PCP
O que realmente importa: esclarecer, mobilizar, intervir
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
O declínio do «Ocidente»
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Tem dias
Actual
Regras e armas
Actual
O vício dos grupos económicos
Actual
Quasi tutti frutti
Mais força aos trabalhadores é compromisso de sempre do PCP
«A acção “Mais força aos trabalhadores” não se esgota nesta iniciativa» porque «o compromisso que aqui assumimos (…) é o de «prosseguir o reforço do Partido nas empresas e locais de trabalho», afirmou Paulo Raimundo, sábado, em Almada, onde sublinhou, ainda, que «determinante é estar lá [nas empresas e locais de trabalho], organizar os trabalhadores a partir de dentro, responder com a luta de classes à ofensiva do grande capital».
Garantir direitos às crianças
«Todas as crianças têm direitos» e «a efectivação destes direitos e do desenvolvimento integral da criança exige respostas amplas, cuja concretização é responsabilidade da sociedade», sublinhou Paulo Raimundo, em mensagem divulgada no Dia da Criança.
PCP não desiste de uma verdadeira democracia cultural
Anteontem, na sessão «Évora Capital Europeia da Cultura 2027 – Um Património, uma identidade, uma dinâmica e um desenvolvimento com futuro», o Secretário-geral reclamou um verdadeiro Serviço Publico de Cultura.
Emigrar é um direito, mas não pode ser uma obrigação
É necessário criar condições para que as novas gerações possam ter uma vida pessoal e profissional realizada em Portugal e, ao mesmo tempo, apoiar as comunidades emigrantes, salientou Paulo Raimundo na Festa Nacional do PCP na Suíça, realizada no domingo, 28.
Também na Madeira é possível viver melhor
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, estiveram na Região Autónoma da Madeira (RAM) entre 23 e 26 de Maio, dando seguimento às Jornadas de Trabalho que estão a levar a cabo por todo o País.
PCP reclama mais meios para a Justiça
Valorizar os bombeiros e as suas missões
Fazer a Festa acontecer
Cantinas concessionadas paralisaram por melhores salários
Por todo o País, no dia 26, trabalhadores das cantinas, refeitórios e bares concessionados estiveram em greve pela retoma da negociação do Contrato Colectivo de Trabalho e por aumentos salariais.
Professores mobilizam-se para jornada «6.6.23»
Para a data que marca os seis anos, seis meses e 23 dias que faltam para a recuperação integral do tempo de serviço, para progressão na carreira, os sindicatos marcaram greve e duas manifestações.
Aumentos salariais exigidos na Dan Cake
Por melhores condições na Autoeuropa
Concentração dia 20 na ADSE
«Greve da mala» evocada hoje
Corrigir injustiças na reparação da sinistralidade laboral
Artigo de acesso livre
Portugal tem um problema sério de sinistralidade laboral e de doenças profissionais. Só em 2022, registaram-se 510 acidentes de trabalho graves e 134 acidentes de trabalho mortais. Apostado em dar um combate firme a este flagelo continua o PCP.
Lucros à custa de salários e pensões
O PCP acusa o Governo de manter o «modelo assente em baixos salários», que impede a melhoria das condições de vida de quem trabalha, ao mesmo tempo que é um «mãos largas» para os grupos económicos, cujos interesses recusa afrontar.
Mil razões para lutar por um SNS mais forte
O MDM manifestou «indignação» e «preocupação» com o anúncio de fecho de maternidades, como as do Hospital Santa Maria e Caldas de Rainha,no Verão. Exige-se um SNS mais forte, que acabe com as desigualdades no acesso à saúde.
Protestos contra custo de vida agendados para 13 localidades
Cordão humano em defesa da expansão do Metro Sul do Tejo
Governo com pressa em desmantelar as Direcções Regionais de Agricultura e Pescas
Forças da Sérvia em alerta face ao aumento das tensões no Kosovo
Artigo de acesso livre
A repressão, por parte da KFOR (força militar liderada e quase na totalidade constituída por contingentes de países da NATO), de uma manifestação organizada por servo-kosovares, em Zvecan, no norte do Kosovo, provocou dezenas de feridos. Face ao aumento da tensão, a Sérvia colocou em alerta máximo as forças armadas.
Trabalhadores na Bélgica em defesa dos direitos
Milhares de trabalhadores mobilizaram-se em Bruxelas, no dia 22 de Maio, em defesa dos direitos à greve e de manifestação, ameaçados pelo governo e patronato. Segundo os sindicatos, participaram na marcha cerca de 25 mil pessoas.
NATO e Espanha acordaram reforçar base militar de Rota
Erdogan reeleito presidente da Turquia
Eleições legislativas antecipadas em Espanha
UE em estado de «economia de guerra»
Participação síria na Liga Árabe constitui «declaração de vitória»
A presença da Síria na recente cimeira da Liga Árabe é uma vitória para o país e uma derrota das conspirações urdidas pelas potências «ocidentais». A este propósito, Damasco critica a França, cujas posições, acusa, estão «desligadas da realidade».
«Todos os colonatos israelitas são ilegais e devem cessar imediatamente», reafirma a ONU
Ambiente
Há Mar e Mar, há proteger e desenvolver ou há mercantilizar!
Sociedade
Linha circular: da opção errada ao seu remedeio
1946 – 1.ª edição do Festival de Cannes
Dança
Eventos
Exposições
Infância
Festas populares
Feiras e mercados
Teatro
Concerto sinfónico da Festa do Avante!
Música para a libertação do povo português
Fazer a ponte, desde os tempos da criação musical de resistência ao fascismo português até ao tempo de liberdade democrática na arte musical, é a proposta do concerto sinfónico da Festa do Avante! de 2023, que celebra os 50 anos do 25 de Abril.