Actual
Medo ou medos?
Actual
Trincheiras
Actual
Ratazanas e Materialismo
A talhe de foice
Verde sujo
Crónica Internacional
Comadres e propaganda
PCP
Mercado garantirá lucros, não garante políticas de defesa ambiental
Artigo de acesso livre
Percorrendo os jornais das últimas semanas podemos identificar aspectos da ofensiva ideológica na área ambiental.
Extraordinária manifestação assegura continuação da luta
Milhares e milhares de trabalhadores responderam ao apelo da CGTP-IN para fazer de 7 de Julho um dia nacional de luta e confluíram para a Praça Marquês de Pombal, em Lisboa. Sob um sol abrasador, a manifestação dirigiu-se para junto da Assembleia da República, enchendo as ruas com as exigências que, durante o último mês, tinham motivado greves, plenários e outras acções, em empresas e sectores. Com a mesma determinação, ficou garantido que a luta vai continuar.
A luta dos trabalhadores é decisiva para travar a ofensiva e para assegurar avanços
Artigo de acesso livre
O aumento dos salários e das pensões é uma medida decisiva para fazer face à escalada dos preços de bens essenciais e à degradação das condições de vida da população, sublinha o Secretário-geral do PCP.
Esta foi uma das ideias-chave reiteradas por Jerónimo de Sousa em entrevista ao Avante!, no decurso da qual teceu criticas ao Governo, não só pela sua recusa em adoptar aquelas medidas, como por teimar em manter as normas gravosas da legislação laboral e por rejeitar as soluções avançadas pelo PCP para as dificuldades nos serviços públicos, em particular no SNS e na Escola Pública.
A marcar esta conversa estiveram ainda temas fortes como o do papel da luta dos trabalhadores e das populações, a situação internacional e em particular a guerra na Ucrânia, bem como as principais tarefas e prioridades que estão colocadas ao colectivo partidário.
Evocações, alegria e luta no convívio regional de Aveiro
O Parque de Merendas de Pigeiros, Santa Maria da Feira, recebeu, no dia 9, o convívio regional de Aveiro do PCP, que, para além de muitos militantes, contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
Ano lectivo não pode começar arrastando velhos problemas
«Para o próximo ano lectivo é necessário que o Governo assuma as suas responsabilidades financeiras, em vez de as transferir para fundos europeus e para os municípios, invista nos profissionais das escolas, valorizando-os social e materialmente, aceite discutir um regime de gestão em vez de afastar as comunidades educativas dos níveis de decisão estratégica», alertou Jerónimo de Sousa na sexta-feira, dia 8.
Reformados continuam a perder poder de compra
Os aumentos verificados nas pensões em Julho «não respondem à escalada de preços da alimentação, electricidade, gás e outros bens e serviços essenciais à satisfação das necessidade básicas», alerta o PCP, que responsabiliza o Governo do PS pela situação.
As freguesias são do povo não são o «fim da linha»
Repor freguesias extintas recuperando-as como primeiro patamar de participação popular no exercício do poder local democrático foi um dos temas abordado na reunião do PCP com a Associação Nacional de Freguesias.
Acreditar no projecto comunista para transformar o mundo
«Tiro de pólvora seca»
Faro, Montemor e Estremoz reuniram Assembleias
Fogos e apagamentos
Pelo aumento real das reformas e pensões, luta justa a prosseguir
Num encontro com reformados, anteontem à tarde, Jerónimo de Sousa reafirmou que só o aumento real de reformas e pensões poderá travar a perda de poder de compra e melhorar as condições de vida desta importante camada social.
Jerónimo de Sousa na «Capital do Móvel»
Greves em multinacionais para reclamar melhores salários
No final da semana passada fizeram greve os trabalhadores da AAPICO, da AIS Portugal, da Faurecia, da João de Deus & Filhos e da Schindler, para exigirem valorização dos salários e das profissões.
Interpelação do PCP comprova recusa do Governo PS em adoptar soluções que defendam as condições de vida
O agravamento das condições de vida da população, com a acelerada perda do poder de compra em razão directa da subida da inflação, sem que haja medidas à altura da gravidade da situação, dominaram a interpelação do PCP ao Governo que preencheu no dia 7 o plenário da AR.
Alterações laborais propostas pelo Governo não asseguram dignidade no trabalho
A proposta do Governo que altera a legislação laboral, no âmbito da chamada Agenda do Trabalho Digno, foi aprovada dia 8, na generalidade. Já os quatro diplomas do PCP que visavam revogar graves injustiças no domínio laboral foram travados por PS, PSD, IL, e, um deles, também pelo Chega.
Em todo o País defende-se o SNS
Em vários pontos do País, as populações defendem os seus serviços públicos de Saúde, reclamando por mais profissionais, investimento em instalações e equipamentos e uma melhor prestação de cuidados.
Partido exige meios e lembra alertas sobre incêndios
PCP no PE defende princípio da unanimidade em matéria fiscal
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu pronunciaram-se contra o fim do princípio da unanimidade em matéria fiscal. Os eleitos comunistas apresentaram propostas visando salvaguardar os interesses do País no processo de decisão no Conselho Europeu.
PC da Ucrânia proibido e com bens confiscados
Um tribunal ucraniano confirmou a ilegalização do Partido Comunista da Ucrânia e o confisco dos seus bens, culminando um processo iniciado em 2014. Outras forças políticas, da oposição, foram recentemente proibidas, sobrando apenas no país, em termos legais, partidos da direita e extrema-direita.
Segurança do abastecimento energético não deve depender do mercado liberalizado
Retrocessos no acesso à IVG
PCP transmite ao MPLA pesar e solidariedade
O PCP enviou ao MPLA uma mensagem de condolências pela morte, no dia 8, de José Eduardo dos Santos, antigo presidente do MPLA e da República de Angola, que transcrevemos na íntegra.
Revolução Cubana é o povo digno e heróico que resiste e cria
Cuba denunciou há um ano que os EUA lançaram uma operação política e mediática para alentar focos de violência e alentar um «golpe suave» contra a Revolução. Um ano após a operação de subversão de Julho de 2021, os cubanos celebraram a vitória sobre o ódio e as tentativas de desestabilização.
Manifestações massivas no Sri Lanka contra a grave crise económica
Forças progressistas no Sudão trabalham no reforço da unidade
Protestos nos EUA pelo direito ao aborto e contra falta de medidas governamentais
Cinema
O Cinema morreu Viva o Cinema!
Defesa Nacional
Cimeira da NATO: a propaganda de guerra em alta voz
1885 – Publicação de Germinal
Sugestões da semana
Programa da Festa ainda mais rico com a presença de Dino D’Santiago
Artigo de acesso livre
Depois de uma actuação memorável em 2020, Dino D’Santiago volta este ano à Festa do Avante!, juntando-se assim às mais de duas dezenas de artistas já confirmados. O anúncio foi feito na sexta-feira, 8, com o próprio artista a assinalar o facto com uma declaração publicada em vídeo nas redes sociais da Festa: «Este ano estarei presente na Festa do Avante!, porque não há festa como esta».