Valorizar os bombeiros e as suas missões

Numa declaração a propósito do Dia Nacional do Bombeiro, assinalado no dia 27, o PCP denunciou a falta de apoios a esta que é a «principal força do sistema de Protecção Civil» e as opções políticas que a têm fragilizado e dificultado a sua missão. Octávio Augusto, da Comissão Política, lembrou que os bombeiros asseguram a «emergência pré-hospitalar, socorro e resgate de vítimas de acidentes rodoviários, transporte de doentes não urgentes, combate a incêndios rurais, urbanos ou industriais, cheias e inundações».

Com os incêndios rurais a surgirem cada vez mais cedo, sucedem-se os anúncios de planos, no essencial sempre adiados: «mais verbas, meios, efectivos e, como de costume, meios aéreos quase exclusivamente dependentes de privados e contratados tarde e a más horas.»

O dirigente comunista acusou ainda o Governo de ignorar a «dramática situação financeira das Associações, que não é ainda mais grave porque vários municípios suportam grande parte das despesas». Bem como de de fazer equivaler a «aposta na profissionalização» à precariedade e aos baixos salários. Realçando a necessidade de incentivar, reconhecer e apoiar o voluntariado, o Partido lembrou que os bombeiros continuam sem comando próprio e são usados como mão-de-obra barata.

 



Mais artigos de: PCP

PCP não desiste de uma verdadeira democracia cultural

Anteontem, na sessão «Évora Capital Europeia da Cultura 2027 – Um Património, uma identidade, uma dinâmica e um desenvolvimento com futuro», o Secretário-geral reclamou um verdadeiro Serviço Publico de Cultura.

Emigrar é um direito, mas não pode ser uma obrigação

É necessário criar condições para que as novas gerações possam ter uma vida pessoal e profissional realizada em Portugal e, ao mesmo tempo, apoiar as comunidades emigrantes, salientou Paulo Raimundo na Festa Nacional do PCP na Suíça, realizada no domingo, 28.

Também na Madeira é possível viver melhor

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, estiveram na Região Autónoma da Madeira (RAM) entre 23 e 26 de Maio, dando seguimento às Jornadas de Trabalho que estão a levar a cabo por todo o País.

Garantir direitos às crianças

«Todas as crianças têm direitos» e «a efectivação destes direitos e do desenvolvimento integral da criança exige respostas amplas, cuja concretização é responsabilidade da sociedade», sublinhou Paulo Raimundo, em mensagem divulgada no Dia da Criança.

PCP reclama mais meios para a Justiça

A Justiça está cada vez mais distante dos trabalhadores e das populações, denunciou no dia 25 Paulo Raimundo, à saída de um encontro com a Associação Sindical de Juízes Portugueses (ASJP). Em declarações aos jornalistas, o Secretário-geral do PCP defendeu a urgência de quebrar as barreiras...

Fazer a Festa acontecer

No último sábado de Junho iniciam-se as jornadas de implantação da Festa do Avante!, onde há trabalho para todos os que queiram ajudar a concretizar a maior iniciativa político-cultural nacional, sejam quais forem as suas capacidades e saberes. Para participar, basta pedir informações num...