PCP transmite ao MPLA pesar e solidariedade

O PCP enviou ao MPLA uma mensagem de condolências pela morte, no dia 8, de José Eduardo dos Santos, antigo presidente do MPLA e da República de Angola, que transcrevemos na íntegra.

José Eduardo dos Santos exerceu elevadas responsabilidades no MPLA e no Estado

«Ao tomar conhecimento do falecimento de José Eduardo dos Santos, o Partido Comunista Português transmite ao Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) e ao povo angolano as suas sentidas condolências.

«Sucedendo ao Presidente Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos desempenhou as mais altas responsabilidades à frente do MPLA e do Estado angolano, como Presidente do Partido que conduziu o povo angolano à vitória sobre o domínio colonial português, e Presidente da República de Angola, em tempos de duríssimos combates, com dificuldades e complexidades do processo, pela defesa e consolidação da independência nacional, contra a agressão imperialista e racista que causou ao povo angolano imensos sofrimentos, e do ascenso da luta em toda a África Austral que conduziu ao fim do regime de apartheid, para o qual Angola deu uma decisiva contribuição.

«Num processo não alheio a problemas e dificuldades diversas, sublinha-se, no desempenho das suas responsabilidades, a contribuição para a conquista da paz pelo povo angolano e a reconstrução do seu país.

«Recordando a contribuição de José Eduardo dos Santos para o desenvolvimento das tradicionais relações de amizade e solidariedade entre o PCP e o MPLA, assim como para as relações entre o povo português e o povo angolano, o PCP reitera ao MPLA o seu sentido pesar e a sua solidariedade.»




Mais artigos de: Internacional

Revolução Cubana é o povo digno e heróico que resiste e cria

Cuba denunciou há um ano que os EUA lançaram uma operação política e mediática para alentar focos de violência e alentar um «golpe suave» contra a Revolução. Um ano após a operação de subversão de Julho de 2021, os cubanos celebraram a vitória sobre o ódio e as tentativas de desestabilização.

Manifestações massivas no Sri Lanka contra a grave crise económica

O primeiro-ministro do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe, foi nomeado na quarta-feira, 13, presidente em exercício, depois do anterior chefe do Estado, Gotabaya Rajapaksa, ter fugido para as Maldivas perante as manifestações populares massivas dos últimos dias contra a má gestão económica do país. O presidente do...

Forças progressistas no Sudão trabalham no reforço da unidade

Os protestos populares prosseguem em Cartum, Bahri e Omdurman e em outras cidades do Sudão, com o propósito de afastar a junta militar golpista no poder e constituir um «governo democrático civil». Depois das grandes manifestações de 30 de Junho, violentamente reprimidas pelas forças...