Apoiar as MPME
Num restaurante de São João da Talha, concelho de Loures, que visitou na manhã de terça-feira, 18, o mandatário regional da CDU, Bernardino Soares, ouviu o proprietário, Mário Cotrim, queixar-se dos preços cada vez mais altos das matérias-primas, a que não corresponde a subida do preço das refeições – nem poderia, caso contrário perderia clientes, «que já são tão poucos», lamentou.
Bernardino Soares defendeu, a propósito, a necessidade de apoiar as empresas de restauração, tal como todos os sectores que continuam a sofrer os impactos da epidemia. A solução, garantiu, passa pelo cumprimento do que ficou inscrito no Orçamento do Estado para 2021, a criação de um fundo de tesouraria para o apoio às MPME, que o Governo tudo tem feito para esvaziar. Para a CDU, é na reformulação e aprovação deste instrumento que reside a resposta às dificuldades de tesouraria das MPME.
Bernardino Soares sublinhou ainda a necessidade de alargar a redução do IVA a todos os produtos da restauração e sublinhou as medidas que fundo que se impõe tomar: reduzir custos da energia, comissões bancárias, tarifas das telecomunicações, portagens, rendas, entre outras, pois são estes custos que põem em causa a sobrevivência de milhares de MPME.