Editorial

O PARTIDO, A FESTA E A LUTA

Na intervenção proferida no sábado passado, por ocasião do encontro com os construtores da Festa do Avante!, o...
Opinião
A talhe de foice

Segredos

Segredo de Estado. Eis uma combinação de palavras onde cabe tudo sem dizer nada. Tomadas em separado tais palavras pouco valem:...
Crónica Internacional

Lições da Líbia

Sobre a infausta guerra na Líbia muito já foi escrito e dito. Dos canais da comunicação social dominante continuam...
PCP

Persistir na luta<br>Convergir para 1 de Outubro!

Amanhã a Quinta da Atalaia abrirá as suas portas para acolher a 35.ª edição da Festa do Avante!. «Mais uma Festa», sem dúvida. Mais uma manifestação ímpar no panorama cultural e político português. De alegria e confraternização popular. De militância generosa. De luta convicta em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País. De afirmação de valores e ideais libertadores que, sendo os da classe operária, são também das restantes classes e camadas vítimas da exploração e opressão do capital monopolista associado e subordinado ao imperialismo.

Actual

Os branqueadores

Já me tinham falado das conversas de Fernando Dacosta, estoriador especialista em «Estado Novo», na Antena 2. No domingo...
Actual

Barris de sangue

Poucos duvidariam à partida dos reais propósitos que se escondiam por detrás da agressão à Líbia. A...
Actual

É assim, a ideologia

Por estes dias, assistimos a uma ofensiva sem paralelo na batalha ideológica (que não será a que menor...
Em Foco

Força bastante para todos os combates

A dedicação e o empenho que os militantes e simpatizantes do PCP demonstram na construção da Festa do Avante! mostram que, unidos e organizados, homens, mulheres e jovens são capazes de «mover o que parece inamovível». Saudando os construtores da Festa, na tarde de sábado, Jerónimo de Sousa valorizou a sua generosidade, considerando-a fundamental para travar as duras lutas que aí vêm.

PCP

Mais um favor ao grande capital

A anunciada redução da Taxa Social Única (TSU), proposta pelo Governo, é mais uma forma de transferir a riqueza produzida para os bolsos dos grupos económicos, denunciou no dia 26 o PCP.

Centenas de milhares excluídos

O PCP considera que com a criação do Passe Social + o Governo «introduz a quebra da universalidade do direito ao passe...

Saiu <i>O Militante</i>

Saiu hoje a edição de Setembro/Outubro d' O Militante, que traz para a capa o tema dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O...
Trabalhadores

Luta para aumentar

Responder, com luta crescente, à intensificação da ofensiva contra os trabalhadores é o apelo da CGTP-IN, que durante este mês vai desenvolver um vasto esforço de mobilização para as manifestações nacionais em Lisboa e no Porto. Outras lutas estão em marcha e vão ter lugar nos próximos dias.

Reformados mostram indignação

Junto à residência oficial do primeiro-ministro, centenas de reformados, pensionistas e idosos manifestaram, dia 25, o seu repúdio e indignação face à política do Governo e reclamaram melhores condições de vida.

Assembleia da República

Medidas injustas e desumanas

O corte de um terço nos custos do transporte de doentes não urgentes está a ser alvo da severa crítica do PCP, para quem esta é uma medida «injusta e desumana» que restringirá ainda mais o acesso aos cuidados de Saúde.

 

Fiscalização das secretas

É discutido dia 8 no Parlamento o projecto de lei do PCP que «regula o modo de exercício dos poderes de controlo e...

Futuro não pode ser adiado

O PCP quer obter esclarecimentos sobre a decisão do Governo de extinguir a empresa pública Parque Expo e a Sociedade Arco...
Nacional

Utentes protestam

Centenas de utentes protestaram, segunda-feira, nos distritos de Lisboa e Braga, contra o aumento do preço dos transportes. Em Alhandra, a polícia reprimiu a acção recorrendo a fogo real e deteve dois utentes.

<i>EDP</i> pública para o País

No dia em que o Estado cedeu os direitos especiais que possuía na EDP, fizeram-se ouvir vozes de luta, protestando contra aquele crime e afirmando que o que faz falta ao País é tomar um rumo totalmente oposto.

Vitivinicultores protestam

Mais de mil agricultores protestaram ontem de manhã, na Régua, em defesa de um plano de emergência para o Douro e contra o...
Europa

Greve geral contra a austeridade

A principal central sindical italiana convocou para a próxima terça-feira, dia 6, uma greve geral de oito horas por turno, contra o mais recente pacote de austeridade aprovado pelo governo de Sílvio Berlusconi.

Garrote constitucional

Dois dias depois de o governo socialista ter pactuado com os conservadores a inclusão do princípio do equilíbrio orçamental na Lei Fundamental, milhares de espanhóis saíram à rua, no domingo, para exigir um referendo.

Internacional

Barbárie emerge em Tripoli

Uma semana depois de a NATO e os seus homens de mão do Conselho Nacional de Transição (CNT) terem tomado Tripoli, tornam-se evidentes os crimes de guerra praticados nos últimos meses contra o povo líbio, o qual, junto com o exército regular, continua a resistir como pode à ocupação.

Trabalhadores e estudantes<br>paralisaram o país

A Central Unitária dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação dos Estudantes do Chile (Confech) consideraram um êxito a paralisação de 48 horas realizada, a semana passada, em todo o país.

Luta de classes no Baixo Aguán

Três dirigentes camponeses foram assassinados no fim-de-semana de 20 e 21 de Agosto na região de Aguán, no Nordeste das...
Argumentos
TVisto

São já não sei quantos mil

Sem surpresas, o noticiário abriu como é costume, isto é, aparentemente baseado nas manchetes dos jornais do dia: era o...
Festa do Avante!

Espaços de alegria e luta

Image 8412

Começa amanhã, e estende-se até domingo, mais uma edição da Festa do Avante!, que mais uma vez abrirá às 19h00 com uma intervenção do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na Praça da Paz e encerrará com um comício no domingo, às 18h00, no Palco 25 de Abril.

O certo é que nesta grande realização política e cultural não faltarão o convívio, a solidariedade, as artes plásticas, as exposições, os debates, o teatro, o cinema, a música, a ciência, o desporto e a gastronomia.

 

Os debates na Festa

A Festa do Avante! não seria o que é sem a discussão e o debate sobre os mais variados temas nacionais e internacionais. Em vários espaços haverá dezenas de debates onde será possível trocar ideias e opiniões e consolidar convicções para a luta, difícil mas apaixonante, que espera não só os comunistas como os democratas e patriotas legitimamente preocupados com o futuro do seu País.

Sucesso incomparável

O número de atletas que querem participar, este ano, na 24.ª Corrida da Festa do Avante!, que acontece no dia 4 de Setembro, a partir das 9h30, está a ultrapassar todas as expectativas, com as inscrições a chegarem às cerca de três mil.

Aconteceu

Strauss-Kahn sai em liberdade

O juiz Michael Obus retirou, dia 23, todas as acusações feitas em Maio contra o ex-director do Fundo Monetário...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 2...

A semana em resumo

Frases

«Eu não me considero rico, sou trabalhador». (Américo Amorim [o...