«Tiro de pólvora seca»

As listas de colocação para médicos especialistas confirmou «uma ocupação das vagas em várias especialidades muito inferior ao número posto a concurso e mais ainda em relação às reais necessidades do Serviço Nacional de Saúde», isto apesar de o Governo ter anunciado a medida «como a resposta à situação na generalidade dos hospitais», nota o PCP.

Em comunicado divulgado a semana passada, o Partido qualifica como um «tiro de pólvora seca» o concurso, esclarecendo, ainda, «que não era mais do que o já programado».

De facto, ao não tomar as medidas necessárias – ao nível das remunerações, da progressão na carreira e das condições de trabalho em geral, o Governo não poderia esperar um resultado diferente», reafirma-se também no texto, antes de se lembrar que, sem a aprovação das propostas do PCP, «não se conseguirá tornar o SNS mais atractivo para os profissionais.»

«Ao mesmo tempo que se recusa a criar melhores condições, designadamente remuneratórias para médicos e outros profissionais de saúde, (...) o Governo faz avançar a aplicação de prémios de gestão para os próximos administradores hospitalares», denunciam igualmente os comunistas, para quem tal «contrasta não só com a ausência de medidas semelhantes para os médicos e a generalidade dos profissionais de saúde, como também com a falta de recursos dos hospitais e a gritante falta de autonomia da sua gestão.»

«Não se irão obter melhores resultados se os hospitais públicos continuarem subfinanciados, sem recursos humanos ou instrumentos para os atrair e fixar», insiste o Partido, que acusa o Governo de estar «a condenar o SNS, beneficiando «os grupos económicos que fazem da doença um negócio.»

 



Mais artigos de: PCP

Ano lectivo não pode começar arrastando velhos problemas

«Para o próximo ano lectivo é necessário que o Governo assuma as suas responsabilidades financeiras, em vez de as transferir para fundos europeus e para os municípios, invista nos profissionais das escolas, valorizando-os social e materialmente, aceite discutir um regime de gestão em vez de afastar as comunidades educativas dos níveis de decisão estratégica», alertou Jerónimo de Sousa na sexta-feira, dia 8.

Reformados continuam a perder poder de compra

Os aumentos verificados nas pensões em Julho «não respondem à escalada de preços da alimentação, electricidade, gás e outros bens e serviços essenciais à satisfação das necessidade básicas», alerta o PCP, que responsabiliza o Governo do PS pela situação.

As freguesias são do povo não são o «fim da linha»

Repor freguesias extintas recuperando-as como primeiro patamar de participação popular no exercício do poder local democrático foi um dos temas abordado na reunião do PCP com a Associação Nacional de Freguesias.

Acreditar no projecto comunista para transformar o mundo

A verdade é que o contacto com um militante do PCP auxilia o processo de formação de consciência. Por vezes, é isto que comprova que não se está só na ambição de viver num mundo melhor, noutras, é a percepção de uma alternativa ao injusto estado actual da vida da maioria das pessoas. Esta é a...

Faro, Montemor e Estremoz reuniram Assembleias

A XII Assembleia da Organização Concelhia de Faro do PCP decorreu no sábado, 2, na Coopfa, e elegeu, por unanimidade, a nova Comissão Concelhia, composta por nove homens e dez mulheres. Na reunião magna, os comunistas farenses, também procederam ao balanço da actividade, discutiram o o actual...

Fogos e apagamentos

Com o Verão, chegaram os dias de temperaturas elevadas. Os riscos de incêndio e os casos em que estes já se materializaram – com o fogo a assolar a nossa floresta – têm ganho proeminência no espaço mediático. Cinco anos depois da experiência traumática de 2017, o tratamento mediático destes dias espelham o sentimento de...

Jerónimo de Sousa na «Capital do Móvel»

«É disto que precisamos, pôr Portugal a produzir e a produzir mais», disse Jerónimo de Sousa, dia 10, domingo, depois de visitar a 57.ª edição da «Capital do Móvel – feira de mobiliário e decoração», em Lisboa. Para o Secretário-geral do PCP – que foi acompanhado por Agostinho Lopes, da...