
Direito à cultura física e ao desporto que, não obstante a sua consagração constitucional, três décadas e meia de política de direita (exceptuando o pujante período logo a seguir à Revolução do 25 de Abril) trataram de subverter, fazendo florescer a mercantilização em detrimento de uma verdadeira política desportiva. Uma ausência de serviço público desportivo que teria consequências ainda bem mais graves não fosse a acção do movimento associativo e popular e ao apoio que a este é prestado pelas autarquias locais.
Papel único
Ora é o resultado deste extraordinário trabalho das colectividades e do poder local (e em particular das autarquias CDU) em prol do desporto de massas que esteve em larga medida espelhado na Quinta da Atalaia.
Um trabalho - fruto da entrega e do esforço de atletas, famílias, dirigentes associativos e autarquias - que tem permitido expandir e desenvolver modalidades, aumentar o número de praticantes, elevar os níveis de qualidade, melhorar a competitividade e os resultados desportivos, ganhar novos públicos.
Nos diferentes espaços reservados ao Desporto – do polidesportivo ao ringue de boxe, passando pelos módulos que acolheram os jogos de mesa (damas, xadrez, dominó e matraquilhos) ou pela área afecta aos jogos tradicionais – foi essa promissora realidade que esteve presente.
E foram muitos, muitos milhares, aqueles que o puderam comprovar. Um público único, de todas as idades - como único é o ambiente que se vive na Festa – que encheu o polidesportivo, partilhando de forma intensa todos os momentos, deixando-se contagiar pelo espírito de camaradagem e alegria, sempre pronto a puxar pelas equipas quando tal era preciso, que vibrou nos festivais gímnicos, encantou-se com a patinagem artística, seguiu atentamente a precisão de movimentos das artes marciais, rendeu-se à graciosidade e elegância das danças de salão.
Público caloroso
Público que sem deixar de ser exigente, nunca dispensou o seu aplauso caloroso aos atletas e equipas, apoio que de igual modo não faltou noutras modalidades em competição, como nos jogos de futsal (incluindo feminino) e de voleibol ou em apresentações como a de Yoga.
O mesmo público, ainda, que acompanhou disputados jogos de malha e chinquilho, teve ensejo de assistir a demonstrações de desporto adaptado (BOCCIA e voleibol em cadeira de rodas), não resistiu ao desafio do slide e da escalada, partilhou com amigos um jogo de damas, xadrez ou matraquilhos, testou a perícia lançando a malha ou o pião nos jogos tradicionais.
Um público que sendo de todas as idades foi, sobretudo, um público jovem, participativo, alegre, a fazer do Desporto na Festa um espaço em constante ebulição, numa atmosfera carregada de energia, cor e movimento.
Tudo somado, no fim-de-semana, foram mais de doze mil os participantes directos nas actividades desportivas da Festa, parte dos quais representando as mais de três centenas de colectividades, federações e associações que marcaram presença.
Um esforço gigantesco só possível graças à participação das colectividades e à parceria que se estabeleceu entre estas e a Festa, linha de trabalho que o PCP valoriza e aprofunda, bem como à colaboração imprescindível das autarquias.
Este é, pois, em síntese, um acontecimento desportivo de massas, sob a égide da Comissão Nacional de Desporto da Festa do Avante!, que este ano envolveu mais de 300 colaboradores, em todas as modalidades, a contribuir como poucos para a promoção do «desporto para todos» - também este um direito inalienável e factor de bem-estar e qualidade de vida.